quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

QUANDO AMAR NÃO É SUFICIENTE Josimar Salum



QUANDO AMAR NÃO É SUFICIENTE

Josimar Salum 


“Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Com amor eterno te amei; também com amável benignidade te atraí.” Jeremias‬ ‭31:3‬ ‭


Como pode um amor deste tão grande e profundo não ser suficiente para manter o relacionamento de Deus com os homens? Porque muitos rejeitam a dádiva de Seu Amor, ignoram a Sua misericórdia e desprezam a Sua Graça?


“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos‬ ‭5:8‬


Como é possível que Deus prove Seu amor nesta dimensão gigantesca e isto não seja suficiente para que pecadores venham a se relacionar com Ele? Como alguém amado deste modo pode deixar este Deus para servir a outro ou a si mesmo?


““Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” ‭‭2Coríntios‬ ‭5:14-15‬ 


Porque muitos não são constrangidos? Por que muitos mesmo sabendo que Jesus morreu e ressuscitou por todos continuam a viver para si e não vivem para aquele que por eles morreu e ressuscitou? É preciso entender que só vive para aquele que por eles morreu e ressuscitou quem vive para os outros!


“Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.” 1João‬ ‭4:19‬ ‭ARC‬‬


Porém, por que muitos não amam a Deus mesmo compreendendo que Deus os amou primeiro?


Estas são perguntas difíceis e bem complicadas para se fazer. Mas elas explicam porque relacionamentos inter-humanos se dissolvem, porque amizades perenes terminam, porque casamentos de pessoas que se “amaram” tanto quando jovens se rompem depois de muitos e muitos anos, depois de velhos. 


É porque relacionamento somente existe de mão dupla, de cara e coroa, de pólos positivo e negativo, de mãos dadas, de cumplicidade madura, com lealdade e fidelidade. 


Deus me ama, mas se eu não amá-lo não tem salvação, não tem redenção, não tem relacionamento. Não para mim.


Deus é fiel e Ele, no mínimo espera fidelidade total, lealdade completa, rendição absoluta. A intensidade de Seu amor somente se completa se eu amá-lo de todo o meu coração, de todo o meu entendimento, com toda a minha força e com toda a minha alma.


Não tem caminhada com Deus se minha afeição está dividida com outro ser, objeto ou pessoa. 


Há pessoas, considerados amigos, familiares que recebem sempre, mas não correspondem nem com gratidão, nem com simpatia, nem com reconhecimento. 

Há pessoas que só entendem de como tirar proveito, levar vantagem, e satisfazer seu egoísmo infantil. Vêm sempre o que recebem como obrigação de quem dá. 


Ora, a relação com o Pai Celestial requer gratidão, simpatia e apreciação. Certo é que Deus continuará amando sempre, Deus sim, mas que homem ou mulher tem esta capacidade de amar como Deus amou? E mesmo amando sem reciprocidade como pode manter um relacionamento? E se eu não amar? 


A nossa relação com o nosso semelhante espelha a nossa relação com Deus. Deus me ama, mas eu não o amo. Então não existe relacionamento. Há uma separação. Alguém me ama, mas eu não amo. Igualmente não existe relacionamento. Só há Amor se for uma relação de dois. Nem eu mesmo posso amar alguém se eu não amar a mim mesmo! Não há Amor solitário, ninguém ama sozinho, nem Deus! 


Jesus disse: “Vem e segue-me,” mas sem a minha resposta, meu aceno favorável e minha  correspondência objetiva ao seu convite não há relacionamento. E não haverá relacionamento se eu não segui-lo sempre.


Todo relacionamento baseado no interesse pessoal, nas dádivas ou favores que se pode receber, dos presentes que se pode ganhar, das expectativas de satisfação de desejos vai sempre esbarrar exatamente na fraqueza deste relacionamento. Em palavras claras, não há relacionamento.


No relacionamento conjugal acontece isto de forma muito clara. Aquilo que começou em romance, em laços de comprometimento, de caminhada junta nos sofrimentos e desafios da vida conjunta tende a produzir uma ruptura quando falham a lealdade exclusiva, a fidelidade mútua e a cumplicidade constante dos dois. E se torna muito sério quando se descobre adiante que um terceiro, uma outra atenção ou uma outra pessoa estava metido neste relacionamento que era para ser exclusivamente a dois. 


O Amor não basta para perseverar até ao fim e não é suficiente para manter o relacionamento quando não há reciprocidade. 


É assim com Deus e os homens, é assim entre amigos, entre familiares e entre um homem e uma mulher. 


Só há Amor verdadeiro e completo se é mútuo, na mesma intensidade. Deus ama, nada nos separa de Seu amor, a não ser nós mesmos. Na lista nada nos separa, na lista, entretanto, não se menciona eu. 


Se “eu não amo a Deus”, Ele ter me amado primeiro apenas encerra em Si mesmo o Seu amor. É como tomar banho coberto de plástico dos pés à cabeça. Como andarão dois juntos, se não estiverem em acordo? Se não há aliança é porque o amor é só de palavras. 


“Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” 1João‬ ‭3:18‬


Perdoar também não será suficiente para restaurar estes relacionamentos. Perdoar só beneficiará quem perdoa, talvez seja por isto que Deus já perdoou todo mundo. Mas para beneficiar ambos será preciso reconciliação de verdade! “Rogo-vos que reconcilieis com Deus.” E se possível, restituição.


Deus é capaz de cegamente confiar em mim novamente. Para um homem e uma mulher a confiança não é tão fácil assim. Somente por uma ação restauradora da parte do Pai! Sim, além disto somente Deus pode curar e restaurar! Ou fazer de novo! Talvez o único caminho seja mesmo começar tudo de novo!


#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário