Mostrando postagens com marcador aliança. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador aliança. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

CASAMENTO É UMA ALIANÇA INDISSOLÚVEL. Josimar Salum & Marcos Sá


CASAMENTO É UMA ALIANÇA INDISSOLÚVEL.

Josimar Salum & Marcos Sá

Meus irmãos, vejo que perdemos a essência do entendimento que nosso Pai estabeleceu, antes até, do que a lei, do que o matrimônio e até do que o pecado...A nossa união matrimonial é hoje e sempre o que Deus estabeleceu desde o princípio, quando nos formou um, homem e mulher, e nos chamou de Adão. Por isso que o "que Deus uniu, não separe o homem". Se Deus fez "um", por que pensamos em "dois juntos"?

Deus criou UM! 

“Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade.” Malaquias‬ ‭2:15‬‬‬. 

Mas antes de entrar nessa definição, gostaria de levar os irmãos a entenderem o conceito real da lei, segundo a intenção real do Pai, pois foi isso que perdemos.

Somos presos as letras, e com isso deixamos de ouvir "a Palavra". Portanto, vamos deixar que o Verbo Vivo nos ensine.

““Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’. Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.” Mateus‬ ‭5:31-32‬ ‭NVI‬‬

Jesus, a partir do verso 17 de Mateus 5 fala sobre a lei de Moisés, e nesse trecho eu gosto muito da versão NTHL:

“— Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo.” Mateus‬ ‭5:17‬ ‭NTLH‬‬

Jesus vai dando, nos textos, à frente o sentido completo da vontade de Deus em cada mandamento, e diz no verso 20 o seguinte:

“Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus.” Mateus‬ ‭5:20‬ ‭NTLH‬‬

Temos que ser mais fiéis para cumprir a vontade de Deus do que os mestres da lei. Temos que entender qual é a vontade de Deus além do que está escrito, isso é mais do que só cumprir regras e ritos.

Com esse pensamento, Jesus vai citando as leis aos mestres e dando a elas a real importância do cumprimento delas, pois eles cumpriam a lei por regra, sem estarem com os corações voltados à vontade de Deus.

Por esse motivo, vejo que Jesus não está dando uma ordem, e sim, um ensinamento, uma lição: "se vocês querem cumprir regras, então cumpram essas".

Se fosse um mandamento literal, os versos anteriores precisariam ser também:

— Vocês ouviram o que foi dito: “Não cometa adultério.” Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração. Portanto, se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser atirado no inferno. Se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ir para o inferno.” Mateus‬ ‭5:20, 27-30‬ ‭NTLH‬‬

Não tenho visto ninguém arrancando o olho ou a mão, mesmo quando se comete adultério de forma literal … 

Na verdade, Jesus inverte os valores do que a lei representava, pois em Dt 24:1 a 4 a lei permite dar carta de divórcio por qualquer motivo, a pessoa não mantém seu casamento por amor, e sim, por satisfação e agrado pessoais.

“Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa. Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem, e se este último homem a aborrecer, e lhe fizer escrito de repúdio, e lho der na sua mão, e a despedir da sua casa ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer, então, seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la para que seja sua mulher, depois que foi contaminada, pois é abominação perante o Senhor; assim não farás pecar a terra que o Senhor, teu Deus, te dá por herança.” Deuteronômio‬ ‭24:1-4‬ ‭ARC‬‬

Mas em Dt 22:28 e 29 diz que não poderia ter divórcio após o acontecimento de um ato sexual ilícito!

“Quando um homem achar uma moça virgem, que não for desposada, e pegar nela, e se deitar com ela, e forem apanhados, então, o homem que se deitou com ela dará ao pai da moça cinquenta siclos de prata; e, porquanto a humilhou, lhe será por mulher; não a poderá despedir em todos os seus dias.” Deuteronômio‬ ‭22:28-29‬ ‭

Como? 

A união se tornava indissolúvel baseado num ato pecaminoso, e não podia dar carta de divórcio por qualquer motivo.

Vejo que perdemos a essência do que era a vontade de Deus desde o princípio...

“Jesus respondeu: — Moisés deu essa permissão por causa da dureza do coração de vocês; mas no princípio da criação não era assim.” Mateus‬ ‭19:8‬ ‭NTLH‬‬

Por mais que a lei foi escrita inspirada por Deus, segundo Jesus, a lei do divórcio foi escrita baseada na dureza do coração do homem...

Se voltarmos ao princípio, antes de tudo, onde podemos ver a vontade de Deus, poderemos, como Adão, dizer: "Essa é carne da minha carne" (UM)... Mas se deixarmos para ver o relacionamento de uma só carne após a queda, falaremos como Adão: "a mulher que tu me deste" (dois indivíduos).

Nosso Pai quer expressar no matrimônio o que Ele constituiu um, desde o princípio da criação, pois Ele nos fez um, homem e mulher, e chamou de Adão:

“...No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez; homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados.” Gênesis‬ ‭5:1-2‬ ‭ARA‬‬

“Existe outra coisa que vocês fazem: gemem e choram, cobrindo de lágrimas o altar de Deus porque ele já não aceita mais os sacrifícios que vocês oferecem. E cada um de vocês pergunta: “Por quê?” É porque Deus sabe que você tem sido infiel à sua esposa, a mulher com quem casou quando era moço. Ela era sua companheira, mas você quebrou a promessa que fez na presença de Deus de que seria fiel a ela. Não é verdade que Deus criou um único ser (DEUS CRIOU UM), feito de carne e de espírito? E o que é que Deus quer dele? Que tenha filhos que sejam dedicados a Deus. Portanto, tenham cuidado para que nenhum de vocês seja infiel à sua mulher.” Malaquias‬ ‭2:13-15‬ ‭NTLH‬‬

Não é verdade que Deus criou "um único ser"?

Será que representamos em nosso matrimônio um único ser?

Será que temos a consciência que eu e o meu cônjuge somos um?

Ou será que estamos separando, com pensamentos de indivíduos, quem Deus fez um, desde o princípio?

Quando Deus falou "façamos", formou o homem e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e ele se tornou alma vivente...

Depois o fez cair em profundo sono, retirou uma costela, fechou o local com carne, e formou a mulher dessa costela.

Note que Deus não soprou novamente nas marinas da mulher, tornando-a alma vivente...

O Senhor já tinha soprado o fôlego de vida "neles", a alma era a mesma, era única, como um só ser. Por isso estavam nus e não se envergonhavam, pois não se viam como indivíduos, mais como um só ser.

É esse entendimento que o Senhor quer restaurar em nossos matrimônios, pois imediatamente o perdemos na queda.

Sinceramente existem casais casados que nunca foram uma só carne, pois sempre pensaram de si mesmos como indivíduos, buscando seus próprios interesses, sacrificando o cônjuge em prol da sua vontade.

Quando na verdade, teria que ser ao contrário, fazendo do rito do casamento um ritual de morte, matando meu pensamento de indivíduo, para dar lugar à vida da família, de uma só carne.

Percebam que já estamos adulterando a vontade do Pai, quando constituímos família com intuitos individuais pessoais, estamos separando o que o Senhor criou para ser um, por isso temos morrido em nossos delitos e pecados... E este individualismo se expressa em contas correntes separadas, agendas individualizadas, queremos viver como solteiros mesmo depois de casados.

Vou tentar ilustrar a profundidade de sermos um:

Tenho um filho lindo, fruto da minha união com minha esposa.

Ele representa corporalmente o ser "um" entre mim e minha esposa, pois cromossomicamente ele é “metade eu e metade minha esposa”, ele é "um de nós". Quem tem ouvidos, ouça.

Por mais que o meu filho se manifestou como homem, biologicamente ele é metade meu e metade sua mãe, mesmo sendo um macho. 

Se eu quisesse que ele fosse 100% eu, e tirasse dele a parte de sua mãe, sabe o que aconteceria com ele? MORRERIA!

Querem saber de uma coisa? Quando casamos novamente com outra pessoa divorciada, estamos casando com um cadáver, pois quando o ser é um e se separa, ele morre...

Essa afirmação parece radical, mas no profundo do que Deus estabeleceu em sua essência, é o que é a separação do que Deus uniu.

Foi o que morreu instantaneamente em Adão e Eva, pois não se reconheciam como "um" mais... eram dois e divididos, morreram.

Mas não se enganem, não é um rito cerimonial que nos faz ser um, e sim, uma transformação de entendimento, um ato do Espírito Santo.

Deus não leva em conta os tempos da ignorância, e Ele não nos chama a escravidão, mas a liberdade. Por isso, precisamos nos arrepender e voltarmos as práticas do "princípio", do primeiro amor...

Não é uma certidão de casamento que nos fará um com o nosso cônjuge, e nem, deixar de ter uma certidão, não me fará um divorciado. O que nos une é Cristo. Grande é esse mistério! Que nossos matrimônios sejam a maquete desse grande mistério, Cristo e sua Noiva sendo UM!


#ASONE

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Casamento é uma Aliança Indissolúvel. Marcos Sá & Josimar Salum


CASAMENTO É UMA ALIANÇA INDISSOLÚVEL. 
Marcos Sá & Josimar Salum 

Meus irmãos, vejo que perdemos a essência do entendimento que nosso Pai estabeleceu, antes até, do que a lei, do que o matrimônio e até do que o pecado...

A nossa união matrimonial representa hoje e sempre o que Deus estabeleceu desde o princípio, quando nos formou um, homem e mulher, e nos chamou de Adão. Por isso que o "que Deus uniu, não separe o homem". Se Deus fez "um", porque pensamos em "dois juntos"?

Deus criou UM! “Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade.” Malaquias‬ ‭2:15‬‬‬. 

Mas antes de entrar nessa definição, gostaria de levar os irmãos a entenderem o conceito real da lei, segundo a intenção real do Pai, pois foi isso que perdemos.

Somos presos as letras, e com isso deixamos de ouvir "A Palavra". Portanto, vamos deixar que o Verbo Vivo nos ensine.

““Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’. Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.” Mateus‬ ‭5:31-32‬ ‭NVI‬‬

Jesus, a partir do verso 17 de Mateus 5 que fala sobre a lei de Moisés, e nesse trecho eu gosto muito da NTHL:

“— Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo.” Mateus‬ ‭5:17‬ ‭NTLH‬‬

Jesus vai dando, nos textos, à frente o sentido completo da vontade de Deus em cada mandamento, e diz no verso 20 o seguinte:

“Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus.” Mateus‬ ‭5:20‬ ‭NTLH‬‬

Temos que ser mais fiéis para cumprir a vontade de Deus do que os mestres da lei. Temos que entender qual é a vontade de Deus além do que está escrito, isso é mais do que só cumprir regras e ritos.

Com esse pensamento, Jesus vai citando as leis aos mestres e dando a elas a real importância do cumprimento delas, pois eles cumpriam a lei por regra, sem estarem com os corações voltados a vontade de Deus.

Por esse motivo, vejo que Jesus não está dando uma ordem, e sim, um ensinamento, uma lição: "se vocês querem cumprir regras, então cumpram essas".

Se fosse um mandamento literal, os versos anteriores precisariam ser também:

— Vocês ouviram o que foi dito: “Não cometa adultério.” Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração. Portanto, se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser atirado no inferno. Se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ir para o inferno.” Mateus‬ ‭5:20, 27-30‬ ‭NTLH‬‬

Não tenho visto ninguém arrancando o olho ou a mão, mesmo quando se comete adultério de forma literal...

Na verdade, Jesus inverte os valores do que a lei representava, pois em Dt 24:1 a 4 a lei permite dar carta de divórcio por qualquer motivo, a pessoa não mantém seu casamento por amor, e sim, por satisfação e agrado pessoais.

“Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa. Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem, e se este último homem a aborrecer, e lhe fizer escrito de repúdio, e lho der na sua mão, e a despedir da sua casa ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer, então, seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la para que seja sua mulher, depois que foi contaminada, pois é abominação perante o Senhor; assim não farás pecar a terra que o Senhor, teu Deus, te dá por herança.” Deuteronômio‬ ‭24:1-4‬ ‭ARC‬‬

Mas em Dt 22:28 e 29 diz que não poderia ter divórcio após o acontecimento de um ato sexual ilícito!

“Quando um homem achar uma moça virgem, que não for desposada, e pegar nela, e se deitar com ela, e forem apanhados, então, o homem que se deitou com ela dará ao pai da moça cinquenta siclos de prata; e, porquanto a humilhou, lhe será por mulher; não a poderá despedir em todos os seus dias.” Deuteronômio‬ ‭22:28-29‬ ‭

Como? 

A união se tornava indissolúvel baseado num ato pecaminoso, e NÃO podia dar carta de divórcio por qualquer motivo.

Vejo que perdemos a essência do que era a vontade de Deus desde o princípio...

“Jesus respondeu: — Moisés deu essa permissão por causa da dureza do coração de vocês; mas no princípio da criação não era assim.” Mateus‬ ‭19:8‬ ‭NTLH‬‬

Por mais que a lei foi escrita inspirada\por Deus, segundo Jesus, a lei do divórcio foi escrita baseada na dureza do coração do homem...

Se voltarmos ao princípio, antes de tudo, onde podemos ver a vontade de Deus, poderemos, como Adão, dizer: "essa é carne da minha carne" (UM)... Mas se deixarmos para ver o relacionamento de uma só carne após a queda, falaremos como Adão: "a mulher que tu me deste" (dois indivíduos).

Nosso Pai quer representar no matrimônio o que Ele constituiu um, desde o princípio da criação, pois Ele nos fez um, homem e mulher, e chamou de Adão:

“...No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez; homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados.” Gênesis‬ ‭5:1-2‬ ‭ARA‬‬

“Existe outra coisa que vocês fazem: gemem e choram, cobrindo de lágrimas o altar de Deus porque ele já não aceita mais os sacrifícios que vocês oferecem. E cada um de vocês pergunta: “Por quê?” É porque Deus sabe que você tem sido infiel à sua esposa, a mulher com quem casou quando era moço. Ela era sua companheira, mas você quebrou a promessa que fez na presença de Deus de que seria fiel a ela. Não é verdade que Deus criou um único ser (DEUS CRIOU UM), feito de carne e de espírito? E o que é que Deus quer dele? Que tenha filhos que sejam dedicados a Deus. Portanto, tenham cuidado para que nenhum de vocês seja infiel à sua mulher.” Malaquias‬ ‭2:13-15‬ ‭NTLH‬‬

Não é verdade que Deus criou "um único ser"?

Será que representamos em nosso matrimônio um único ser?

Será que temos a consciência que eu e o meu cônjuge somos um?

Ou será que estamos separando, com pensamentos de indivíduos, quem Deus fez um, desde o princípio?

Quando Deus falou "façamos", formou o homem e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e ele se tornou alma vivente...

Depois o fez cair em profundo sono, retirou uma costela, fechou o local com carne, e formou a mulher dessa costela.

Note que Deus não soprou novamente nas marinas da mulher, tornando-a alma vivente...

O Senhor já tinha soprado o fôlego de vida "neles", a alma era a mesma, era única, como um só ser. Por isso estavam nus e não se envergonhavam, pois não se viam como indivíduos, mais como um só ser.

É esse entendimento que o Senhor quer restaurar em nossos matrimônios, pois imediatamente o perdemos na queda.

Sinceramente existem casais casados que nunca foram uma só carne, pois sempre pensaram como indivíduos, buscando seus próprios interesses, sacrificando o cônjuge em prol da sua vontade.

Quando na verdade, teria que ser ao contrário, fazendo do rito do casamento um ritual de morte, matando meu pensamento de indivíduo, para dar lugar à vida da família, de uma só carne.

Percebam que já estamos adulterando a vontade do Pai, quando constituímos família com intuitos individuais pessoais, estamos separando o que o Senhor criou para ser um, por isso temos morrido em nossos delitos e pecados...

Vou tentar ilustrar a profundidade de sermos um:

Tenho um filho lindo, fruto da minha união com minha esposa.

Ele representa corporalmente o ser "um" entre mim e minha esposa, pois cromossomicamente ele é metade eu e metade minha esposa, ele é "um de nós", (Quem tem ouvidos, ouça).

Por mais que o meu filho se manifestou como homem, biologicamente ele é metade meu e metade sua mãe.

Se eu quisesse que ele fosse 100% eu, e tirasse dele a parte de sua mãe, sabe o que aconteceria com ele? MORRERIA!

Querem saber de uma coisa? Quando casamos novamente com outra pessoa divorciada, estamos casando com um cadáver, pois quando o ser é um e se separa, ele morre...

Essa fala acima parece radical, mas no profundo do que Deus estabeleceu em sua essência, é o que representa a separação do que Deus uniu.

Foi o que morreu instantaneamente em Adão e Eva, pois não se reconheciam como "um" mais...

Mas não se enganem, não é um rito cerimonial que nos faz ser um, e sim, uma transformação de entendimento.

Deus não leva em conta os tempos da ignorância, e Ele não nos chama a escravidão, mas a liberdade. Por isso, precisamos nos arrepender e voltarmos as práticas do "princípio", do primeiro amor...

Não é uma certidão de casamento que nos fará um com o nosso cônjuge, e nem, deixar de ter uma certidão, não me fará um divorciado. O que nos une é Cristo. Grande é esse mistério! Que nossos matrimônios sejam a maquete desse grande mistério, Cristo e sua Noiva sendo UM!

#ASONE

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Raquel e Victor!


Você, Raquel, você Victor, são originais, genuínos, especiais, criados por Deus, primeira geração! 

Vocês são vocês, criados, únicos! Como se Deus tivesse acabado de criar hoje mesmo, Adão e mulher, os primeiros! Não há outro! Nunca houve! Não há outra! Nunca houve! 

Suas impressões digitais atestam isto! Seus olhos confirmam! Não hã e não haverá outro para você, Raquel! Não há e não haverá outra para você, Victor! 

E Deus disse: Deixará o homem seu pai e sua mulher e se unirão e serão um! 

Casamento é Aliança, não é contrato! A jornada começou e logo serão UM! Na descendência! Como Salomão não pode partir aquela criança ao meio! Indivisível! Deus! Deus! Deus uniu! E ninguém poderá separar. Orando por vocês! 

Josimar Salum

domingo, 29 de junho de 2014

Relacionamentos

Josimar Salum


Todos os humanos somos inclinados a medir as pessoas pelas suas fraquezas e julgá-las pelas suas palavras e ações momentaneas. Deus que vê o coração nos ensina a conhecê-las pelos seus frutos. Julgamos tudo por eventos desconectados e mantemos a maioria dos relacionamentos por interesse. Para ser um amigo verdadeiro tem que parar de julgar, permanecer quando outros desistem e relacionar-se pelo simples desejo de ser amigo, custe o que custar, e isto só acontece quando o outro corresponde do mesmo modo.

Precisamos guardar o coração do ódio, a mente de pensamentos que perturbam e as emoções de sentimentos que amarguram, porque quem anda com Jesus vive em Amor, perdoa sempre, é leve e cheio de Paz!

Quem ama a si mesmo sem amar o próximo é egoísta. Por isto Jesus disse: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo! 

Perdoar é uma grande perda; consciente, definitiva, libertadora, para acabar de vez com a dor. Quem perdoa absolve si mesmo primeiro.


Amigo é o próximo que permanece.





"Eu sou irmão de Deus." Romanos 8:29


Tem gente que fala e age por conveniência. Isto é dissimulação. Debaixo deste espírito de engano não conseguem andar na Luz. Sem Luz não há comunhão. Sem comunhão o sangue de Jesus não purifica de todo pecado. Quem anda na Luz percebe estas obras más e assiste silencioso. Aqueles nunca poderão prevalecer. Jamais prosperarão. Que pena!


Olhando ao redor sempre encontramos todo o tipo de erros e falhas, motivos para criticas severas e expectativas de que outros acertem. Tudo isto é fácil e confortável porque se aplica aos outros.

Você vai descobrir mais cedo ou mais tarde na Cultura Norte-Americana - e isso não é bom - que alguns de seus amigos americanos não tinham uma amizade verdadeira contigo, tudo o que tinham era uma relação de negócios. 

O que importa é quem realmente somos e a consciência do que temos feito. Quem vive a espera ser reconhecido vai viver sempre frustrado.

Não há nada melhor que viver sem mágoa ou amargura, coração sarado, e asssim pregar a Verdade em Amor. Sei, porém, que a Verdade sempre ofenderá alguém. E a pregação açucarada sempre fará as pesssoas se sentirem muito bem, encherem-se de esperança, como que tomando um remédio para dor, mas que não cura a infecção e como que construindo um castelo colorido, mas de papel. 


Alguém que é chamado de irmão em Cristo não quer falar com alguém que é chamado de irmão também. Entre os pastores e líderes isso é comum. Perdão ultimamente não significa reconciliação, e muito menos restauração. Eu vejo isso acontecendo cada vez mais dentro do que chamamos de igreja. O Espírito Santo chama este comportamento ódio. Quem pratica isto pode até ser chamado de cristão, mas nunca foi nascido de novo, continua a ser um inimigo de Deus e a ira DEle permanece sobre sua cabeça. O maior logro ou engano entre os cristãos é ter a certeza de que é salvo quando não é. Quem odeia seu irmão está em trevas.



É preciso não somente coragem pessoal, mas honestidade para encontrarmos em nós erros e falhas sem preciso ser severo e legalista. Não é fácil e nem confortável este exercício, mas na presença de Deus sempre faz muito bem. Melhor ainda, parar de fazer isto nos outros.



Sinceridade é ser o que vocé é, falar a verdade de coração, rechaçar toda hipocrisia, nunca dissimular, rir quando é para rir e chorar quando é para chorar.