terça-feira, 4 de janeiro de 2022

APASCENTAI O REBANHO DE DEUS. Josimar Salum


APASCENTAI O REBANHO DE DEUS. Josimar Salum

Acordei esta manhã de 4 de janeiro de 2022 assustado, coração batendo muito forte, angustiado, meu interior cheio de indignação e muito triste. 

Sonhei, de falto tive um pesadelo horrível e acordei chorando e desesperado. 

Sonhei com alguns líderes amigos que no zelo de fazerem a obra de Deus estão maltratando o rebanho de Deus. 

Eles estão colocando a “obra” de Deus acima das pessoas. Estão conduzindo o rebanho de Cristo ensinando mandamentos de homens. Estão colocando um peso sobre os ombros das ovelhas de Cristo que eles mesmos não carregam. Estão forjando uma espiritualidade que somente servem para os outros e não para si. Estão formando elites na Igreja. Estão agindo como pastores enquanto há um só Pastor e não estão sendo ovelhas do mesmo Pastor. E entre estes pastores estão formando elites destes pastores na construção de uma pirâmide de liderança “babélica” para chegarem ao topo e controlarem o Rebanho de Cristo. 

Meu Deus ! Meu Deus ! Meu Deus! Que dor insuportável ! Jesus, meu Deus ! O que está acontecendo comigo ? 

Textos das Escrituras saltam dentro do meu coração e me doem a alma ! Jesus, tenha misericórdia de mim ! A Palavra está amarga dentro de mim ! Meu Jesus ! 

“Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.” 1 Pedro‬ ‭5:1-4‬ 

Oh! Rebanho de Cristo ! Foge destes homens que não cuidam de tua alma, foge destes homens que se servem da força mesmo psicológica para lhe controlar, foge daqueles que lhe dizem palavras com má vontade, foge daqueles que lhe dominam e treinam outros a lhe dominar.

Oh! Rebanho de Cristo ! Corre para os braços do Pastor e Bispo de nossas almas. O Seu jugo é suave e Seu fardo é leve. 

Pesou ? Encabrestou ? Colocou uma canga na tua comunicação ? Transformou a disciplina num controle de todos os detalhes da tua vida ? Faltou compaixão, compreensão, não te abraçou quando você caiu, não estendeu a mão 

quando você foi pega em adultério? Transformou tua falha, teu fracasso, tua miséria num espetáculo ao invés de cobrir você e lhe disciplinar para te resgatar, redimir e restaurar? 

“Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobrirá a multidão de pecados,”1 Pedro‬ ‭4:8‬ ‭ARC‬‬

Foge, rebanho de Cristo, foge para os braços de Jesus, arrependido, confessando os teus pecados, abandonando a desgraça da tua transgressão e se convertendo genuinamente. 

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” Provérbios‬ ‭28:13‬ ‭ARC‬‬

Só o Amor quem cura. Só o Amor quem pode te levantar. O Amor não expõe as tuas fraquezas. O Amor não se gaba de teus erros. O Amor não tem uma medida para si e os seus e outra para o restante da igreja. O Amor não valoriza mais os pecados dos outros enquanto ignora os próprios. O Amor é a Luz. Deus é Luz. Deus é Amor. 

“E esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” 1 João‬ ‭1:5-7‬ ‭ARC‬‬

Fizeram do Ministério de Cristo um meio de vida,  uma profissão, um cabide de empregos, uma empresa doméstica, uma capitania hereditária . 

“Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.” Atos‬ ‭20:28-30‬ ‭ARC‬‬

Jesus disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.  Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que vos ordenei;  e eis que estou com você sempre, até o fim dos tempos. ” Mateus 28: 18-20 NKJV

“Nisto todos conhecerão que SOIS MEUS DISCÍPULOS, se vos amardes uns aos outros.” João‬ ‭13:35‬ ‭ARC‬‬

“E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” João‬ ‭21:15-17‬ ‭ARC‬‬

Pastores evangélicos, vocês não tem discípulos nem ovelhas. Os discípulos e as ovelhas são exclusivamente de Jesus. Nós fazemos discípulos para Jesus e pastoreamos as ovelhas de Jesus. 

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 

Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 

Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 

Jesus disse-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. 

Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 

O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. 

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 

Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. 

Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. 

Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas. 

Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” João‬ ‭10:1-16‬ ‭ARC‬‬

A quem, pois, Jesus está se referindo como ladrão e salteador ? Todos quantos vieram antes dele eram ladrões e salteadores, pois o ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir. O mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas. 

O apóstolo Paulo os identificou no tempo presente : “Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.” O ladrão que vem senão para matar, roubar e destruir não é o diabo. São os líderes mercenários. 

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos mestres, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.” 2 Pedro‬ ‭2:1-3‬ ‭ARC‬‬

Deus prometeu a Israel: 

“Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; porque eu vos desposarei e vos tomarei, a um de uma cidade e a dois de uma geração; e vos levarei a Sião. E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência.” Jeremias‬ ‭3:14-15‬ ‭ARC‬‬

“Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: 

Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? 

A fraca não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. 

As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, nem quem as busque. 

Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu, eu mesmo, procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. 

Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvens e de escuridão. 

Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será a sua malhada; ali, se deitarão numa boa malhada e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel. 

A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo. 

E levantarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as há de apascentar; ele lhes servirá de pastor. 

E eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse. 

E farei com elas um concerto de paz e acabarei com a besta ruim da terra; e habitarão no deserto seguramente e dormirão nos bosques. 

Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois, mas eu sou o vosso Deus, diz o Senhor.” Ezequiel‬ ‭34:2, 4, 6, 11-12, 14, 16, 23-25, 31‬ ‭ARC‬‬

Amados, escrevi este texto com profunda dor e tristeza na alma, sem nenhuma intenção de julgar ou condenar ninguém. Apenas obedeço ao Espírito Santo que perturbou a minha alma com esta mensagem e que me faz me desincumbir dela depressa. Sou como aquele que foi vencido pelo vinho, caiu prostrado de cansaço e preciso dizer que amo demais os pastores que apascentam o rebanho de Cristo. Eu amo demais as ovelhas de nosso Pastor Jesus.

“E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara.” Mateus‬ ‭9:36-38‬ ‭ARC‬‬

#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário