segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Tributo ao Meu Melhor Amigo, Josias Alves de Gouvêa

 Tributo ao Meu Melhor Amigo, Josias Alves de Gouvêa

Por Josimar Salum Gouvêa

Meu Pai celestial, 12:07 da manhã! 

O telefone tocando ... acordei! O pensamento encheu meu ser! Meu melhor amigo se foi! 

Atendi! A voz do meu irmão do outro lado! 

“Papai faleceu!” 

Meu Pai do céu! Meu melhor amigo se foi mesmo!

Sempre soube que isto podia acontecer. Acontece com todas as famílias. 

"Se Jesus estivesse aqui meu irmão não teria morrido", disse a irmã de Lázaro.

Meu Jesus estava lá com ele e meu pai morreu. Mesmo com Jesus aflições acontecem, dores machucam, tribulações nos acometem, pessoas queridas morrem, com Jesus no barco não é sempre que vai bem. Pelo menos como enxergamos.

“Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; Ele é o Rei da Glória.” Salmos‬ ‭24:7-10‬ 


O Rei da Glória ressuscitou e entrou nas entradas eternas com um filho amado. Meu pai vestido de glória excelsa, que visão absolutamente majestosa, o Rei Jesus e ele, nas entradas eternas.

Hoje, nesta noite, tombou um rei, um nobre, um homem de grande valor.  E eu o vejo sorrindo, em gargalhada, dando Glória ao Seu Rei. 

“Leny, eu estou vendo Jesus! Jesus está aqui! Você quer ir comigo? Eu vou, Leny!” 

E ele foi na serenidade da noite, no silêncio dos homens, entre as Aleluias e com os anjos de nosso Pai.

O que eu mais lembro agora é vê-lo ajoelhado no templo dos homens, no primeiro banco e eu bem criança, ajoelhado com ele, com minhas mãos pequenas em minha face, e ele orando, orando, orando ...

Meu Deus, parece que isto foi hoje de madrugada, antes do amanhecer ... Ele me chamava para ir orar e ali nos ajoelhávamos para buscar ao Rei do universo. Um menino de “short”pequeno, camisinha de pano ralo, ao lado do homem de Deus que orava.

Não conheci ninguém como meu pai ... Claro que os homens pecam, mas se dissesse que ele parecia não ter pecado, você se escandalizaria? 

Lembro agora, quando pequeno, ele correndo de mim até que deixava alcançá-lo, eu e Josley, sem se importar com o que os outros pensavam.

Pique é brincadeira de criança feliz, com o pai, um festival de alegria. Caçando, pescando, passeando na roça. 

Meu Deus, eu aproveitei este homem até os últimos momentos. Nos jantares, nos lugares mais benditos, eu aproveitei Sua amizade. E, às vezes, irritado discutíamos, ele também, e depois sereno acalmava meu coração. 

Lembro viajando com ele de carro, de avião, para todo lado, para os encontros da Igreja e as jornadas de transformação pelo Brasil e nos Estados Unidos.


Há pouco, pelo menos há um mês, ele estava lá na igreja me ouvindo pregar e para minha surpresa enquanto falava ele olhou para minha mãe e deu um “tinino” com o dedo da mão, aprovando a pregação. Você não tem ideia, aquele gesto foi o máximo, o top, o elogio mais tremendo que jamais podia ter tido.

“Você é um homem de Deus, meu filho.”, ele dizia. Não há preço no mundo que compense isto!

Parece pouco o que aconteceu, mas não foi. Este meu melhor amigo encheu minha vida de ponta a ponta, preencheu tudo, falou palavras de sabedoria e conhecimento, compartilhou conselhos, os mais valiosos, sou um homem de verdade, julgo humildemente que sim, por causa dele. 

Josias, meu rei Josias, teu nome será sempre o Nome de Deus. “O Senhor tem curado...” é a proclamação eterna de tua vida, de teu amor, de tua amizade, de tua voz profética. 

“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem.

Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. 

Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. 

Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força. 

Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. 

Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. 

Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. 

Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que sujeitou todas as coisas. 

E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.” 1 Coríntios‬ ‭15:19-20, 22-28‬ 

Josias, meu pai, meu amigo, a noite ficou mais fria, a escuridão ficou densa, a tristeza é muito grande, mas o dia já está amanhecendo, o sol já está raiando. 

Sim, cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, o senhor, eu, todos nós na Sua vinda.

#ASONE



O Prefeito Vinícius Finamore decretou luto oficial por três dias, em sinal de pesar pelo  falecimento do Pr. Josias Alves de Gouvêa.

Sr. Josias é ex-vereador, ex-presidente do Legislativo Municipal de Palma, foi Secretário Municipal e Ministro do Evangelho pela Comunidade Evangélica, ordenado em 20/7/1997. Fundou diversas associações beneficentes, entre elas a nossa Rádio Aba Transformação. 

Segundo Vinícius, “é uma justa homenagem ao respeitável líder político e ilibado cidadão, que com seu trabalho, exemplo e dedicação contribuiu para o bem-estar do nosso município. Estamos consternados”, afirmou.

Josias Alves de Gouvêa, mais conhecido como Josias Salum, foi vereador em quatro legislaturas (1981-1984, 1985-1989, 1990-1992, 1993-1996), presidente da Câmara Municipal em 3 ocasiões (1984, 1989 e 1990), presidente da Lei orgânica do município pela Constituinte de 1988 e também foi Secretário Municipal em várias ocasiões . 

Josias deixa esposa, dona Leny; dois filhos, Josimar (Cristina) e Josley (Monique);  cinco netos, Tiago, Filipe, André, Marcos e Sarah, e dois bisnetos, Nathan e Joshua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário