segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Onde Deus Reina? Que Evangelho é Pregado Hoje? Josimar Salum


Onde Deus Reina? Que Evangelho é Pregado Hoje?
Por Josimar Salum

O irmão africano aparentemente num estúdio de uma rádio disse com voz eloquente e belíssima. “Pare de pregar como se o Reino fosse aqui na Terra.” 

“Como se o Reino fosse aqui na Terra?” Claro que é também! Onde então Deus reina? Nas nuvens! No céu? E a oração que Jesus ensinou? “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.” Mateus‬ ‭6:9-10‬ 

“Aplaudi com as mãos, todos os povos; cantai a Deus com voz de triunfo. Porque o Senhor Altíssimo é tremendo e Rei grande sobre toda a terra. Pois Deus é o Rei de toda a terra; cantai louvores com inteligência. Deus reina sobre as nações; Deus se assenta sobre o trono da sua santidade. Os príncipes dos povos se congregam para serem o povo do Deus de Abraão; porque os escudos da terra são de Deus; ele está muito elevado!” Salmos‬ ‭47:1-2, 7-9‬

Jesus só vai reinar sobre a Terra num milênio? Meus Deus, porque se repetem estas coisas? Deus já reina sobre a Terra e sobre todo o universo, sobre toda a criação. Ele reina ontem, hoje e eternamente.

Este evangelho do moço é o que a maioria dos missionários prega em todo o mundo e é o evangelho disseminado para todo lado. O evangelho da salvação. Uma Graça que não gera compromisso é só uma gracinha. Um evangelho que leva o homem a cuidar de si mesmo não é o Evangelho de Jesus. 

O Evangelho do Reino é que Jesus é Rei e Senhor sobre tudo, sobre todos! “Ele veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam.” Eles não O receberam exatamente como Rei, Senhor, Deus e Salvador. Eles entendiam bem o que era um rei, um imperador, um senhor. O imperador veio com seus exércitos e dominou tudo. Casas, propriedades, filhos, filhas, terras, colheitas, riquezas. Eles tiveram reis no passado. 

“E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei, e disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós: ele tomará os vossos filhos e os empregará para os seus carros e para seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros; e os porá por príncipes de milhares e por cinquentenários; e para que lavrem a sua lavoura, e seguem a sua sega, e façam as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros. E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras. E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais e os dará aos seus criados. E as vossas sementes e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus eunucos e aos seus criados. Também os vossos criados, e as vossas criadas, e os vossos melhores jovens, e os vossos jumentos tomará e os empregará no seu trabalho. Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de criados.” 1Samuel‬ ‭8:10-17

Embora o Reino de Deus não seja tirano, o Rei demanda tudo o que somos e o que temos. E eles não quiseram Jesus como seu Rei.

“O Espírito do Senhor (Rei) Yahweh (Deus) está sobre mim - leu Jesus na sinagoga de Sua cidade), porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.” Isaías‬ ‭61:1-3‬ ‭

É preciso se tornar manso para submeter ao Rei e aprender Dele que é manso e humilde de coração.

As boas novas é que o príncipe deste século foi amarrado, subjugado e derrotado e podemos ser livres de sua tirania. 

Os contritos de coração podem ser restaurados.

Os cativos e presos pelas amarras do pecado são perdoados e livres. 

Este é o tempo aceitável do Senhor para consolar os tristes, para ungi-los  com óleo de alegria, para vesti-los com vestes de louvor, a um Rei como este eu me entrego e me rendo totalmente. Pode levar tudo o que tenho, pode tirar tudo o que possuo, eu viverei para Ti, totalmente entregue a Tua Vontade. Não há na Terra um Rei como o Senhor!

Enquanto não se mudar a mensagem comum, praticada hoje, para o EVANGELHO DO REINO vamos continuar vivenciando estes milhões de discípulos que só vivem para si, adormecidos, inertes, indiferentes, cuidando apenas de suas vidas pessoais. 

Se ouvirem e receberem o Reino que demanda que tem que renunciar tudo quanto tem para seguir a Jesus, que se submeta a Ele totalmente e isto envolve tudo quanto é área e aspecto da vida, vamos experimentar um avivamento sem precedentes em nosso meio. 

É preciso desprender-se de todo o egoísmo para viver para Jesus de verdade, e haverá uma mensagem poderosa para compartilhar, a Fé que tem consequências, a Fé que obedece a Jesus com alegria. 

Os povos da Terra ainda não foram alcançados porque há uma geração de crentes que vive somente para si, cujo único alvo é ir para o céu e salvar sua pele. Quero dizer que a pregação do evangelho dos evangélicos brasileiros não tem gerado um povo totalmente comprometido em fazer discípulos porque é um evangelho que visa tão somente levar os crentes para o céu.  

E é só comparar as práticas e os resultados que vemos hoje com a
narrativa de Atos dos apóstolos que veremos que há um problema sério de SEMENTE. A SEMENTE está errada! Com a semente errada não haverá os mesmos frutos que encontramos em Atos. Que mensagem e poder eram aqueles que em menos de 70 anos o Evangelho foi pregado em todo o mundo conhecido na época dos apóstolos?

“E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. “Escutai vós, pois, a parábola do semeador. Ouvindo alguém a Palavra do Reino (a Palavra de Deus) e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho; porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a Palavra (do Reino) e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo; antes, é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da Palavra (do Reino), logo se ofende; e o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a Palavra (do Reino), mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a Palavra (do Reino), e fica infrutífera; mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a Palavra (do Reino); e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta.” Mateus‬ ‭13:3, 18-23‬

Jesus reina! E Ele nos fez reis e sacerdotes hoje. “Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.” Romanos‬ ‭5:17‬

“... Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!” Apocalipse‬ ‭1:5-6‬

Embora haja oposição em toda a Terra somos em Cristo reis e sacerdotes hoje. 

Que todos os povos recebam a mensagem do Reino começando por mim com aqueles que estão ao meu redor. Meu desespero, meu alvo, minha comida dia e noite é fazer discípulos para Jesus. Não tenho outro interesse! Deus sabe!

E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário