quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

POR QUE PESSOAS ENDURECEM SEU CORAÇÃO E ERRAM O CAMINHO DO SENHOR Josimar Salum

POR QUE PESSOAS ENDURECEM SEU CORAÇÃO E ERRAM O CAMINHO DO SENHOR

Josimar Salum

Nesta noite antes de dormir, depois de compartilhar um vídeo sobre questões óbvias desta pandemia, um pastor amigo de longa data comentou: 

“Muito sério. Há toda uma armação. E o que me impressiona é a alienação de muitos "lideres" cristãos de tudo isso.” 

Eu lhe perguntei: “Você acha que todos estes pastores tem comunhão com o Espírito Santo?”

“Verdade. O Espirito Santo é quem nos Guia a toda Verdade, está escrito. Sem Comunhão com Ele, é pura cegueira. Cegos guiando cegos. Meu Deus!”

Tenho tratado de algumas situações desde o ano passado que tem me angustiado e por causa disto tenho orado estas últimas semanas incessantemente. 

Tenho buscado quebrantamento, ao Espírito Santo e diligentemente tenho rogado a Jesus que amoleça meu coração. 

Tenho buscado ser sensível ao Espírito Santo enquanto cuido de alguns discípulos para Jesus com tanta atenção e dedicação que, às vezes, me inquieto, porque me dou conta de meu zelo, como quem deseja um dia dizer “eu vos gerei em Cristo.”

Mas algo bem sério tem me intrigado e trazido grande inquietação e me faz levantar de madrugada para orar com um aperto grande e muita tristeza. Esta inquietação tem vindo em forma de perguntas que tenho feito.

Por que existem pessoas que endurecem o coração tanto que mesmo orando e clamando por elas permanecem inatingíveis, imutáveis e cada vez mais duras? 

Por que alguns homens que deixaram a esposa e a família, foram embora, desfizeram seus casamentos e se ajuntaram com a amante e depois de anos vivem sua vida na normalidade do pecado e não se arrependem?

Por que muitos líderes se mantém no curso de suas vidas e ministérios mesmo vivendo uma vida dupla em comportamentos pecaminosos ocultos?

Por que depois de mostrar-lhes o caminho com amor,  com renúncia e dedicação, as pessoas continuam a recusar o que você mostra e preferem viver no engano, achando que estão enganando a gente, quando a gente já sabia o que faziam o tempo todo?

Por que filhos permanecem no pecado, no egoísmo, nos vícios, e sai ano entra ano, e apesar da intercessão dos pais continuam duros e insensíveis ao apelo do Espírito Santo?

Por que amigos de ministério que trabalharam e caminharam juntos por 30, 40 anos, acabam rompendo seus laços e se vão ofendidos sem sinais de reconciliação e restauração, e insistem na vereda da divisão para preservar suas estruturas e práticas falidas?

Por que apesar de ensinarmos noite e dia a vidas preciosas por muitos anos, de repente elas decidem viver as suas vidas alheios e não ouvem mais nossas lições de amor e verdade? 

Por que aqueles que eram ensináveis e receptivos aos nossos conselhos e ensinos depois que se tornaram mais conhecedores, e se tornaram mestres, passaram a nos desprezar?

Por que agem como aqueles filhos que já desprezam os pais porque estes se tornaram velhos e são inadequados para lhes aconselharem?

E de um modo geral, por que as pessoas se enveredam na massificação das informações falsas da mídia e se recusam a identificarem a verdade, e se perdem na ilusão das massas? Por que estas pessoas aceitam tão facilmente a mentira, são enganadas pela falsa ciência e se tornam presas das vãs filosofias e ideologias deste mundo?

O profeta na sua oração identificou para meu terror a única razão que me faz responder a estas perguntas: 

“Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó Senhor, és nosso Pai; nosso Redentor desde a antiguidade é o teu nome. 

Por que, ó Senhor, nos fazes errar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso coração, para que não te temamos? 

Volta, por amor dos teus servos, às tribos da tua herança. Só por um pouco de tempo o teu santo povo a possuiu; nossos adversários pisaram o teu santuário. 

Somos feitos como aqueles sobre quem tu nunca dominaste, e como os que nunca se chamaram pelo teu nome.” Isaías 63:16-19

Por que o Senhor nos faz errar dos Seus caminhos? Por algum motivo fizemos do Espírito Santo nosso inimigo e constatar esta possibilidade tem me enchido de terror. 

Uma das passagens mais assustadoras das Escrituras para mim é esta. 

“Então, ela (Dalila) o fez dormir (a Sansão) sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força. 

E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou do seu sono e disse: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele. 

Então, os filisteus pegaram nele, e lhe arrancaram os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e andava ele moendo no cárcere.” Juízes‬ ‭16:19-21‬

Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele. Meu Deus, que coisa terrível! Ele não sabia.

Outra passagem é esta: 

“E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze. E, enquanto eles comiam, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair. E eles, entristecendo-se muito, começaram um por um a dizer-lhe: Porventura, sou eu, Senhor?” ‭‭Mateus‬ ‭26:20-22‬

“Tendo Jesus dito isso, turbou-se em espírito e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair. 

Então, os discípulos olhavam uns para os outros, sem saberem de quem ele falava. 

Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus. 

Então, Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava. E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é? 

Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão. E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa.” João‬ ‭13:21-27‬ ‭

E, após o bocado, entrou nele Satanás. Ele comeu do pão molhado, da comunhão, com o coração cheio de intenção do mal. Comeu na comunhão do Senhor sendo impuro, cheio de ódio, leviano, já com a intenção de trair. E Satanás entrou nele. Isto é simplesmente apavorante.

Não há nada mais terrível quando eu assisto alguém que virou suas costas para Deus e percebo que Deus não o adverte mais. 

Não há juízo maior sobre alguém que abandonando ao Senhor sua vida continua dando certo e continua prosperando. 

Mas como o profeta eu desabo diante do Senhor e clamo!

“Ó! Se fendesses os céus e descesses! Se os montes se escoassem diante da tua face! Como quando o fogo inflama a lenha e faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, assim as nações tremessem da tua presença! 

Quando fazias coisas terríveis, que não esperávamos, descias, e os montes se escoavam diante da tua face. 

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera.” Isaías‬ ‭64:1-4‬ 

Eu sei que 700 anos depois o Senhor abriu uma pequena fenda no céu e enviou um anjo ao templo para anunciar o nascimento de um homem que seria a Voz que precederia a resposta final a esta oração. 

Eu sei que 700 anos depois o Senhor abriu outra pequena fenda no céu e enviou um anjo a uma moça da roça para anunciar que esta pequena fenda abriria seu útero para receber Deus que iria se fazer carne. 

Deus, 700 anos depois, fendeu os céus e desceu em carne, se fez Jesus, cheio de Graça e verdade e vimos a Sua glória como a Glória do Unigênito do Pai. 

E mesmo sem entender as razões nestas perguntas e sem ver respostas claras para elas eu sei que o Senhor trabalha para aquele que Nele espera. 

E continuo a orar, a clamar, a chorar, e a esperar o dia em que direi:

 “Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 

Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança e que não respeita os soberbos, nem os que se desviam para a mentira. 

Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes. 

Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade. 

Não detenhas para comigo, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.” Salmos‬ ‭40:1, 4, 9-11‬ ‭‬‬

Amém!

#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário