segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Aos candidatos a Prefeito e a Vereadores (as) do Município de Palma, Minas Gerais.

Fotografia Josimar Salum
Carta Aberta aos candidatos a Prefeito, meus amigos Beto do Taliba e Dr. Vinicius Finamore e aos candidatos a Vereadores (as) de nosso amado Município de Palma, Minas Gerais.

Boston, 25 de setembro de 2016

Prezados (as):

Dirijo-me a todos com humildade, respeitosamente e com muita sinceridade.

Meu nome é Josimar Salum Gouvêa, filho de Josias & Leny Gouvêa, moradores de Cisneiros. Meus pais foram servidores públicos de Palma por dezenas de anos. Estou certo que a maioria os conhecem. Meus pais são a minha inspiração de vida, em todos os sentidos, cujas veredas sigo sem me desviar nem para a direita e nem para a esquerda.

Palma foi emancipada e recebeu este nome em 23 de dezembro de 1890, mas em 1864 era apenas um povoado que habitava em um local que servia apenas de pouso de tropas, onde foi construída uma capela consagrada a São Francisco de Assis. Cisneiros, Itapirussu, Coqueiros e cada povoado nestas roças de montes e campos tão lindos tem a sua história e memória que fervem de pensamentos bons as nossas mentes e aquecem de alegria nossos corações. Somos história nestas paragens, e nestas vizinhanças crescemos, com coração cheio de gratidão, por todos os que nos educaram e contribuíram para ser o que somos hoje.

Fotografia José Alberto Metri Pinto
Em 2016, durante este período de eleições municipais, vale a pena lembrar a oração atribuída a este homem de Deus, Francisco de Assis, a quem admiro, in-memorian, seu exemplo e seu testemunho. Urge rezar esta oração e com todas as forças praticá-la. É possível, como sendo nossa, com a ajuda do Espírito Santo. É só querer! Já que não depende do outro, mas somente de mim:

“Senhor Jesus! Fazei de mim um instrumento da vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvidas, que eu leve a fé. Onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado. E é morrendo que se vive para a vida eterna.”

Fotografia Josimar Salum

Por que escrever uma carta como esta? Nosso amor pelos habitantes de nosso município de Palma, de seus distritos de Cisneiros, Itapirussu, de seus povoados como Coqueiros, Vale Ameno, Arrozal, Capoeirão, Boa Vista, Córrego Alegre, Boa Sorte, e de tantos outros, mantém acesa nossa prática constante em reconhecer com orgulho nossa terrinha por onde quer que passo, em países e em cidades, nesta grande Terra de Deus. Nasci em Cisneiros, município de Palma; sempre compartilho minhas vitórias mencionando esta identificação extremamente honrosa!

Que sonhos preciosos tenho pelo nosso município, suas cidades e pelo bem estar de nosso povo! Que saudades grandes são estas que mesmo ausente por longos meses sempre me fazem retornar a estas tuas ruas e aos teus campos! Que prazer poder rever familiares, amigos,  professores, honrar de perto os senhores e as senhoras que enriqueceram minha infância e a minha adolescência e conhecer muitos de seus novos habitantes.

Fotografia Josimar Salum
Mas que sonho tenho que seja nosso município de Palma? O que mencionaria aqui em palavras que expressem o desejo sincero de ver Palma e seus distritos transformados? Sem ignorar, é claro, o quanto muitos de seus cidadãos que se foram, fizeram, e os que alí vivem, ainda fazem, para que nosso município se torne cada vez mais um lar para todos, de bem estar, daqueles que buscam a sua paz!

Senhor, senhora:

Sonho com uma Palma em que não haja ódio, inimizades, divisões, egoísmo, avareza, perversidade, corrupção e injustiça. Enquanto você - permita-me dirigir-me ao senhor e à senhora assim a partir de agora... Enquanto você se apresenta como candidato a prefeito e a vereador, se eleito, se empossado, investido de mandato, deve governar para todo o povo, e não para os que te elegeram. Política é a arte de apascentar uma cidade, não a si próprio nem aos teus correligionários. Você será servidor público, sob autoridade conferida para cumprir leis justas e para servir a todos sem distinção, lembrando-te, porém, dos mais necessitados de entre o povo.

Fotografia Adenilson Didi Pacheco

2 – Sonho com uma Palma em que os seus governantes e os seus funcionários públicos decretem tolerância zero a todo tipo de corrupção, que não aceitem subornos, nem presentes para perverterem o direito dos pobres e dos necessitados e nem de ninguém. Que nenhum de vocês se apodere dos bens públicos para locupletar, enriquecer ilicitamente, para praticar o que se assiste hoje nos noticiários do dia a dia em nossa nação, a prática subversiva da “compra de votos” – quem vende seu voto, vende sua alma e consciência; o abuso dos dinheiros públicos, a perpetuidade no poder por interesses próprios, as prestações de contas com notas frias, as obras superfaturadas, o recebimento de propina “debaixo da mesa” em contas particulares de “laranjas”, as mancomunações de políticos com empresas que sugam os cofres públicos, os furtos e os crimes que resultam em menos saúde, menos educação, menos segurança, menos infra-estrutura e menos bem feitorias em nossas comunidades. Que tuas práticas sejam sempre voltadas ao interesse público, sem nepotismo, sem favoritismo, sem tirar vantagens para si, para os teus parentes ou amigos mais chegados, nem manter o partidarismo do período eleitoral e sem perpetuar qualquer prática de corrupção. Você servirá ao povo de Palma, e assim agindo, estará livre da maldição e o juízo que vem sobre aqueles que praticam estas transgressões. Saiba que existe uma corte superior, um trono acima de todos, onde Deus observa soberano todas as nações e observa todas as ações dos homens para recompensar os que fazem o bem e condenar aos que praticam o mal.

Fotografia Josimar Salum

3 – Sonho com uma Palma em que o próximo prefeito governe com os mais capacitados, com os que amam verdadeiramente o seu povo, que se dedique à melhoria da economia do município gerando empregos e riquezas que possam servir a todos; que promova a educação como prioridade e o essencial; que cuide da saúde como quem cuida da saúde de seus próprios filhos; que preze pela assistência social sem clientelismo ou paternalismo; que preserve o meio ambiente como quem preserva seus animais de estimação; que treine e equipe os funcionários públicos para que sirvam melhor, desempenhem suas funções melhor e para que cada um seja mordomo do que é dos outros, já que não possui o que é público. Sonho com uma Palma em que cada vereador vote os projetos de lei que carreguem apenas o interesse de todos, sem preferências, sem impor condições para votar como o favorecimento de si mesmo, de correligionários, de seu partido ou de interesses econômicos de ninguém, que pratique a alta responsabilidade de legislar para o bem de todos e não em causa própria.

Fotografia José Alberto Metri Pinto
4 – Sonho com uma Palma em que as eleições terminem no dia da votação, no máximo dure por alguns dias enquanto os eleitos festejam, de fato, quem deve vencer estas eleições municipais são os interesses de nosso povo, que a tua vitória não seja tão tua ao ponto de assumir que teu mandato é teu. Absolutamente não! O teu mandato não te pertence nem àqueles que votaram em ti. É mandato de toda a municipalidade, de todos os seus habitantes e ao ser empossado você prometerá servir e servirá com altruísmo, honestidade e integridade, sem acepção de pessoas.

5 – Sonho com uma Palma em que adversários nas eleições sejam nobres para defenderem os interesses coletivos; quando as crises chegarem, quando os clamores de necessidades urgentes se levantarem, quando os problemas surgirem, cada um, uns com os outros, uns pelos outros, se unam para resolver. Que o hospital, a APAE, o Sindicato, as outras entidades sejam redutos apenas de todo o povo, não redutos políticos partidários e não de facções partidárias. Que a prosperidade destas organizações seja prioridade de cada um para servir a todos igualmente, sem distinção.


Fotografia Josimar Salum

6 – Sonho com uma Palma em que nossa causa seja única, apenas Palma, nossa causa exclusiva é Palma e o período eleitoral se torne mesmo em passado com todos os projetos individuais. Adversários políticos não precisam ser inimigos, projetos de poder não devem ser resultados de vaidade, busca de grandeza pessoal e nem de tradições partidárias anacrônicas que no geral somente impediram que nossa Palma pudesse estar muito melhor. É isto que a nova geração de centenas, de milhares e de milhões de jovens em todo o país desejam. Uma cidade melhor. Um país melhor.


Fotografia Josimar Salum
7 – E finalmente, sonho com uma Palma em que a a Justiça e a Verdade reinem e que os que se oporem não prevaleçam. Que os justos governem nossa cidade, para que todo o povo se alegre.

Termino para homenajear dois homens dentre muitos outros. Um já não está entre nós, vovô Jamil Salum, e outro com quase 100 anos, senhor Antônio Pinto. Homens de honra e de testemunho. Foram a vida toda de partidos políticos diferentes. E eram vizinhos. Mas não me lembro de ver e ninguém me contou que sequer um dia, uma vez, tenham discutido com ira ou ofendido um ao outro, que fossem inimigos. Sempre viveram em paz e nossas famílias desfrutam de uma grande amizade até hoje. Porque partidarismo não guiou os seus passos, não fez deles pessoas que odiavam, mas em tudo serviram ao seu povo com humildade, com valores nobres, com dignidade.

Sonho com uma Palma onde a dignidade seja nossa missão; nossa visão, uma cidade totalmente transformada e nosso propósito seja apenas servir. A todos. Para todos.


Dr. Josimar Salum Gouvea
Um palmense que vive muito longe,
Mas seu coração bem pertinho está
De cada um de vocês.
Paz, graça e prosperidade.
Eu te desejo.

Fotografia Elias Duarte Fonseca




Nenhum comentário:

Postar um comentário