terça-feira, 7 de abril de 2020


Sobre as Primícias de Deus
Josimar Salum & David Fonseca

ALERTA: NÃO TEM NADA A VER COM DINHEIRO! 

“Segundo a Sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.” Tiago‬ ‭1:18‬ 

São primícias somente os que foram gerados pela Palavra da Verdade! 

“Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem.” 1Coríntios‬ ‭15:20‬ ‭

Aqui é muito Interessante! Quem vem na Vinda de Jesus? Por sua ordem, Cristo, as primícias - Por que está no plural? - depois os que são de Cristo. Os que são de Cristo vêm igualmente com Jesus? É isto o que o texto diz! 

“Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.” 1Coríntios‬ ‭15:23‬

“Porque a ardente expectação da criatura espera * a manifestação dos filhos de Deus. * Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, *para a liberdade da glória dos filhos de Deus. * Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” Romanos‬ ‭8:19-23‬ 

O grande espetáculo da vinda de Jesus não é simplesmente a vinda Dele, mas a manifestação dos filhos. A glorificação final de Sua Criação. 

“Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” Romanos‬ ‭8:29-30‬

Se Jesus glorioso é extraordinariamente maravilhoso imagine, tente imaginar, bilhões de filhos iguais a Ele aparecendo na Sua Vinda. Se contemplar o Rei na Sua glória é algo de tirar o fôlego e de proporcionar um gozo infinito e exagerado além do que podemos imaginar, pense em bilhões de “Jesus” manifestando ao mesmo tempo. O eterno propósito de Deus cumprindo num abrir e piscar de olhos. 

A verdade é que toda criação é conectada, é uma peça só e tudo ligado em Cristo sendo Ele segundo Provérbios 8 a sabedoria, o primeiro. Pelo texto de Tiago toda a criação vem com Ele no Reino. Por isso que diz que Ele reconciliou consigo todas as coisas. Não só o homem. 

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas‬ ‭19:10‬. 

Os versículos seguintes Jesus traz uma revelação poderosa se Seu Reino. Vê que Jesus praticamente não fala de um Evangelho do céu, mas do Evangelho do Reino. “E, ouvindo eles essas coisas, ele prosseguiu e contou uma parábola, porquanto estava perto de Jerusalém, e cuidavam que logo se havia de manifestar o Reino de Deus. Disse, pois: Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois. E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas e disse-lhes: Negociai até que eu venha. E, quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai- os diante de mim.” Lucas‬ ‭19:11-13, 27‬

“Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, *por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.” * Colossenses‬ ‭1:13-20

A ideia de que Jesus vem nos buscar não tem fundamento na Bíblia, porque segundo a Bíblia estamos (ou somos) em Cristo, um só corpo com Ele. Ele
não pode vir nos buscar se estamos Nele. Trata-se da manifestação de Seu Reino e o que isto significa, quais as implicações desta manifestação!

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;” Efésios‬ ‭1:3, 7, 9-10‬

O Reino não se trata de um lugar, de uma morada. A nova criação é em Cristo. Nós somos a Nova Criação. As moradas somos nós! 

“Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” João‬ ‭14:23‬ 

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criação é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2Coríntios‬ ‭5:17‬. A palavra não é criatura, mas criação. 

“Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas e mediante quem tudo existe, *trazendo muitos filhos à glória, * consagrasse, pelas aflições, o Príncipe da salvação deles.” Hebreus‬ ‭2:10‬ ‭

“Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” ‭‭1Tessalonicenses‬ ‭4:15-17‬ ‭

A expressão  “os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor” tem este significado: ficarmos vivos, do grego “perileipomai” é “para ser deixado restante”, Eu deixo para trás; sou deixado para trás, permaneço. “Left behind” em inglês. Quem é deixado para trás? Estes que são deixados para trás são arrebatados! 

Leia novamente sem impor ao texto o que ele não diz. O que o texto diz? Que “depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1Tessalonicenses‬ ‭4:17‬ ‭

Quem é arrebatado? Os que são deixados para trás e os que dormiam em Cristo. Seremos arrebatados juntamente. O arrebatamento não é somente para os que permanecerem para vinda de Jesus, mas igualmente para os que Ele ressuscitará no último dia. Assim, não se trata de ser atrancado da Terra, pois os que dormem em Cristo já não estavam mais aqui. 

“Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força.” 1Coríntios‬ ‭15:23-24‬ ‬‬

Os que são de Cristo são os que estão vivos para a Sua vinda juntamente com os que são ressurretos na Sua vinda. 

A palavra grega para arrebatar é 
“harpazo” não não significa em lugar nenhum ser tirado para fora. Significa “apropriadamente, aproveite à força;  arrebatar, repentina e decisivamente - como alguém agarrando recompensa (despojo, um prêmio);  tomar por uma exibição aberta de força (ou seja, não secretamente).

“Porque convém que (Jesus) reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. (Jesus reina hoje!) Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em incorrupção. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” 1Coríntios‬ ‭15:25-26, 35, 42, 49-50

#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário