quinta-feira, 10 de setembro de 2020

ESTUDO SOBRE O ANTICRISTO, AS BESTAS, OS CHIPS, E A HISTERIA COLETIVA SOBRE O FIM DO MUNDO. Josimar Salum





ESTUDO SOBRE O ANTICRISTO, AS BESTAS, OS CHIPS, E A HISTERIA COLETIVA SOBRE O FIM DO MUNDO. Josimar Salum 

Leia sem preconceitos ou pré-concepções Apocalipse 13. Sem interpretar com dados que você já tem. Leia como se fosse a primeira vez, como meu sobrinho de 12 anos leu uma vez e nos disse o que pensava. As bestas em Apocalipse não apontam para nenhuma indicação que sejam homens literais, como chifres semelhantes de um cordeiro também não. O texto de Apocalipse 13, 13? ... Fala de uma besta e uma segunda besta. Nenhuma das 29 passagens em Apocalipse onde aparecem a palavra “besta” se refere a homem. Nem uma sequer. 

E há dois versículos que mostram isto distintamente. 

“E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam a língua de dor.” Apocalipse‬ ‭16:10‬. A besta e os homens. Distinção entre besta e homens.

“E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército.” Apocalipse‬ ‭19:19‬. A besta e os reis da terra. Distintamente.

Há uma passagem interessante e a há quem diga que a besta e o falso profeta tem que ser homens pois afinal são lançados vivos no lago que arde com fogo e enxofre. Não necessariamente. Embora homens e mulheres ímpios serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre, este lago (o fogo eterno final diferente do inferno) não foi preparado por Deus para os homens.

“E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre.” Apocalipse‬ ‭19:20‬ 

“Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;” Mateus‬ ‭25:41‬

Não há nenhuma referência no livro de Apocalipse à expressão “anticristo”. É isto mesmo! Não aparece no texto sagrado a expressão anticristo sequer uma vez.

A única referência no Novo Testamento que parece apontar para este “anticristo” único - porque na verdade homem iníquo é a expressão que aparece - que porventura iria reinar e dominar o mundo teria sido feita por Paulo em Tessalonicenses. Mas este conceito não aparece em nenhuma outra carta de Paulo. Paulo ignora este assunto completamente em todas as outras cartas. 

“Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com ele, Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” 2Tessalonicenses‬ ‭2:1, 3-4‬ ‭

Primeiro, a vinda de Jesus e nossa reunião com Ele - conhecida como arrebatamento, embora o texto do Novo Testamento somente use esta expressão e em forma de verbo uma só vez em I Tessaloninces 4:17, ou seja, a Bíblia inteira não fala de arrebatamento, mas da vinda de Jesus e aqui de nossa reunião com Ele. O assunto do Novo Testamento não é arrebatamento, mas a vinda de Jesus. 

Segundo, diz aqui que a vinda de Jesus não ocorrerá ANTES que venha a apostasia. A apostasia já ocorre deste o segundo século e Paulo advertiu que ocorreria décadas antes de acontecer: Há referências bíblicas para esta afirmação. 

“Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios,” 1Timóteo‬ ‭4:1‬ 

Existem duas expressões usadas em relação a este assunto: últimos dias e últimos tempos. Fala-se tanto em últimos dias! Muitos dizem: “Vivemos nos últimos dias! Estes são os últimos tempos.”

Mas quando começarem os últimos dias. Seriam agora recentemente? Não. Os últimos dias foram inaugurados na descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Está é pois outra expressão que precisa ser desmistificada. 

“Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão; e farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor;” Atos‬ ‭2:15-20‬ 

Estes são os últimos dias ... Antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor. Os últimos dias começaram a 2000 anos atrás, a humanidade tem vivido os últimos dias durante dois mil anos e chegará ainda o glorioso Dia do Senhor, que é a Sua Vinda. 

Terceiro, a vinda de Jesus e nossa reunião com Ele não ocorreria antes da manifestação do homem do pecado, de sorte que se assentaria no templo de Deus. Inventaram aí esta coisa da reconstrução do templo judeu em Jerusalém para que este homem iníquo se assente neste futuro templo que os judeus estão preparando hoje. Estive lá! É um elefante branco, um projeto enorme, que tem gerado fábulas absurdas, como a de que está tudo preparado no subsolo onde a Mesquita islâmica está instaurada. Não entendem que Jesus com sua morte rasgou o verbo uma só vez para sempre. Nunca haverá construção de novo templo para adoração na Terra. Jesus deixou isto muito claro, meu Deus! “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João‬ ‭4:23-24‬

Ora, o templo de Herodes foi destruído no ano 70 DC e a assolação de que falou o profeta Daniel se manifestou neste templo antes de sua destruição. Jesus anunciou isto! O iníquo foi revelado na ocupação de Jerusalém. O iníquo era o imperador romano. E o historiador judeu Josefo faz inúmeras referências a este tempo.

“Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo (quem lê, que entenda), então, os que estiverem na Judeia, que fujam para os montes; e quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; e quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes. Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias! E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado, porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias. Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui ou ali, não lhe deis crédito, porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mateus‬ ‭24:15-24‬

Por que fala de fuga? Porque o império romano iria enviar seus soldados para invadir a Judeia, cercar Jerusalém, destruir a cidade e o templo. Os discípulos criam tanto nisto que não há registro de nenhum discipulo que tenha morrido em Jerusalém durante este cerco. Todos fugiram. Já começa anos mais tarde em Atos 8:1 quando os discípulos foram dispersos de Jerusalém porque praticamente não cumpriram Atos 1:8 conforme Jesus tinha ordenado. 

Este templo nunca mais seria construído para adoração a Deus. É uma blasfêmia e uma afronta crer que um novo templo seria erguido em Israel para oferecimento de sacrifícios de animais, quando o Cordeiro de Deus já foi oferecido uma vez por todas.

Quarto, Paulo afirma que este iníquo estava sendo detido por uma coisa ou alguém. O texto não diz que é a Igreja, não diz que é o Espírito Santo, apenas diz: “Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado; e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade.” 2Tessalonicenses‬ ‭2:7-12‬. 

A única referência deste alguém que o detém, no texto, é o próprio Deus. 

E se como está relacionado a vinda de Jesus, somente Ele pode esclarecer quando será Sua vinda. 

“Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.” Atos‬ ‭1:6-7‬

“E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, MAS AINDA NÃO É O FIM. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes (coronavirus?, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores.

E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.

Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.” Mateus‬ ‭24:1-3, 6-8, 11, 13-14‬ ‭

O fim vem - que não é fim significando destruição final - quando o Evangelho do Reino for pregado em todo mundo, em testemunho a todas as nações (grego ethnos).

Quinto, Paulo escreveu aos crentes em Tessalonicenses nos anos 50 DC. Os tessalonicenses acreditavam tanto que Jesus estava vindo que Paulo escreveu estas cartas para praticamente dizer a eles. “Desarrumem as malas!” Jesus vem, mas não é agora.  Vão trabalhar, cuidar da vidas e das responsabilidades de vocês.”

“Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos e exortamos, por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.” 2Tessalonicenses‬ ‭3:10-12‬

Está ideia de preparar-se ou estar preparado para a vinda de Jesus é estranha a Bíblia. Você ouve: “Temos de nos preparar para vinda de Jesus! Você está preparado para encontrar com Deus?” Que preparo é este? Orar mais? Estar vigilante? O que seria? Irmãos, o que faz o homem ser ou estar preparado é o Espírito Santo, a única garantia de nossa redenção. Se você tem o Espírito de Deus você já está preparado. 

“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;” Efésios‬ ‭1:13‬ ‭

Segundo Apocalipse 13, a segunda besta engana aos que habitam na Terra com sinais, e todas as descrições do texto. 

O imaginário de milhões de pessoas hoje passou a atribuir o advento do chip como esta tecnologia para encaixar na narrativa deste texto da marca na testa e na mão. 

Este raciocínio e agora de tanto repetirem como uma ladainha intermitente se tornou “verdade” é completamente desconhecido por João. João não viu nenhum! Não há indicação para isto. 
E nem eu nem você precisamos de chip para ser monitorado. Todo menino e
toda menina praticamente nasce com um com CPF (no Brasil) e um SSN-Social Security Number (nos Estados Unidos). Somos monitorados hoje em tudo. Se não tiver um cartão de crédito (todos tem chip) não podemos comprar nem vender. Tive uma crise de saúde física enquanto estava viajando e os paramédicos vieram me socorrer e com um número que eu lhes dei eles já tinham todo o meu prontuário médico e puderem me tratar ali mesmo no saguão do aeroporto de Fort Lauderdale! Somos filmados por câmeras desde que saímos de casa até quando retornamos. Nosso carro tem GPS, laptops, IPhones, tudo com chip! Não podemos comprar bem vender sem chips! Isto não significa nada em relação ao nosso relacionamento com Jesus. Quem cuida de nós é somente Ele. Não assuste e não pare de ler por conta do que irá ler agora. Porém encher meu corpo dos pés a cabeça de chips, eu sempre continuarei sendo de Jesus, vivendo para Jesus, e se preciso for sofrendo por Jesus. 

Então Deus também tem um chip para colocar na testa de alguns? Leia!

“E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela. E aos outros disse, ouvindo eu: Passai pela cidade após ele e feri; não poupe o vosso olho, nem vos compadeçais. Matai velhos, e jovens, e virgens, e meninos, e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não vos chegueis; e começai pelo meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa.” Ezequiel‬ ‭9:4-6‬ ‭ARC‬‬

As únicas passagens em toda a Bíblia que usam a expressão “anticristo” são estas:

“Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora.” 1João‬ ‭2:18‬ 

Vem o anticristo, mas muitos já se tem feito anticristos. Então, não é somente um! Ignore aí em sua cabeça está figura de alguém que dominará o mundo, pois os textos não falam disto! Reconheço que é preciso fazer um esforço enorme para eliminar este pré-conceito enorme da cabeça. 

“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.” 1João‬ ‭2:22‬

Aquele que nega que Jesus é o Cristo (o Messias) é o anticristo, este mesmo que nega o Pai e o Filho. Ora, qualquer um pode ser o anticristo. Qualquer um! Pois o anticristo é aquele que nega que Jesus é o Messias, nega o Pai e nega o Filho! É muito simples! Não tem como complicar. É muito simples! Mas criaram uma narrativa enorme em cima de algo que a Bíblia não ensina.

“E todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo.” 1João‬ ‭4:3‬ 

Onde na Bíblia aparece esta expressão “anticristo” ligado a um dominador do mundo? Ora, Xi Jinping é um antiCristo. Veja suas obras! Veja o que faz contra os discípulos de Jesus.

Kim Jong-un da Coreia do Norte é um anticristo! Informe-se sobre o que faz contra a Igreja! Quando estive no Egito visitando os irmãos e irmãs da igreja perseguida eles nos disseram que o Islamismo é o anticristo e que Maomé é o falso profeta. 

Mas análise bem a pregação e a vida de alguns pregadores modernos que negam a Jesus e Seu Evangelho bem diante de nós todos os dias, nas igrejas, no YouTube, na Televisão! 

Mas pergunte a estes irmãos da China e da Coreia sobre grande tribulação, perseguição, e nos dirão que já experimentam há décadas tudo isto. 

Sobre este anticristo que virá dominar o mundo, é fruto da interpretação deste texto: 

“Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços. E, quanto às dez pontas, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros e abaterá a três reis. E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues nas suas mãos por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Mas o juízo estabelecer-se-á, e eles tirarão o seu domínio, para o destruir e para o desfazer até ao fim. E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão.” Daniel‬ ‭7:23-27‬ ‭ARC‬

Na história, o quarto animal, é claramente o império romano. Hoje, poderia ser o Islã? Poderia ser os chineses? Poderia ser a Rússia? Não me interessa, sinceramente, tratar disto aqui. 

O que me enche de esperança é o que o texto se refere aos santos: “E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão.” 

Não é a manifestação de um anticristo e um controle total da humanidade por Satanás que esperamos. Isto é um delírio impetrado pelo engano da besta que é Satanás. 

“E viu-se outro sinal no céu, e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.” Apocalipse‬ ‭12:3-4‬ 

A antiga serpente, o dragão vermelho é Satanás, a besta do Apocalipse que se manifesta de algumas formas. 

Essa a seguir é a demonstração épica que ocorreu na crucificação de Jesus, que culminou com as trevas cobrindo toda a Terra e terremotos sacudindo desde Jerusalém até os confins da Terra.  

“E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.”
‭‭Apocalipse‬ ‭12:7-9‬ ‭ARC‬‬

Eis o que esperamos! Não temas, filhos e filhas de Deus.

“E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.” Apocalipse‬ ‭11:15‬ 

“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte. Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.” Apocalipse‬ ‭12:11-12‬ ‭

#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário