domingo, 17 de novembro de 2019

*E a pessoa que casar de novo vai ser condenada? Vai para o inferno? Josimar Salum*


*E a pessoa que casar de novo vai ser condenada? Vai para o inferno? Josimar Salum*

Irmãos, a salvação em Cristo não se baseia em deixar de pecar. Ou em ter que agir direitinho até morrer para ser salvo. Quantos pecados o homem precisa cometer para ser condenado ao inferno? Para ser salvo não poderá pecar nunca mais em sua vida?


“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.” Romanos‬ ‭5:12‬ ‭


Nós não somos condenados porque pecamos. Nós somos condenados porque nascemos, somos descendentes de Adão. O que eu tenho a ver com o pecado de Adão? Talvez nada. Mas herdei a morte que veio dele. Para isto Jesus morreu sendo nós ainda pecadores. “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos‬ ‭5:8‬. Como poderia ter Ele morrido por mim se nem nascido eu era ainda? Porque “Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” 1João‬ ‭2:2‬ ‭ARC‬


Eu não era pecador porque pecava. Eu era pecador por isto pecava. Depois que Cristo me salvou ele me tornou justo, santo, puro. “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” Romanos‬ ‭8:29-30‬ 


“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus. E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.” 1Coríntios‬ ‭6: 9-11


“Porque também nós éramos, noutro tempo, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas, quando apareceu a benignidade e o amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.” Tito‬ ‭3:3-7‬ ‭ARC‬‬


E nós somos salvos pela Graça. Não somos salvos de graça. Nossa salvação não é gratuita. Pela Graça somos salvos por meio da fé, e isto não vem de nós, é dom (dádiva) de Deus. 


Meus irmãos, vejo que perdemos a essência do entendimento que nosso Pai estabeleceu, antes até do que a lei, do matrimônio e até do pecado...


A nossa união matrimonial não é um contrato que vem com uma cláusula de separação. O casamento é uma aliança de uma cláusula só! E representa hoje e sempre, o que Deus estabeleceu desde o princípio, quando nos formou um, homem e mulher, e nos chamou de Adão. Deus não criou o homem, Adão e a mulher, Eva. Deus criou o homem e a mulher, macho e fêmea e os chamou de Adão. “Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.” 
‭‭Gênesis‬ ‭5:2‬. Por isso que o "que Deus uniu, não separe o homem". Se Deus fez "um", porque pensamos em "dois juntos"? Nem o número 1 pode ser dividido por 2. Divida  uma criança ao meio e ela morre. 


Vejo que perdemos a essência do que era a vontade de Deus desde o princípio...


“Jesus respondeu: — Moisés deu essa permissão por causa da dureza do coração de vocês; mas no princípio da criação não era assim.” Mateus‬ ‭19:8‬ ‭NTLH‬‬


Por mais que a lei foi escrita inspirado por Deus, segundo Jesus, a lei do divórcio foi escrita baseada na dureza do coração do homem. A lei do divorcio não é de Deus, mas de Moisés. 


Se voltarmos ao princípio, antes de tudo, onde podemos ver a vontade de Deus, poderemos, como Adão, dizer: "essa é carne da minha carne" (UM)... Mas se deixarmos para ver o relacionamento de uma só carne após a queda, falaremos como Adão: "a mulher que tu me deste" (dois indivíduos separados).


“Existe outra coisa que vocês fazem: gemem e choram, cobrindo de lágrimas o altar de Deus porque ele já não aceita mais os sacrifícios que vocês oferecem. E cada um de vocês pergunta: “Por quê?” É porque Deus sabe que você tem sido infiel à sua esposa, a mulher com quem casou quando era moço. Ela era sua companheira, mas você quebrou a promessa que fez na presença de Deus de que seria fiel a ela. Não é verdade que Deus os criou UM, feito de carne e de espírito? E o que é que Deus quer dele? Que tenha filhos que sejam dedicados a Deus. Portanto, tenham cuidado para que nenhum de vocês seja infiel à sua mulher.” 
Malaquias‬ ‭2:13-15‬ ‭NTLH‬‬


Quando Deus falou "façamos", formou o homem e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e ele se tornou alma vivente... Depois o fez cair em profundo sono, retirou uma costela, fechou o local com carne, e formou a mulher dessa costela. Note que Deus não soprou novamente nas narinas da mulher, tornando-a alma vivente...


O Senhor já tinha soprado o fôlego de vida "neles", a alma e o espirito eram a mesmo, eram um, como um só ser.


E você quer ser salvo? 


“Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras.” Mateus‬ ‭16:24-27‬ ‭


“Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo. Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.” Lucas‬ ‭14:26-27, 33‬ ‬‬


Você renunciaria tudo para seguir a Jesus? Não é minha experiência ou a tia experiência que determina o que deve ou não deve ser feito quanto a estas questões que hoje envolvem o casamento, divórcio e outro “casamento.” 


“Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.


E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.


Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.


Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.


Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim. Estás ligado à mulher? Não busques separar-te. Estás livre de mulher? Não busques mulher.


A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo em que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. (E ouso usar estas palavras de Paulo como se fossem minhas) Será, porém, mais bem-aventurada se ficar assim, segundo o meu parecer, e também eu cuido que tenho o Espírito de Deus.” 1Coríntios‬ ‭7:10-11, 13, 15, 23, 26-27, 39-40‬ ‭ARC

Nenhum comentário:

Postar um comentário