segunda-feira, 27 de setembro de 2021

A ORIGEM DA FAMÍLIA SALUM NO LÍBANO: Uma ação da providência de Deus! Por Josimar Salum


 

A ORIGEM DA FAMÍLIA SALUM NO LÍBANO: Uma ação da providência de Deus! Por Josimar Salum


No último dia da viagem ao Líbano (23/9/2021) visitamos uma parte da montanha Shuf em uma das regiões onde crescem os cedros do Líbano. Esta região é habitada pelos drusos, uma seita do islamismo. Referi-me a isto no artigo em que menciono que tenho orado por eles e pelos curdos há pelo menos 23 anos quando tomei conhecimento pelo meu amigo Pr David Botelho de que na época não se tinha conhecimento de que havia nem um discípulo de Jesus entre eles.  


Uma das últimas cidades pelas quais passamos antes de chegar na montanha dos cedros é Mokhatara, que significa “O Escolhido” onde visitamos um palácio construído há 300 anos, ocupado pela família do líder dos drusos Kamal Joumblat que foi assassinato em 1977.


E quem são os drusos? Pelas informações que pude pesquisar na internet e de conversações com Elie Lteif, um discípulo de Baadaran, perto de Mokhatara, os drusos seguem uma religião derivada do islamismo, mas com identidade própria, concentrada na região do Levante – Líbano, Síria e Israel, além de uma Diáspora muito forte na Venezuela.


No Líbano, os drusos seguem seus líderes, sendo o mais importante deles Walid Jumblat. Atualmente, mantém uma posição de independência na política libanesa, navegando para diferentes lados de acordo com o faro político de Jumblat, uma das figuras políticas mais respeitadas do mundo árabe. Mas há facções drusas rivais dele. E os drusos costumam viver no Shuf, que é uma porção dos montes do Líbano um pouco ao sul da costa de Beirute.


Encontramos no Wikipédia o seguinte: 


Os drusos são uma pequena comunidade religiosa autónoma, que reside sobretudo no Líbano, em Israel, na Síria, na Turquia e na Jordânia e em outros países e seguem um modelo social muito semelhante ao dos Árabes da região. Não são considerados muçulmanos pela maioria dos muçulmanos da região, apesar de alguns drusos dizerem que a sua religião é islâmica. A maioria dos drusos considera-se árabe, apesar de alguns drusos israelenses não se considerarem como tal. Existem cerca de um milhão de drusos em todo o mundo, a maioria dos quais vivendo no Médio Oriente.


Pois bem, como mencionei, para minha surpresa o motorista que nos assistiu em toda a viagem, este irmão amado, Elie Lteif é da cidade de Mokhatara. 


Nos últimos nove dias estive pesquisando sobre a origem dos Salum (Salloum), até achei na região do Valle de Baca uma farmácia com o nome Farmácia Salloum. Mas foi Elie (Elias) que neste último dia informou que a cidade do palácio é o berço da família Salloum no Líbano e muitos da família ainda residem na cidade. 


Os Salloum são drusos de origem libanesa. Drusos? Então estive este tempo todo orando pela salvação de descendentes de onde meu bisavô Moussa Girgi Salloum veio ? 


A versão brasileira do nome é Mussi (Mucci) Jorge Salum, pai do meu avô Jamil Jorge Salum, Joaquim Jorge Salum, José Jorge Salum, Jorge Salum e tiveram uma irmã Carmem, eu a conheci como tia Carmita.  


Consegue imaginar a providência de Deus este tempo todo que estive e ainda estou orando pelos drusos exatamente de onde minha família por parte de mãe vem ? E que o primeiro druso que agora tenho notícia de ter se tornado discípulo de Jesus foi exatamente meu bisavô ?


Se estava maravilhado com centenas de curdos convertidos a Jesus meu coração ficou jubiloso  mais ainda em ouvir dos centenas de drusos igualmente salvos. Eles estão recebendo a Jesus em reuniões nas casas mesmo correndo risco de serem mortos por se tornarem discípulos de Jesus. Nossos ascendentes vieram das montanhas onde nascem e crescem os cedros do Líbano.


Você consegue perceber minha admiração em constatar que estava orando por um povo de onde vem meu bisavô, sem saber ? Só o Espírito Santo para fazer uma coisa assim ! Glória ao nosso Eterno Pai! 










#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário