terça-feira, 1 de outubro de 2019

O que Jesus quis dizer exatamente em João 14:1-31 quando ele nos disse que ele foi nos preparar um lugar? Josimar Salum


O que Jesus quis dizer exatamente em João 14:1-31 quando ele nos disse que ele foi nos preparar um lugar? Josimar Salum



Traduzido do original em Inglês por Filipe S.S. Gouvea

Em outras palavras: onde Jesus foi para preparar um lugar para nós? Ele ainda está preparando um lugar para nós no céu? Isso é verdade?

Eu sei o que a maioria dos cristãos evangélicsos acreditam na interpretação tradicional que, durante anos e anos, ouvimos e repetimos: que Jesus foi preparar um lugar no céu e irá voltar para nos buscar para nos levar para lá.
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.” João 14:1-4
Para onde Jesus realmente foi?
Leia o capítulo treze do livro de João!
“Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,” João 13:3
“Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás. Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida. Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes.” João 13:36-38
Jesus perguntou: você vai realmente dar a sua vida por mim?
Para onde Jesus estava indo? Não é o paraíso. Leia os capítulos treze e quatorze em suas totalidades junto a todo o resto do Evangelho de João para conferir se Jesus sentiu que ele estava indo para o céu! Leia e procure se a palavra “céu” aparece no texto sagrado!
E a questão principal é esta: se Jesus ainda está preparando um lugar para nós no céu, Sua obra na cruz não foi suficiente para toda salvação! ESTÁ CONSUMADO. Tudo foi totalmente cumprido. Se um trabalho ainda estivesse pendente para ser feito por Jesus, encontrariamos uma contradição. Porque o trabalho de Jesus na cruz era e é completamente suficiente.
“E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.” João 19:30
“Está consumado” significa que Jesus realizou tudo, está pronto, está completo! Não há nada que ele ou qualquer outra pessoa precise fazer para receber a vida eterna!
Jesus e o Pai nunca prometeram o céu! Ele prometeu a vida eterna em Seu Reino! A Nova Criação é o NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA!

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." - Mateus 25:31-34. Como Jesus foi preparar o que já estava preparado antes da fundação do mundo? 
Então, especificamente aquele dia quando Jesus disse que estava indo para preparar lugar onde Ele estava indo? Onde Jesus foi para preparar um lugar para nós? Quem ou o que são as moradas (casas) da Casa de Deus?
Um estudante sincero me enviou a seguinte indagação: “Pessoalmente, eu estou de alguma forma confuso. Jesus diz: “na casa do meu pai há muitas moradas”, então se você alega que ele não prometeu o paraíso, o que é que ele chamou de “casa de meu pai”?
Quem são as moradas da Casa de Deus? Onde na Bíblia diz que o céu é a casa de Deus!?
Jesus diz em João capítulos 13 e 14 que ele estava indo para a cruz e para o Pai!
Leia atentamente! Em João 13, Jesus estava levando a sua morte!
“Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar. Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou. Na verdade, na verdade vos digo: Se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair. Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava. Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus. Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava. E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é? Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão. E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto. Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres. E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite. Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele. Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar. Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, mas, como tenho dito aos judeus: Para onde eu vou não podeis vós ir; eu vo-lo digo também agora. Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás. Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida. Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes.” João 13:18-38
Jesus disse; para onde eu vou, você não pode ir. Por quê? Jesus estava indo para a cruz! E para a cruz, Pedro não podia ir. Na verdade, Jesus disse que o negaria três vezes.
Então Jesus disse:
“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” João 14:2
Quem é a Casa do Pai? Não há um versículo na Bíblia que diga que o céu é a Casa de Deus.
Segue as palavras de Salomão: “Então falou Salomão: O SENHOR disse que habitaria nas trevas. E eu te tenho edificado uma casa para morada, e um lugar para a tua eterna habitação.” 2 Crônicas 6:1,2
Isto está certo? Salomão responde: “Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?” 2 Crônicas 6:18
“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” 1 Timóteo 3:15
A Igreja é a Casa de Deus e nós somos a Igreja!
“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” João 14:2
Onde Deus viverá para sempre? Onde Ele vai morar?
“O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” João 14:17
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” João 14:23
“E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:3
Sabemos para onde Ele estava indo, porque disse a Pedro que ele estava indo para a cruz, ele ia morrer.
Ele voltou aos discípulos quando ressuscitou dentre os mortos, ressuscitou e disse-lhes antes de subir ao céu.
“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:20
Onde está Jesus? No céu ou em você? Onde está o Pai? Onde está o Espírito Santo? Eles vivem em você! Você é um quarto da casa de Deus. Você já está preparado para viver nele e pronto para receber Ele em você?
“Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.” João 14:4-7
Quando não havia céus, onde Deus sempre vivia na eternidade? Deus precisa dos céus? Ele não queria viver no céu para sempre! Nós somos o Seu corpo! Nós somos todos Ele! Como Jesus e o Pai são UM, nós somos UM Nele!
“E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.” Apocalipse 21:5-10
“E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.” Apocalipse 21:22
Quem é o Templo de Deus? Nós somos o Templo de Deus. Seu corpo é chamado de templo do Espírito Santo. Preste atenção aos detalhes: não somos chamados de templos de Deus, somos o TEMPLO de Deus, sem a letra “s” no final.
“Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.” 1 Coríntios 3:9,10
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1 Coríntios 3:16
Jesus estava indo ao Pai, para encontrar o Pai na cruz!
“Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” 2 Coríntios 5:19-21
“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.” Colossenses 1:15-20
Quem derramou o Seu sangue na cruz? Foi o próprio Deus!
“Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, QUE ELE RESGATOU COM SEU PRÓPRIO SANGUE..”Atos 20:28
O que você quer?! Morrer e viver para sempre no céu (que Jesus nunca prometeu) ou ser um quarto na Casa do Senhor e viver com Ele para sempre em Seu corpo assim como Ele era antes da fundação do mundo?
Anime-se! Adore Jesus! Dê glória a Ele, pois Ele é a Verdade!

__________________________

Se você não ficar livre desta heresia de que Jesus está no céu preparando um lugar pra você, nunca entenderá o Evangelho muito menos o Reino de Deus.

“Cada dia que passa tenho mais convicção destas afirmações! Eu vivo em Cristo e já faço parte do Reino! Quero levá-lo para onde eu for e o Senhor desejar!”— Viviane Almeida, missionária

A Casa do Pai é a Igreja. “Jesus disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” João‬ ‭14:23‬ “Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na Casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” 1Timóteo‬ ‭3:15‬

“Um pastor me enviou um áudio, rindo demais: 

“Eu vejo você sempre comentando aí este negócio de que eu vou morar no céu. Você implicou com está parte. Se você está esperando está casinha que Jesus foi preparar lá no céu.... mas aqui Jesus fala, viremos para ele. Então como é que é, você vai morar na casinha no céu, ou você vai ser a Casa Dele? Ele virá para fazer morada em você? Ele veio e já fez morada em nós. 

Este é um santo barulho. Vamos continuar com estas loucuras destas revelações que são boas, que são maravilhosas e o Senhor vai nos conduzir a bom termo.” 

“Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado.”
 2Pedro‬ ‭1:14‬ ‭

“Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.” 2Coríntios‬ ‭5:1‬

“E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.” Apocalipse‬ ‭21:2-3‬ ‭


Irmãos, a Nova Jerusalém é a Igreja, a Esposa do Cordeiro: o tabernáculo eterno de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário