quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Destruindo as Algemas da Religião para Servir a Deus. Josimar Salum


Destruindo as Algemas da Religião para Servir a Deus.
Josimar Salum

 “Deus nos deixará violar as regras religiosas para alcançá-Lo, especialmente aquelas criadas por homens bem-intencionados. Liberte-se das algemas religiosas e adore-O apaixonadamente! - Dutch Sheets

É incrível como vemos a adoração apenas como "entrar na presença de Deus" para cantar, bater palmas, dançar e fazer o que normalmente fazemos quando estamos reunidos aos domingos. É espantoso que ainda não consideremos como adoração quando trabalhamos, ou mais precisamente, enquanto vivemos. Para muitos, pode ser uma surpresa que possamos e devemos adorá-Lo enquanto vivemos e trabalhamos com nossas vidas cotidianas e trabalhos diários! O trabalho é a adoração, não é adoração algo que faço enquanto trabalho. E eu sempre questiono como podemos chegar mais próximo à Presença de Deus; mais próximo do que já estamos. Quando estamos no templo? Quando nos ajoelhamos no altar que construímos neste templo?

Nossa mentalidade do Antigo Testamento ainda permeia nosso pensamento, pois ainda insistimos em prender nosso Deus dentro de um templo.

Ainda pensamos em Deus estando do outro lado do véu sozinho, solitário, esperando o ano inteiro para um sumo sacerdote entrar e lhe oferecer um sacrifício.

Jesus rasgou o véu quando morreu na cruz. Ele não fez isso para permitir que homens entrassem no Santo dos Santos, mas para ele sair. Deus não está mais no Santo dos Santos. Agora podemos encontrá-lo em qualquer estrada poeirenta em qualquer lugar do mundo. Não há mais lugares sagrados no planeta. Tudo é sagrado para Deus. E podemos encontrá-lo em qualquer lugar enquanto O procuremos de todo o coração.

A adoração não é apenas duas horas ou até três, quatro horas de música, pregação, entrega do dízimos e ofertas, por um tempo limitado, mesmo que dito louvor seja feito de todo o coração. Nesse caso, a adoração nada mais é do que um ato de entretenimento para nós mesmos, trata-se de uma performance, porque somos nós que nos sentimos bem com todo o canto, palmas e dança.

Por mais que eu conheça Jesus, não consigo imaginar vê-lo sentado no trono, com pessoas cantando para ele o dia todo, para sempre.

Não é surpreendente que nunca tenhamos lido nos Evangelhos sobre apóstolos sentados ao redor de Jesus nos Evangelhos, com as cabeças baixas ou os joelhos dobrados cantando para Ele? Eu sempre os vejo curtindo a vida enquanto caminhavam por toda parte em Israel, jantando juntos, visitando pessoas, curando doentes e leprosos, expulsando demônios, alimentando multidões, pregando o Evangelho e, por fim, vendo-O crucificado. E novamente depois de ressurrecto eu O vejo partindo pão com um casal de discípulos em Emaus, comendo pão e peixe na praia, ceando ao redor da mesa. Quando o Espírito Santo foi derramado encontramos os discípulos novamente reunidos numa casa.

Também podemos "adorá-lo" o tempo que quisermos e nunca praticar o que realmente lhe agrada. É espantoso descobrir que Deus só está satisfeito quando estamos satisfeitos; que não se trata de agradá-Lo, mas de estar satisfeito com Ele, de se agradar Dele. Quando encontramos nosso prazer e alegria em Deus, tocamos Seu coração. “Agrada-te do Senhor, e Ele vos dará os desejos do seu coração.” Salmos 37: 4

Qualquer obediência por obrigação e por desconforto é adoração carnal. Você quer agradar a Deus? Fique satisfeito com Ele em tudo que você possa fazer. Encha seu coração com ação de graças por cada detalhe de sua vida. Agora, para mim, faz muito sentido essa loucura de “considerar pura alegria e puro gozo sempre que enfrento provações de vários tipos, porque sei que a prova de minha fé produz perseverança” Leia Tiago 1: 2-3.

Você quer ter certeza de que, quando faz algo, faz diretamente para Jesus? Aqui vai a receita.

Jesus declarou que Lhe agradou quando Ele estava com fome e nós lhe demos algo para comer, quando Ele estava com sede e nós demos algo para Ele beber, quando Ele era um estranho e o convidamos para entrar, quando ele precisava de roupas e nós O vestimos, quando Ele estava doente e nós cuidamos dEle, quando Ele  estava na prisão e viemos visitá-Lo. Leia Mateus 25: 35-36.

Portanto, a adoração é a melhor quando fazemos tudo e qualquer coisa em Seu Nome, desde dormir, a tudo o que fazemos o dia todo quando estamos acordados. Caso contrário, somos restringidos a duas horas de canto, dança e bateção de palmas; uma adoração terrivelmente pobre. Quão sem sentido pode se tornar!

A adoração não começa na "igreja" e não termina quando saímos pela porta. Nossa adoração é uma extensão e um transbordamento de nosso amor a Deus e às pessoas.

A adoração não é em Espírito e em Verdade se for apenas uma pequena pausa em nossa rotina diária, tudo o que fazemos em poucas horas de prática religiosa!

É tão triste que adoremos em um prédio da igreja olhando as nucas de nossos irmãos e irmãs e também contemplando um altar vazio na imagem do Antigo Testamento, pensando que Deus está lá na frente e não por perto, dentro de nós e na vida daqueles a quem servimos.

Os grilhões da religião ainda estão machucando nossos pulsos quando reduzimos o culto a uma prática por um tempo limitado, um mero momento de canto.

Se você faz uma boa refeição para sua família, querida senhora, e você, senhores, se constrói uma bela casa com suas ferramentas, trabalha como agricultor, balconista, zelador, médico, professor, como empresário, o que seja, você adora a Deus sinceramente se o fizer em nome do Senhor.

E vocês, rapazes e moças, quando vão à escola para estudar e sair com os amigos enquanto estão cientes da presença de Deus ao seu redor, isso é uma verdadeira adoração.

E, finalmente, todas as crianças, quando brincam, se divertem e desfrutam a vida, fazem
tudo pelo Senhor, com alegria e prazer, quando cantam suas músicas, batem palmas e dança, adoram a Deus verdadeira e plenamente, inclusive.

Lembre-se, Jesus foi acusado de violar o Shabat algumas vezes, porque não seguiu as regras dos homens. Até Deus quebra suas próprias regras para salvar uma vida como fez quando poupou o rei Davi, que invadiu o santo tabernáculo e comeu com seus homens o pão da proposição.

Jesus quebrou uma regra quando curou um homem e permitiu que seus discípulos comessem espigas de trigo no dia do Shabat.

Jesus violou a lei quando deixou a mulher adúltera libertar-se e não exigiu que trouxessem o homem adúltero com quem ela deitara na cama para ser apedrejado. Como ele não ousa seguir o que Moisés havia escrito?

"Vá e não peques mais" é a palavra de poder que liberta as pessoas da escravidão e as leva à Sua incrível graça e amor.

Eu sempre penso em quais foram as palavras que Jesus escreveu no solo naquele dia. Tenho certeza de que não foram os pecados daqueles homens que levaram a mulher a ser apedrejada. Claro que não. Jesus não é o acusador de nossos irmãos. Eu acho que sei o que ele escreveu. Provavelmente foi "faça aos outros o que você faria com você". Aleluia!

Se você ainda segue algumas regras simplesmente para obedecer às regras, ainda não está completamente livre. Sim, seguimos regras na vida, mas não estamos vinculados a elas ou a qualquer outra coisa porque viver pela Graça é uma verdadeira adoração. E é tão simples quanto isso.

“Pai Deus, oremos que nos liberte de regras e algemas religiosas. Nós rompemos todas as fortalezas religiosas. Nós levamos todo pensamento cativo para a liberdade em Jesus através do poder do Espírito Santo. Este véu é removido para a Glória de Deus e Jesus nos libertou. Que possamos vir e servi-Lo em tudo o que fizemos.” (Jim Neukam)

#COMOUM

Tradução: Filipe S.S. Gouvêa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário