segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Casamento é uma Aliança Indissolúvel. Marcos Sá & Josimar Salum


CASAMENTO É UMA ALIANÇA INDISSOLÚVEL. 
Marcos Sá & Josimar Salum 

Meus irmãos, vejo que perdemos a essência do entendimento que nosso Pai estabeleceu, antes até, do que a lei, do que o matrimônio e até do que o pecado...

A nossa união matrimonial representa hoje e sempre o que Deus estabeleceu desde o princípio, quando nos formou um, homem e mulher, e nos chamou de Adão. Por isso que o "que Deus uniu, não separe o homem". Se Deus fez "um", porque pensamos em "dois juntos"?

Deus criou UM! “Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade.” Malaquias‬ ‭2:15‬‬‬. 

Mas antes de entrar nessa definição, gostaria de levar os irmãos a entenderem o conceito real da lei, segundo a intenção real do Pai, pois foi isso que perdemos.

Somos presos as letras, e com isso deixamos de ouvir "A Palavra". Portanto, vamos deixar que o Verbo Vivo nos ensine.

““Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’. Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.” Mateus‬ ‭5:31-32‬ ‭NVI‬‬

Jesus, a partir do verso 17 de Mateus 5 que fala sobre a lei de Moisés, e nesse trecho eu gosto muito da NTHL:

“— Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo.” Mateus‬ ‭5:17‬ ‭NTLH‬‬

Jesus vai dando, nos textos, à frente o sentido completo da vontade de Deus em cada mandamento, e diz no verso 20 o seguinte:

“Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus.” Mateus‬ ‭5:20‬ ‭NTLH‬‬

Temos que ser mais fiéis para cumprir a vontade de Deus do que os mestres da lei. Temos que entender qual é a vontade de Deus além do que está escrito, isso é mais do que só cumprir regras e ritos.

Com esse pensamento, Jesus vai citando as leis aos mestres e dando a elas a real importância do cumprimento delas, pois eles cumpriam a lei por regra, sem estarem com os corações voltados a vontade de Deus.

Por esse motivo, vejo que Jesus não está dando uma ordem, e sim, um ensinamento, uma lição: "se vocês querem cumprir regras, então cumpram essas".

Se fosse um mandamento literal, os versos anteriores precisariam ser também:

— Vocês ouviram o que foi dito: “Não cometa adultério.” Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração. Portanto, se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser atirado no inferno. Se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ir para o inferno.” Mateus‬ ‭5:20, 27-30‬ ‭NTLH‬‬

Não tenho visto ninguém arrancando o olho ou a mão, mesmo quando se comete adultério de forma literal...

Na verdade, Jesus inverte os valores do que a lei representava, pois em Dt 24:1 a 4 a lei permite dar carta de divórcio por qualquer motivo, a pessoa não mantém seu casamento por amor, e sim, por satisfação e agrado pessoais.

“Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa. Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem, e se este último homem a aborrecer, e lhe fizer escrito de repúdio, e lho der na sua mão, e a despedir da sua casa ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer, então, seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la para que seja sua mulher, depois que foi contaminada, pois é abominação perante o Senhor; assim não farás pecar a terra que o Senhor, teu Deus, te dá por herança.” Deuteronômio‬ ‭24:1-4‬ ‭ARC‬‬

Mas em Dt 22:28 e 29 diz que não poderia ter divórcio após o acontecimento de um ato sexual ilícito!

“Quando um homem achar uma moça virgem, que não for desposada, e pegar nela, e se deitar com ela, e forem apanhados, então, o homem que se deitou com ela dará ao pai da moça cinquenta siclos de prata; e, porquanto a humilhou, lhe será por mulher; não a poderá despedir em todos os seus dias.” Deuteronômio‬ ‭22:28-29‬ ‭

Como? 

A união se tornava indissolúvel baseado num ato pecaminoso, e NÃO podia dar carta de divórcio por qualquer motivo.

Vejo que perdemos a essência do que era a vontade de Deus desde o princípio...

“Jesus respondeu: — Moisés deu essa permissão por causa da dureza do coração de vocês; mas no princípio da criação não era assim.” Mateus‬ ‭19:8‬ ‭NTLH‬‬

Por mais que a lei foi escrita inspirada\por Deus, segundo Jesus, a lei do divórcio foi escrita baseada na dureza do coração do homem...

Se voltarmos ao princípio, antes de tudo, onde podemos ver a vontade de Deus, poderemos, como Adão, dizer: "essa é carne da minha carne" (UM)... Mas se deixarmos para ver o relacionamento de uma só carne após a queda, falaremos como Adão: "a mulher que tu me deste" (dois indivíduos).

Nosso Pai quer representar no matrimônio o que Ele constituiu um, desde o princípio da criação, pois Ele nos fez um, homem e mulher, e chamou de Adão:

“...No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez; homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados.” Gênesis‬ ‭5:1-2‬ ‭ARA‬‬

“Existe outra coisa que vocês fazem: gemem e choram, cobrindo de lágrimas o altar de Deus porque ele já não aceita mais os sacrifícios que vocês oferecem. E cada um de vocês pergunta: “Por quê?” É porque Deus sabe que você tem sido infiel à sua esposa, a mulher com quem casou quando era moço. Ela era sua companheira, mas você quebrou a promessa que fez na presença de Deus de que seria fiel a ela. Não é verdade que Deus criou um único ser (DEUS CRIOU UM), feito de carne e de espírito? E o que é que Deus quer dele? Que tenha filhos que sejam dedicados a Deus. Portanto, tenham cuidado para que nenhum de vocês seja infiel à sua mulher.” Malaquias‬ ‭2:13-15‬ ‭NTLH‬‬

Não é verdade que Deus criou "um único ser"?

Será que representamos em nosso matrimônio um único ser?

Será que temos a consciência que eu e o meu cônjuge somos um?

Ou será que estamos separando, com pensamentos de indivíduos, quem Deus fez um, desde o princípio?

Quando Deus falou "façamos", formou o homem e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e ele se tornou alma vivente...

Depois o fez cair em profundo sono, retirou uma costela, fechou o local com carne, e formou a mulher dessa costela.

Note que Deus não soprou novamente nas marinas da mulher, tornando-a alma vivente...

O Senhor já tinha soprado o fôlego de vida "neles", a alma era a mesma, era única, como um só ser. Por isso estavam nus e não se envergonhavam, pois não se viam como indivíduos, mais como um só ser.

É esse entendimento que o Senhor quer restaurar em nossos matrimônios, pois imediatamente o perdemos na queda.

Sinceramente existem casais casados que nunca foram uma só carne, pois sempre pensaram como indivíduos, buscando seus próprios interesses, sacrificando o cônjuge em prol da sua vontade.

Quando na verdade, teria que ser ao contrário, fazendo do rito do casamento um ritual de morte, matando meu pensamento de indivíduo, para dar lugar à vida da família, de uma só carne.

Percebam que já estamos adulterando a vontade do Pai, quando constituímos família com intuitos individuais pessoais, estamos separando o que o Senhor criou para ser um, por isso temos morrido em nossos delitos e pecados...

Vou tentar ilustrar a profundidade de sermos um:

Tenho um filho lindo, fruto da minha união com minha esposa.

Ele representa corporalmente o ser "um" entre mim e minha esposa, pois cromossomicamente ele é metade eu e metade minha esposa, ele é "um de nós", (Quem tem ouvidos, ouça).

Por mais que o meu filho se manifestou como homem, biologicamente ele é metade meu e metade sua mãe.

Se eu quisesse que ele fosse 100% eu, e tirasse dele a parte de sua mãe, sabe o que aconteceria com ele? MORRERIA!

Querem saber de uma coisa? Quando casamos novamente com outra pessoa divorciada, estamos casando com um cadáver, pois quando o ser é um e se separa, ele morre...

Essa fala acima parece radical, mas no profundo do que Deus estabeleceu em sua essência, é o que representa a separação do que Deus uniu.

Foi o que morreu instantaneamente em Adão e Eva, pois não se reconheciam como "um" mais...

Mas não se enganem, não é um rito cerimonial que nos faz ser um, e sim, uma transformação de entendimento.

Deus não leva em conta os tempos da ignorância, e Ele não nos chama a escravidão, mas a liberdade. Por isso, precisamos nos arrepender e voltarmos as práticas do "princípio", do primeiro amor...

Não é uma certidão de casamento que nos fará um com o nosso cônjuge, e nem, deixar de ter uma certidão, não me fará um divorciado. O que nos une é Cristo. Grande é esse mistério! Que nossos matrimônios sejam a maquete desse grande mistério, Cristo e sua Noiva sendo UM!

#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário