quinta-feira, 23 de abril de 2020

VIVEMOS HOJE NOS ÚLTIMOS DIAS? Josimar Salum


VIVEMOS HOJE NOS ÚLTIMOS DIAS?
Josimar Salum

Pergunta: No livro de Hebreus há um texto que estou meio confusa no entendimento. No texto diz que Jesus veio nos últimos dias, isso mesmo? Então já estamos na consumação dos séculos desde a Sua vinda na primeira vez?

“Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer, por nós, perante a face de Deus; Doutra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Cristo, oferecendo- se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.” ‭‭Hebreus‬ ‭9:24, 26-28‬

ESPERAMOS PELA A VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS E NÃO PELO "ARREBATAMENTO."

Vou direto à resposta sem rodeios. Pode ser?

A Bíblia não ensina este “arrebatamento” em que milhões e milhões desaparecerão da Terra, porque Jesus veio buscá-los para irem para o Céu.

A Bíblia ensina somente sobre a Vinda de Jesus, que Jesus aparecerá SEGUNDA VEZ e nossa reunião com Ele. A palavra para reunião em grego é interessantíssima: “episunagógé” - uma reunião juntos em um só lugar, uma assembleia.

“Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados (do verbo grego “haparzo”) juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1Tessalonicenses‬ ‭4:15-17‬

Veja que não fala de arrebatamento como tema principal, mas da VINDA DE JESUS. Na vinda de Jesus somos arrebatados. Na vinda de Jesus não somos nós que exclusivamente seremos arrebatados, mas os que morreram em Cristo ressuscitarão e seremos arrebatados juntamente com eles. O arrebatamento no texto não é para os vivos somente, mas para os vêm com Cristo, que são ressuscitados.

Os que morreram em Cristo estão com o Senhor e virão com Ele. E nós, eles e nós, seremos arrebatados.

É difícil demais deixar esta Verdade penetrar em nosso espírito, porque temos uma casca grossa de pré-conceito, de crenças enraizadas de dezenas e dezenas de anos ouvindo sobre este arrebatamento secreto, que temos que preparar a nós mesmos para sermos arrebatados, que nos impossibilita de entendermos a Vinda de Jesus como é ensinado pelo Espírito Santo nas Escrituras.

Ser arrebatado não é ser arrancado da Terra, não é subir para ir para o céu, mas é sermos “agarrados com força, com firmeza, apreendidos, confiscados, seremos apoderados”, e encontraremos  nos ares - o Corpo de Cristo - tantos os que morreram em Cristo como nós os que ficarmos vivos para a SUA VINDA! VINDA! VINDA! Um vez por todas, para a Sua Vinda!

OS ÚLTIMOS DIAS

Os últimos dias não são estes dias que vivemos somente, mas é o período de todos os dias, os últimos séculos e cada ano, desde a descida do Espírito Santo.

“Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E *nos últimos dias * acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;” Atos‬ ‭2:14-17‬ ‭

Pedro está descrevendo o que aconteceu após a ressurreição de Jesus e a descida do Espírito Santo como os últimos dias dos quais profetizou Joel.

A APOSTASIA

“Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios,” 1Timóteo‬ ‭4:1‬

Isto tem acontecido desde os dias de Atos, de Paulo!

“Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.” Atos‬ ‭20:29-30‬

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;” 2Timóteo‬ ‭3:1‬

Tempos trabalhosos tem sobrevindo sobre todos os homens em toda a história com todas as descrições que Paulo escreve neste capítulo, nos versículos seguintes a este, você pode conferir!

Pedro também falou sobre isto!

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.” 2Pedro‬ ‭2:1‬ ‭

“Ora, irmãos, rogamos-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com ele, Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” 2 Tessalonicenses‬ ‭2:1, 3-4‬

A apostasia já veio! A apostasia se manifestou em todas as épocas da história depois do primeiro século. A apostasia está presente hoje.

Veja onde foi parar a igreja institucional, a Igreja Católica Apostólica Romana ... A Reforma veio e todas as igrejas que originaram da Reforma igualmente se apostataram. ‬‬Ou não? Observe hoje em dia com as Escrituras abertas e veja se alguma denominação confere com as Escrituras. Por certo existem milhões e milhões de discípulos de Jesus em todas elas, mas eles por sua vez são o Corpo de Cristo, a Igreja verdadeira no meio desta Babilônia religiosa. Ou não?

O FILHO DA PERDIÇÃO

E o “filho da perdição veio algumas décadas após a previsão de Paulo de que ele viria antes da Vinda de Jesus e a nossa reunião com Ele.  Vespasiano, imperador romano que invadiu o último templo judeu sob a conquista de Jerusalém pelo imperador Tito é o homem da perdição. Não tem nada a ver com este anticristo mitológico que inventaram nos últimos dois séculos.

Este é o mesmo que Jesus mencionou!

“Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo (quem lê, que entenda), então, os que estiverem na Judeia, que fujam para os montes; E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado, porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias.” Mateus‬ ‭24:15-16, 20-22‬

Você sabia que nenhum discípulo de Jesus morreu em Jerusalém quando foi cercada pelo imperador romano e invadida no ano 70 DC? Porque eles creram nesta Palavra de Jesus.

“Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado; e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira,” 2 Tessalonicenses‬ ‭2:7-9‬

A REVELAÇÃO DO INÍQUO

Quando você lê que será revelado o iníquo a primeira coisa que vem a sua mente é o “anticristo”. Isto está tão associado na nossa mente, ao nosso imaginário que não temos outra opção. Em outras palavras, interpretamos o texto com base numa crença preestabelecida. São tantos e tantos filmes e narrativas e desenhos e figuras que impregnamos a nossa mente com estas ideias. Dificilmente ficamos livres disto. Mas é possível! “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.” João 8:38

Primeiro, o filho de perdição no versículo 4 não tem nada a ver com o iníquo do versículo 7. Nenhuma exegese séria do texto consegue relacionar os dois.

“Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado." 2 Tessalonicenses‬ ‭2:7‬

Resiste o que? A palavra significa restringir. Há um que restringe o mistério da injustiça! Parece que no contexto imediato não se encontra menção de ninguém que esteja resistindo. Mas não é a resistência em si que é a chave para entender o texto.

“Há um que, agora” - Significa neste momento, na época de Paulo, naqueles dias. E hoje também, pois estamos lendo hoje!

“Até que seja tirado” ... está errada a tradução! É um absurdo! Até que seja tirado significa “até que surja, aconteça, torna-se, emerja... 
Assim é: “somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado; e, então, será revelado o iníquo ...” 

Por favor, tenha paciência e leia todo o texto!

“E, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade. Mas devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade, para o que, pelo nosso evangelho, vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso Deus e Pai, que nos amou e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,”
‭‭2 Tessalonicenses‬ ‭2:8-16‬

O iníquo ou “o sem lei” será revelado.

O ANTICRISTO

Onde aparece a palavra “anticristo”? Na Bíblia inteira! Somente em I João.

“Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora.” 1 João‬ ‭2:18‬

O único texto que fala do anticristo como o anticristo está associado com outros anticristos e são muitos. E era já a última
hora há mais de 1900 anos atrás, quando o apóstolo João escreveu esta carta. Para os discípulos de então o anticristo era o imperador romano.

Para muitos interpretadores da Bíblia relacionam este texto com Daniel 11:21-45; Ezequiel 38-39; II Tessalonicenses 2 e Apocalipse 13, 17. Mas não há exegese honesta que consiga fazer estas conexões.

“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.” 1João‬ ‭2:22‬

Neste texto qualquer um pode ser o anticristo, pois todo aquele que nega que Jesus é o Cristo é o anticristo.

“E todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo.” 1 João‬ ‭4:3

Este texto fala que há o espírito do anticristo que eles ouviram que iria vir e já estava no mundo desde os dias de João.

Todos os iníquos da história já morreram. Não há um iníquo grande ou pequeno que não tenha morrido. O mais poderoso deles faleceu. E cada um deles será aniquilado com o sopro do Senhor na Sua vinda.

A figura deste anticristo para mim é uma distração do inferno para tentar impossibilitar os discípulos de Jesus a identificarem já no mundo não só milhares e milhares de anticristos em nosso meio, em posições e capacidades as mais diversas em todas as áreas da sociedade, mas as manifestações claras de controle de todas as nossas ações especialmente nas sociedades modernas.

Veja só onde aparece a palavra “aniquilado” no Novo Testamento e em com que está relacionada! Tremendo!

“Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.” 1 Coríntios‬ ‭15:21-26‬

Vou caminhar para a conclusão com estas palavras de Paulo há praticamente 2000 anos atrás:

“Não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto.” 2 Tessalonicenses‬ ‭2:2‬

Quase todos ensinos e pregações sobre estes assuntos levam medo e apreensão às pessoas. É um tal de que você tem que se preparar, e os crentes assombrados ficam mesmo com medo de perderem o trem que está chegando. Mas qual é a palavra de Paulo?

1. Nós não seremos surpreendidos pela Vinda de Jesus e nossa 
reunião com Ele. Não sabemos o dia nem a hora. Aquele dia virá como um ladrão, mas não para nós, pois somos filhos do dia, não somos da noite nem das trevas.

 2. Graças a Deus, Ele vos tem elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade,

3. Pelo nosso evangelho, vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

4. Então estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. Epístola dele e não estes ensinos assustadores e sem sentido.

5. Foi o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso Deus e Pai, que nos amou e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,”

A PREGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO A TODAS AS GENTES É O SINAL DA VINDA DE JESUS

É a única revelação na Bíblia que indica a vinda de Jesus, todo resto, incluindo as profecias sobre Israel são apenas “princípios das dores” e não determinam nada, somente encontramos nesta passagem!

“E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.” Mateus‬ ‭24:3, 14‬

O que significa a palavra ‘fim,’  “télos” em Grego. De onde vem nossa palavra telescópio.

Télos (um substantivo neutro) - adequadamente, consumação (objetivo final), como fechamento com todos os seus resultados.

Imagina uma senhora usando o rodo enorme para secar o chão de sua cozinha. Ela colhe a água dos cantos e joga para o meio. Ela vai ajuntando as águas na medida que move seu rodo, uma pouco dali, um pouco daqui e vai ajuntando todas as águas numa sequência continua, num lugar só, até que de uma vez só ela empurra toda a água.

O Reino de Deus é assim. Semelhante a uma rede, um arrastão, e não a uma rede de armar. Foi lançada no mar nos dias de Jesus na Terra. E os anjos são os pescadores. Eles tem recolhido a redes por séculos, estão trazendo a rede arrastão para a praia. E vão acumulando todos os peixes e tudo que há no mar vão arrancando no decorrer da história. Quando se pensa que chegaram ao fim outra geração nasce, e eles continuam trabalhando, ajuntando todos para o final da pescaria.


“Igualmente, o Reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar e que apanha toda qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos e separarão os maus dentre os justos. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes.” Mateus‬ ‭13:47-50‬

“E então virá o fim ...” Esta raiz (tel-) significa "alcançar o fim (objetivo)". É bem ilustrado com o telescópio do velho pirata, desdobrando-se (estendendo-se) um estágio de cada vez para funcionar com força total (capacidade efetiva).

E então (só então) virá o fim.

É fim ao qual todas as coisas se relacionam, o objetivo, o propósito.

Que fim então é este? Que fim do mundo é este? A destruição de tudo porque não teve mais jeito?

Para Mateus, ele descreveu assim: “E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;” Mateus‬ ‭25:31-34‬ ‭

Paulo descreveu assim:

“Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.” Romanos‬ ‭8:19‬

Pedro descreveu assim:

“Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando- vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” 2 Pedro‬ ‭3:10-13‬

E finalmente João, o apóstolo do amor descreveu assim:

“E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre.” Apocalipse‬ ‭11:15‬

“E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.”
‭‭Apocalipse‬ ‭21:1-4‬

#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário