quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Veja só, um debate “teológico” para determinar se visitamos a Jesus em Portugal ou não! Josimar Salum


Veja só, um debate “teológico” para determinar se visitamos a Jesus em Portugal ou não! 
Josimar Salum

JSF - “Na teologia bíblica,  conforme Ef. 2.8,9, que nunca foi e nunca será o que foi dito, e sei que você concorda, somos e sempre seremos salvos tão somente pela graça, por meio da fé. E isso não vem de nós é dom Deus. O que passa disso são meros arranjos da conveniência humana. Ainda que não haja evidência de fé sem obras,  nenhuma obra humana nos justificará. O religiosamente correto não prevalecerá ante o juízo.”

JAF, e quem falou de salvação no texto que escrevi? Leia novamente! Irá entender melhor! Quanto ao juízo! Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.


JSF - Muitos que não confiam unicamente em Cristo para a salvação poderão ver o seu post e, assim como eu, entender que essas mulheres estão sendo chamadas mulheres de Deus por causa das suas obras. E sei que não é o seu pensamento.

JSF, entendo, meu amado! Mas todos os seres humanos são de Deus. O diabo não tem nada neste universo. Não está escrito: “Do Senhor é a Terra e a Sua plenitude, o mundo e AQUELES que nele habitam.”?


JSF - Josimar Salum, desculpe, amigo, sem quere ser chato, mas de certa forma sendo.  Não entendi. Salvação universal e irrestrita, a despeito do credo? Ser de Deus não seria o mesmo que ser salvo? Como poderia ser salvo,  ser de Deus, sem ter sido reconciliado pela fé em Jesus somente?

Caro JSF, suas perguntas são boas, mas não estão baseadas no que escrevi até aqui. Como não disse absolutamente nada do que está implícito nas tuas perguntas, aceito que você não tenha entendido mesmo. 

Não há salvação universal e irrestrita. “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.” João‬ ‭1:11-13‬

Entretanto a reconciliação com Deus e o perdão de todos os pecados de todos os seres humanos tenham sido já provisionados totalmente pelo sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário. Desculpe-me igualmente, mas se o irmão se conter dentro do que escrevo não ficará confuso. Todos os seres humanos já foram reconciliados por Deus! Todos os pecados de todos os seres humanos já foram perdoados por Deus!

“e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para, perante ele, vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu...” Colossenses‬ ‭1:20-23‬. E permita-me a ousadia,  do qual eu, Josimar, estou feito ministro.”
‭‭
“E isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo MUNDO, não levando em conta OS PECADOS DOS HOMENS, e nos confiou a mensagem da reconciliação.” 2 Coríntios‬ ‭5:18-19‬ ‭

“Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também PELOS PECADOS DE TODO O MUNDO.” ‭‭1 João‬ ‭2:2‬ ‭

Agora, leia atentamente o que diz os seguintes textos:

“Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo suplicamos: Reconciliem-se com Deus. Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.” 2 Coríntios‬ ‭5:20-21‬ 

““Portanto, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”. Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos?” Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar”.” Atos‬ ‭2:36-39‬ 

Todos os homens já foram reconciliados e perdoados por Deus. O Evangelho, as boas novas são estas. Que todos ja estão reconciliados por Deus, agora pois que os homens reconciliem-se com Deus. Que todos estão perdoados, que se arrependam e recebam o perdão. 

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios‬ ‭2:8-10‬ 

“Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” Romanos‬ ‭5:1-2‬ 

Somos justificados pela pela fé e temos acesso a esta Graça. Que Graça? Que toda a provisão para a salvação de todos os seres humanos já foi completada quando Jesus disse: Está consumado.

Não sei se é o caso do irmão. Mas muitos ficam incomodados que eu tenha dito que as freiras são de Deus e são mesmo, mas não ficam incomodados com os pastores charlatões que pregam um falso evangelho como Edir Macedo, Valdomiro Santiago e tantos outros até bem próximos de nós. Rejeitamos a idolatria de muitos católicos, mas somos complacentes com muitas idolatrias dos evangélicos. 

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos‬ ‭4:12‬

Bem pregou o rei Davi esta verdade centenas de anos antes dos apóstolos, porque compreendeu por revelação que é somente Ele e nenhum outro. Este o Evangelho do rei Davi.

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia; quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia.” Salmos‬ ‭103:1-5‬ ‭

JSF, Visitamos ou não a Jesus em Portugal? Não me surpreende que alguém ou mais pessoas, evangélicas, tenham ficado escandalizadas com a publicação do artigo “Visitamos Jesus em Portugal” com as fotografias que o acompanham. Vou explicar aqui para estas pessoas as razões pelas quais disse que visitamos Jesus em Portugal. — #ASONE

Leia aqui 


JSF - Josimar, não sou seu opositor e nem inimigo. Estamos numa respeitosa plataforma de argumentações.  E no assunto em questão, não é o caso de não se importar com falsos profetas como os que usam da fé para se tornarem conhecidos e ricos (como os por você citados, Edir Macedo e Valdomiro), nem tão pouco trata da sua expressão "visitamos ou não a Jesus em Portugal?" 

Excelente a sua atitude de visitar quem quer que seja, onde quer que seja e, se foi o caso, comunicar as boas novas de salvação somente em Cristo. 

Mas a nossa conversa girou em torno das  expressões: "essas mulheres de Deus fizeram isto a vida inteira!". E depois: "a nossa teologia é uma droga". 

Pode ser que para a maioria não,  mas na minha, talvez curta percepção, soou estranho.

O que é que elas fizeram a vida inteira? Se as nossas filhas fizerem o que as religiosas do sistema romano fizeram a vida inteira, levando as pessoas a uma religiosidade estranha aos ensinos da Sagradas Escrituras, como tem sido o caso do romanismo, terão as  nossas filha feito a vontade de Deus,  ficaríamos  contentes? 

E se o que nos separou dos católicos romanos foi a nossa convicção de que eles se apartaram da verdade, será que por isso a nossa teologia é uma droga?

Sim, não seria uma  má ideia, a fim de deixar claro o caminho da salvação, desenhar, caso contrário poderemos  enveredar pelo caminho de um ecumenismo conveniente, mas estéril, por não levar as pessoas à percepção do pecado e ao arrependimento. E creio que não seja o seu caso.

Mesmo não sendo essa a sua intenção, a princípio  foi a impressão que tive da postagem. Peço desculpas.

——————

José, a nossa teologia é uma droga. Que teologia? Quem apartou de quem? Os evangélicos realmente estão certos e os católicos não? Ou ambos precisam retornar a Jesus? O que elas fizeram a vida inteira, senão acudir aos doentes, visitar os presos, dar comida aos famintos, o que Jesus citou em Mateus 25? Quanto às outras coisas que citou não faziam parte do meu objetivo ao escrever este texto. Mencionei que pude orar com elas e por elas. E posso dizer que o Espirito Santo de Deus manifestou a Sua presença. Continuo dizendo que elas são de Deus com base na Bíblia. Todos os homens e mulheres que pisam ou pisaram o planeta são de Deus. O problema é que ao interpretar meu texto o irmão veio munido de preconceitos, trouxe uma bagagem de tradição evangélica. Suas ponderações partiram de um ponto de vista que rejeita o ecumenismo. Ora, sinceramente, evangélicos e católicos deviam mesmo se juntarem porque os evangélicos se tornaram muito parecidos aos católicos e os católicos aos evangélicos. Ambos tem tradições e muitas que invalidam a Palavra de Deus. Quanto a mim prefiro andar como Jesus que comia com publicanos, fariseus e pecadores. 

O Evangelho de Jesus não tem receio de se misturar com o mundo porque é Luz, e nem nós, porque como Jesus, nós também somos Luz. 

Um pouquinho de pimenta, refiro-me “a nossa teologia é uma droga”, tempera muito bem a comida. Tem gente que gosta, tem gente que não. 

Se o irmão amado se limitasse ao meu texto não teria ido além do que ele disse. Quanto ainda à nossa teologia é uma droga posso afirmar que a minha era uma droga mesmo, pois a Verdade sem Amor não é Verdade. 

Veja bem: a nossa teologia, com letra minúscula, toda a nossa teologia seja católica ou evangélica são uma droga. 

Que teologia? Seria uma benção se o irmão pudesse ler o livro O MANIFESTO: Aos Católicos, Evangélicos, Pentecostais e Protestantes. 

O missionário Mário Freitas, fundador da MAIS recomendou este livro nesses termos:  “Através de uma análise bíblica, profunda e extremamente clara, o autor propõe o resgate do Evangelho original, relacional e focado no Reino, maior que as estruturas da religião. A igreja brasileira tem estado sob o pesado jugo de um legalismo intolerante, herdado de uma Missiologia pouco altruísta e pouquíssimo preocupada com a contextualização. Isso fez com que nossas práticas fossem marcadas por costumes e ritos quase mitológicos. E nas palavras do próprio autor, “somente a revelação da pessoa de Jesus Cristo pode dissolver os mitos”. Essa leitura, portanto, será libertária!”

Amado José, nós cremos que Jesus é a a Verdade. A minha teologia e a tua devem ser somente Jesus. Jesus é a Teologia de Deus. E foi Jesus quem disse que se eu der um copo de água até a um assassino (fui preso e visitaste-me) a Mim o fizeste, quanto mais a uma freira. Se eu puder agradar a todos para que abram seus corações para proclamarem Jesus Cristo como o Senhor da vida deles, terei conseguido meu objetivo.

JSF - Josimar Salum, cabe dizer que não sou seu inimigo. Estamos conversando. Abraço.

José, absolutamente não! Somos amigos e estamos conversando! Um grande prazer ter conversado contigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário