segunda-feira, 21 de outubro de 2019

PRIMEIRA VERSÃO: UMA CARTA PARA VOCÊ, QUERIDO PASTOR, SOBRE LIBERDADE FINANCEIRA


UMA CARTA PARA VOCÊ, QUERIDO PASTOR, SOBRE LIBERDADE FINANCEIRA
PRIMEIRA VERSÃO

Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Portugal.

21 de outubro de 2019

Saudações em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Caro pastor, permita-me ser objetivo. Minha intenção inicial ao escrever esta carta é ajudá-lo a priorizar sua família ao em vez de seu ministério.

Devo assegurá-lo humildemente esta simples tarefa só funcionará se você e sua esposa mudarem toda a vossa mentalidade, não apenas em relação ao ministério. Devemos mudar nosso pensamento sobre tudo na vida para se adequar aos pensamentos de Deus. Você pode não entender bem o que vou dizer inicialmente, pode parecer muito difícil de entender, mas, eventualmente, você entenderá. Por favor, seja paciente, faça perguntas, vamos conversar um com o outro.

O que ensino há anos foi aplicado e está funcionando bem para centenas de líderes. Mesmo assim, é difícil aceitar esses ensinamentos porque os cristãos em todos os lugares nutrem uma mentalidade religiosa de igreja e não uma mentalidade do Reino. Infelizmente, a igreja é o centro de seus pensamentos e vidas. 

No Reino de nosso Senhor Jesus, a igreja não é o centro, sua família é; a igreja não é o centro, o Reino de Deus é tudo.

Como você pode ter dificuldades financeiras, meu coração está cheio de compaixão por você e sua família, assim como por outras pessoas que são muito próximas a mim, como parentes que estão em uma situação financeira semelhante.

Por muitos anos, minha esposa e eu ajudamos muitas pessoas e muitos parentes. Mas até que eles aprenderam a ser responsáveis ​​e a administrar suas finanças, todos os recursos  que fornecemos caíram em um saco sem fundo.

Há uma coisa essencial em que você deve acreditar. Eu quero encorajá-lo a acreditar nisso. Você é a solução para seus próprios problemas e, como meu amigo e companheiro, Dr. Paul Taylor, nos ensina, você pode ser a solução para o problema de alguém.

O que quero dizer é que você não pode confiar em outras pessoas para prover e cuidar de sua família. E o desejo de Deus é que você tenha a experiência mais gratificante em nossas vidas. Em vez de ser um receptor, você se torna um doador. 

O apóstolo Paulo descreve muito bem: “Vocês mesmos sabem que estas minhas mãos supriram minhas necessidades e as de meus companheiros. Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Mais bem aventurado é dar do que receber’.” Atos 20:34,35

Os ministros geralmente colocam a igreja em primeiro lugar e suas famílias em segundo. Não fique desapontado comigo, mas devo enfatizar que você e sua esposa devem priorizar sua família e não a igreja. A Igreja é prioridade de Deus, não sua.

E tudo isso começa com uma nova compreensão do seu "chamado". Muitos pastores dizem que são chamados para fazer o santo ministério de Deus e não se envolverem com os “negócios sujos deste mundo”. Isso é muito estranho, porque os ministros não se envolvem com os negócios sujos deste mundo, mas dependem das pessoas envolvidas neste mundo para sustentar eles.

Quando você vê sua família em grande necessidade, é bom orar por isso, mas não seja como passarinhos no ninho com a boca aberta, implorando para a mãe alimentá-los. Este tem sido o estilo de vida de longa data de muitos ministros no Brasil, África, Índia e em muitas partes do mundo. Esses pastores não agem porque dependem de pessoas de países mais ricos para ajudá-los.

Quando vejo um pastor cuja esposa e filhos sofrem com a falta das coisas básicas da vida, porque o marido e o pai não os suprem adequadamente, digo-lhes: Arranje um emprego! Arrume um emprego!

Não se iluda com falsas expectativas de Deus quando Ele já forneceu-lhe a fonte de sua renda. Isso se chama trabalho!

Não estou dizendo que os ministros não podem confiar no ministério para receber um salário. Não estou dizendo que ministério não é trabalho. E não estou dizendo que os crentes dos países ricos não devam ajudar nossos irmãos necessitados em todo o mundo. O que estou dizendo é que você tem que assumir a responsabilidade de cuidar de sua família, que é tolice esperar que outras pessoas dêem os recursos para sustentar sua família, que você não deve ser um ministro que explora o povo de Deus e faz negócios do ministério e que você não deve depender do dinheiro como a primeira coisa na lista quando iniciar um relacionamento com seus irmãos e irmãs do exterior e de qualquer lugar. 

Os pastores não podem olhar para os filhos de Deus como ovelhas como se tivessem direito à sua lã. Eles não são seus, não são mercadorias e não são ovelhas, no sentido em que têm que suprir algo para você. Quem olha para o rebanho de Deus com essa intenção é o mercenário que veio para roubar, matar e destruir. Quem veio matar, roubar e destruir não é o diabo, de acordo com João capítulo 10, pois quem veio antes de Jesus, é o mercenário que também é ladrão e assaltante. Jesus estava se referindo aos falsos líderes de Israel que vieram antes dele.

Enquanto os pastores continuam a esperar fundos do exterior e recursos de outras pessoas, eles sempre dependerão de dinheiro e não de Deus. Algumas pessoas ficam ofendidas quando ouvem essas coisas. Embora não tenha certeza das razões pelas quais elas se ofendem, devo assegurar-lhes que essas palavras não provêm de um coração insensível, mas como resultado de minha própria experiência.

Eu tive que decidir tomar as rédeas da minha vida e família e implorar aos céus pela ajuda de Deus. Se Deus pode me ajudar, Ele pode também a você. Tenha coragem.

Nasci e cresci pobre, mas orei insistentemente e agi sabiamente para que Deus mudasse minha vida. Ele abriu portas incríveis e me deu muitas oportunidades. Não estou falando a tornar-se rico, mas ter o que o apóstolo Paulo encoraja sobre antes trabalhar, “fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.” Efésios‬ ‭4:28‬

Deus fará o mesmo por você, independentemente da sua situação e não importa onde você mora. Mas a receita de Deus é sempre trabalho, trabalho, trabalho. E não há trabalho secular para Ele, todos os trabalhos são tão sagrados quanto o que chamamos de ministério.

Deixe-me apontar outra coisa sobre esse assunto. Muitos pastores e missionários da África, Brasil, Índia e até dos EUA se aproximam de nós sempre para pedir dinheiro. Seu principal objetivo não é realmente mais nada, mas dinheiro. Essa prática permeia a vida ministerial de 80% dos missionários que eu conheci. Quando eles dizem que querem vir e ministrar em nossas igrejas nos EUA, não é realmente para oferecer nada, mas levantar fundos. Isso é absurdo, ofensivo e entristece enormemente o coração de Deus, porque Ele nunca ordenou que eles fizessem isso. Eles estão buscando dinheiro para promover seus ministérios, embora não sintam e percebam que estão apenas realizando um negócio religioso.

Quero ver pessoas entrando em nossas igrejas e se aproximando de mim para oferecer algo bom e não desesperadas para preencher suas agendas e solicitar dinheiro. Isto é relacionamento. E é por isso que as pessoas não querem mais doar. Eu praticamente nunca ouvi falar de alguém que intencionalmente veio abençoar nosso povo e com um interesse legítimo por nossa causa. Para ser justo, houveram algumas pessoas, mas ainda uma pequena porcentagem.

Não peço dinheiro às pessoas para "meu ministério". Muito raramente eu fiz isso. E quando eu fiz, era sempre por uma causa que beneficiava os outros e não a mim mesmo.

Não dependo das pessoas para fazer o que Deus coloca no meu coração. Eu trabalho para isso. Se Deus providenciar, eu o faço, se não, presumo que não é Sua vontade. E então, eu sigo em frente.

É errado que pastores e missionários levantem seus fundos por uma questão de dinheiro e não com base em relacionamentos.

Como eu disse isso, deixe-me ser muito prático e listar sete coisas que você e sua esposa podem fazer:

1 - Por favor, consiga um emprego que você possa fazer com eficiência.

Corte toda a educação que não lhe supre financeiramente. A leitura de livros teológicos não ajudará você a cuidar de sua família. Aprenda algo com o qual você pode ganhar dinheiro. As pessoas de alguns desses países que mencionei são viciadas em cargos no governo. Consiga um emprego ou comece um negócio que não dependa do governo. Prepare um projeto comercial e peça às pessoas que invistam nele e não que lhe dêem dinheiro.
Estou muito mais a inclinado em investir do que dar uma oferta, porque com o lucro do investimento poderei fazer muito mais para a obra. Isto por si só já é uma mudança de paradigma enorme e com resultados muito positivos. 

2 - Desenvolva uma ideia de empresa de pequeno porte que exija uma pequena quantidade de investimento para ajudar sua família.

E uma ideia que produzirá dinheiro da maneira rápida. Especialmente um negócio de vendas. E aprenda a gerenciar suas finanças.

O dízimo e a oferta não oferecem liberdade financeira se você não souber como gerenciar sua vida financeira. Dizimar e ofertar não é mágica. Existem milhões de pessoas no mundo que são muito abençoadas e prósperas financeiramente e não são dizimistas. 

3 - Feche todas as congregações ou ministérios que você não pode sustentar, especialmente aqueles que exigem seu tempo para apoiar.

Concentre-se apenas na coisa principal. Você deve se livrar de todas as preocupações externas para poder priorizar sua família.

4 - Priorize sua família fazendo esta pergunta. "Essa coisa que eu vou fazer ou me envolver trará benefícios diretos para minha família?" Se não, não faça.

5- Liste todas as despesas que você possui e priorize sua família cortando tudo o que não lhes sustenta.

É difícil fazer isso quando você tem tão pouco, mas você deve reduzir o seu estilo de vida se não tiver meios para mantê-lo.

Não se endivide. Dívida financeira é a estratégia de Satanás para escravizar o povo de Deus. Ser livre de dívidas é uma obrigação. O que o mundo chama de cartão de crédito é realmente cartão de débito, e o que é chamado de cartão de débito é realmente cartão de crédito.

Não compre nada que não tenha como pagar. As pessoas compram coisas com cartão de crédito e dizem que estão fazendo isso pela fé e que Deus proverá. Geralmente, Deus não fornece porque eles compraram não pela fé, mas por crédito.

6 - Faça um orçamento com sua esposa das necessidades de sua família.

Liste um orçamento. E ore e trabalhe por isso. Corte despesas. Aumente sua renda. Obtenha ajuda de um mentor com experiência em finanças familiares.

"Buscar o Reino primeiro e Sua justiça" não significa colocar a igreja em primeiro lugar, não significa priorizar a igreja, dedicar-se à igreja. Significa praticar e fazer justiça em todos os lugares, começando com sua família.

Tudo é puro para o puro. O que muitos cristãos chamam de mundano é realmente parte do que Jesus chamou de mundo. Jesus não pediu ao Pai para nos tirar do mundo, mas para nos livrar do mal.

O pior mal deste mundo é aquele que se disfarça de bem.

7 - E, finalmente, volte e tente se reconciliar com todos com quem você tem um relacionamento quebrado, especialmente com outros pastores.

Se você tinha motivos ou não para terminar com eles, reconcilie-se.

A falta de perdão e um coração amargo travam a sua vida em todas as áreas, especialmente quando se trata de finanças.

Em oração,

Josimar Salum

PS: Este é o feedback de um ministro do Burundi:

Oi meu querido!

Ainda estás em Portugal?

Tentei ler este texto com atenção, é tão interessante, preciso, desafiador e relevante para o contexto do Burundi.

Eu me perguntava por que a maioria dos filhos de pastores não se comportam como filhos de Deus. Descobri que a maioria de seus pais deixaram sua família para trás. Eles estão priorizando suas igrejas em vez de suas famílias. Eles não têm tempo para discipular e orientar seus filhos.

A maioria dos pastores são como mendigos. Eles querem depender dos bolsos dos outros e, como você disse, querem depender de pessoas dos países ocidentais. Isso é tão ruim. E, consequentemente, essas pessoas lhes dão dinheiro incondicionalmente.

De fato, este é um grande desafio.

Na verdade, por exemplo, você não pode encontrar muitas crianças que desejam ser pastores no futuro aqui no Burundi. Também é um desafio para um jovem pastor conseguir uma esposa, pois os pastores parecem ser as pessoas mais pobres da comunidade.

No entanto, eles são pobres porque não trabalham.

Precisamos ensiná-los que eles são a solução de seus próprios problemas e também a solução dos problemas de outros.

Obrigado pelo seu conselho, te amo muito.

Jérémie Marinakiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário