sexta-feira, 8 de novembro de 2019

CARTA ABERTA AOS CASAIS CRISTÃOS. De: Josimar Salum


Eu precisei escrever esta carta aos casais de nossa família!

Todos nos conhecemos estas palavras “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher... De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” Gênesis‬ ‭2:24‬, Mateus‬ ‭19:6‬. E este casal tem filhos. O moço e a moça começam um relacionamento romântico, de amizade, e decidem se casar. Apesar de algumas lutas começam a viver a dois e deste relacionamento vem os filhos. Tudo começa geralmente maravilhoso e em alguns casos, na caminhada, o trem desencarrilha. E ninguém, com certeza, queria que isto tivesse acontecido.

O que acontece em uma destas cabeças ou nas duas que de repente um começa a agredir o outro, um dos dois ou os dois cedem à tentação da grama mais verde e sucumbe-se na infidelidade, na aventura do prazer proibido ou quiçá foi-se enfatuando da vida a dois por conta de falsas expectativas que tinha em relação ao casamento?

Eu sei que ninguém se casa para se separar. São muitos anos de aconselhamento com casais.  Eu sei quais são as dinâmicas, os sofrimentos, as sensações de abandono, as ofensas, o que a violência doméstica física e de palavras duras causam, as mazelas do cotidiano e da mesmice que sucedem a muitos casais. Eu presenciei os problemas financeiros, as doenças da alma e dos sentimentos, a vaidade com o corpo, a soberba da vida, a cobiça dos olhos e da carne, a volúpia da satisfação da carne, daquele ou daquela que abriu a alma para o espírito da imoralidade. Pronto. A jornada do desprezo da aliança da juventude se tornou feroz. E foi contaminado ou contaminada pelo vírus da independência, da liberdade falsa, e não se importa mais com as consequências, com a reputação, com as histórias e as memórias, nem com os filhos. É mesmo uma sensação falsa de liberdade daquele que deixa tirar a aliança do dedo e sentir o vento da solteirice. E o pior que
vão cair em outros braços. E estão nus e não sentem vergonha! Quão diferente do primeiro casal que estava nu e eles não se sentiam envergonhados.

Eu bem sei da dor e do inferno do divórcio. Dos choros e lamentos, da agonia da alma. Deus tenha misericórdia daquele que sofreu esta perda de um braço sem anestesia. Foi assim que um amigo definiu a sua separação da esposa. Tragédias assim acontecem. Pessoas quebram sujas alianças e não são fiéis. Cônjuges traem aos outros. Claro que ninguém casa pensando em se separar. Porém, a Palavra do Senhor abomina o repúdio. Não importa se hoje separação, repúdio, divórcio, “segundo, terceiro casamento” se tornaram tão comuns quanto aceitáveis.

Mas Deus não mudou, meu amigo e minha amiga queridos. Não desista de ler esta carta. Continue!

“Judá foi desleal, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou a santidade do Senhor, a qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho. O Senhor extirpará das tendas de Jacó o homem que fizer isso, o que vela, e o que responde, e o que oferece dons ao Senhor dos Exércitos. Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choros e de gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão. E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher do teu concerto. E não fez ele somente um, sobejando-lhe espírito? E por que somente um? Ele buscava uma semente de piedosos; portanto, guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade. Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que aborrece o repúdio e que encobre a violência com a sua veste (violência doméstica, inclusive), diz o Senhor dos Exércitos; portanto, guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais.” Malaquias‬ ‭2:11-16‬ ‭ARC‬‬

Meu irmão querido, minha irmã querida, pare aí onde você está. Deixa-me dizer-lhe que ninguém e muito menos eu estamos em condições de acusar ninguém, exigir perfeição de ninguém. Cada um de nós temos erros, maus testemunhos, experiências de pecados, fraquezas, tenham sido públicos ou não. Se não fosse a Graça de Deus nem vivos estaríamos. E não estou exagerando. Não se trata aqui de colocar-se acima do outro em moralidade, integridade e exigência. Não! Ouso fazer-lhe um apelo, a você, em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, porque já fazem alguns dias que não penso em outra coisa senão em escreve-lhe esta carta.

Serei breve.

1. Você sabe se está vivendo uma vida de pureza e lealdade ou não. O pecado não te derruba publicamente da noite para o dia. Começa com uma sedução para se sentir prazer com pensamentos. E no pensamento mesmo, na mente, se começa a fazer concessões. O que é bem se torna mal com a sensação de que é bem. Uma realidade triste que tenho me deparado em inúmeros aconselhamentos é o papel que a bebida alcoólica desempenha no ralacionamento de muitos casais. Meu amigo, não existe este tal de beber socialmente. A Palavra de Deus diz: “Não embriagueis com vinho em que há contenda, mas encheis-vos do Espírito.” Quem se embriagada do Espírito Santo em quem há paz, alegria e comunhão, não necessita do álcool de qualquer bebida para se embriagar. A embriaguez viciada vem por doses, uma de cada vez. Quem não consegue beber uma dose de vinho e parar ou uma cerveja uma vez ou outra, está viciado, é prisioneiro do alcoolismo, é enfermo e precisa recuperar sua sobriedade, varonilidade e lucidez.  Tem que honestamente procurar ajuda profissional e espiritual. Assim de modo geral, incluindo esta área,  a pessoa está sujeita a uma degradação da concepção dos valores morais e Deus já parece distante, não é mais onipresente, não se sente Ele mais perto. O  direito de querer ser feliz se torna egotista e já não se pensa mais em ninguém. Quando a pessoa acorda, quando acorda, já está dominada pelo pecado. É preciso tomar uma decisão puramente mental e intelectual para pedir ajuda. Sei que a esta altura está difícil confiar em alguém, mas é preciso fazer um esforço descomunal e frio para buscar socorro. Você precisa mesmo é de libertação e só Jesus pode te libertar e te livrar de você mesmo. É terrível o estágio que alguém chega de precisar ser livre de si mesmo. Mas Jesus faz isto e muito bem. Seu sangue tem este mesmo poder há mais de dois mil anos de purificar, limpar, perdoar e libertar.

2. É preciso usar a cabeça quando as emoções já ditam os pensamentos e as ideias que chegam a tua cabeça e povoam a tua mente. Aí fora as pessoas somente aconselham o que não presta. Pode observar como que aqueles que foram traídos, feridos, maltratados, achincalhados, desprezados e abandonados só tem conselhos ruins como se precisassem se vingar de todo mundo. Não foram felizes e não querem então que ninguém mais seja. Como não foram felizes querem nivelar todo mundo à baixeza de sua miséria pessoal. “Tem que separar mesmo! Todo homem é igual! Não dá para confiar! Toda mulher é perigosa! Você vai se sentir melhor independente! Mulher não é flor que se cheira. Os filhos vão superar a separação!” E por aí vão destilando o veneno que fazem as estatísticas de divórcio, da infelicidade conjugal e da busca de uma nova experiência extra conjugal para ser feliz. Mas não precisa ser assim com você nem comigo. Nosso Deus vê e está interessado em nos resgatar. É preciso você querer salvar teu casamento e a tua família. A minha opção foi única: amar a minha esposa, mesmo quando não havia mais esta possibilidade humana. A opção dela era única: de pedir sabedoria para como mulher e mãe edificar a sua casa. Se humilharmos o Senhor nos dará Graça. Deus tem sempre alguém, Seu enviado especial, para intervir no seu relacionamento e não dar nenhuma chance à separação. Por amor a Jesus, dê um basta nesta jornada destrutiva. Deus está extendendo a Sua mão. Aproveite.

3. Você deve riscar a palavra divórcio de seu vocabulário. Novamente preciso dizer que entendo a dor terrível daqueles que se separaram e se divorciaram. Ninguém pode julga-los ou condená-los. Mas você não precisa seguir este caminho. Como também ninguém precisa viver em um relacionamento abusivo. Homem, abra os olhos do teu coração, Deus quer derramar paz em tua alma. Não pense que uma outra mulher vai ser melhor que a tua. Deus transforma você e a tua esposa, mas você tem que ser o primeiro a se converter ao teu Deus. Mulher, não pense que este sentimento de independência ou esta sina em perturbar teu esposo, reclamar de tudo, este mito de Cinderela vai se sustentar, é preciso rogar a Deus por uma transformação profunda no coração. Os dois precisam se curvar diante de Jesus e clamar com toda a intensidade da alma por uma intervenção Dele. Deus opera milagre no lar. Ele continua transformando água em vinho novo. Deus opera milagres de todos os modos, mas é igualmente muito bom experimentar Sua prosperidade, Sua benção que não acrescenta dores, estudando e praticando Seus princípios e obedecendo a Sua vontade.  Deus estabeleceu que o homem seja o provedor de sua casa, embora a esposa seja também na sua sabedoria de cooperadora idônea uma provedora para o seu lar. (Provérbios 31:10-31). Um das questões mais constantes na dinâmica das famílias e motivo de conflitos sérios nos relacionamentos é a questão financeira. O casal precisa determinar guerra contra todo tipo de dívidas, trabalhar unido para prover para a sua casa, buscar uma vida mais modesta que não ofereça pressão desnecessária e planejar juntos as finanças do lar.

Eu escrevo estas linhas já pela madrugada rogando a Deus que socorra as nossas famílias. Nos últimos dias são várias pessoas pedindo socorro pelos seus relacionamentos. Como não quero expor ninguém, estou escrevendo a todos, assim a cada um que posso alcançar.

Rogo ao Senhor Jesus pela minha vida e de minha esposa. São muitos anos de alegrias, e não poucas vezes nos ferimos. O Amor é como o mar, flui e reflui, há maré baixa e há maré alta. Não podemos descer do barco quando a maré está baixa. É preciso perdoar. Perdoar. Perdoar. E há necessidade de reaprender a serem namorados de novo.

Rogo ao Senhor que você tenha chegado ao fim desta carta. Você casou, aguenta o tranco. Você não precisa aguentar o tranco sozinho. Deus está contigo. Ele está bem perto para ajudar. Deixa Ele amolecer teu coração. Coração amolecido não é fraqueza. Coração amolecido e quebrantado Deus não despreza. Com o coração mole Deus abre um novo caminho e lhe proporciona um novo começo. Você quer? No fundo, todo mundo quer!

Josimar Salum
8/11/2019
Worcester, MA USA

Nenhum comentário:

Postar um comentário