segunda-feira, 23 de novembro de 2020

POR QUE AS PESSOAS SE AFASTAM DE NÓS? Josimar Salum



POR QUE AS PESSOAS SE AFASTAM DE NÓS? Josimar Salum 


“A Paz do Senhor! Pastor, por que, às vezes, as pessoas se afastam da gente sem motivo? 


Que pergunta interessante! Mas primeiro tentarei responder sobre as que se afastam com motivos.


Eu tenho dezenas de casos que já aconteceram comigo ao longo da minha vida. E no serviço da Palavra então, tornou-se comum isto acontecer.


Na minha experiência os motivos foram variados. 


Algumas pessoas se afastam porque estão enfrentando muitos problemas na vida. Estão cansadas, estressadas, feridas e simplesmente se afastam de todos, especialmente daquelas que mais amam.


Algumas pessoas eu ofendi com alguma palavra e atitude e não quiseram me perdoar. É altamente comum ofendermos uns aos outros. É da nossa natureza humana por algum motivo ofender alguém, especialmente os que estão bem perto de nós. Somos ofensores por natureza mesmo involuntariamente. É muito comum. Ofendemos e somos ofendidos, profundamente ou superficialmente, quisera eu não fôssemos assim! Mas Deus em Sua infinita graça, imenso amor e constante misericórdia resolveu isto de uma vez. Através do perdão oferecido com a morte de Seu Filho na cruz. Ele nos perdoou e continua perdoando, por isto podemos perdoar. Devemos perdoar. Não tenho outro caminho. Perdoar ou perdoar.


Outras pessoas queriam só me usar, aproveitar do que eu tinha para oferecer. Quando a fonte secou, não precisaram mais de mim ou do que eu tinha para oferecer, se foram sem dar notícias. Interessante observar que aconteceu com as que eu mais servi, mais ajudei, mais socorri. Entendo hoje que foi assim porque estavam ávidas pela ajuda, pelo socorro, e aproveitaram o máximo que podiam. Até que se foram, e algumas se foram porque porque não pude ajudar com alguma coisa. 


Outras conseguiram novos relacionamentos que ocuparam a vida delas de tal forma que não tem mais tempo para mim. 


Outras se tornaram muito importantes, independentes, auto suficientes. Lembro de colegas de seminário, e até de pastores. Quando estavam no início de sua carreira ou “ministério” visitaram nossa casa, pregaram em nossas igrejas, receberam nossas ofertas, alguns foram sustentados pelas nossas ofertas, e agora famosos, importantes, relacionam-se somente com o clube da sua elite e o máximo que nos dispensam quando nos encontram é um cumprimento formal.


Outros se foram e cortaram relacionamento e o máximo que conseguem é “serem amigos no Facebook.” Penso que ainda desejam de alguma forma acompanhar o que fazemos ou ler o que escrevemos, mas de longe. Descobri servindo-me

das redes sociais para alcançar as pessoas com o Evangelho que não existe esta coisa de amigo de Facebook. Amigo de verdade é aquele que interage com você, com quem você é, a despeito do que você pensa ou fala. Que está presente e não pelas “curtidas” que fazem nas duas postagens. Aliás, estas curtidas são de fato julgamentos que impetram sobre o que você pensa. Gostei! Não gostei! Como sentenças que vão distribuindo como se fossem juízes. 


Algo muito frequente que acontece comigo, as pessoas se afastam por causa dos ensinos que compartilho, da mensagem que eu prego. Estão acostumadas neste mundo aos tapinhas nas costas, aos elogios aos homens, à honra uns aos outros, ao ouvir coisas que sabem que não refletem a verdade, mas porque se sentem bem não querem deixar de ouvi-las. Você já ouviu o ditado: “Me engana, porque eu gosto.” 


Sempre podemos ser sinceros sem ser intolerantes, falar a verdade em amor, mas a sinceridade não é muito bem vinda e a verdade sempre ofenderá mesmo que não queiramos. 


Se a mensagem do Evangelho não te corta, se o Evangelho não te ofende, se a Palavra não te entristece levando ao arrependimento é outra nova, é outro ensino, é outra mensagem. Corre depressa! Rejeite veloz!Não é o Evangelho! Não é a Palavra. A verdadeira alegria vem de amar a Justiça e aborrecer a iniquidade. Só assim nosso Deus nos unge com o óleo da alegria, mais do que aos nossos companheiros.


Você perguntou por que às vezes as pessoas se afastam de gente sem motivo. Meu amado irmão, sempre haverá motivo para alguém de afastar de nós, um ou outro motivo. Mas somente um para elas continuarem: o AMOR! 


“O amor é paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é grosseiro, nem egoísta. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda rancor. O amor nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa. O amor tudo sofre, sempre crê, sempre espera o melhor, tudo suporta. O Amor jamais acaba.” 1 Coríntios‬ ‭13:4-8


Nisto mais uma vez o Senhor tem razão que devemos viver uma vida modesta, para não termos que precisar ser ajudados, mas ajudar e experimentar a Graça, a bem aventurança de dar do que receber! 


“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.” Hebreus‬ ‭13:5-6‬ 


Não devemos sentir autocomiseração e nos colocarmos como vítimas nestes assuntos. Meu pai sempre de aconselhava. “Meu filho, eu sou de quem me quer.” E olha que não conheço neste mundo um homem mais amoroso, generoso e servo como meu pai. 


Um amigo me disse recentemente: “Josimar, a tua pregação é insuportável!  É difícil te ouvir. Porque este Evangelho corta demais. A Verdade é insuportável. Você vai ficar sozinho.” Tudo certo! Mas jamais ficaria sozinho! Impossível. 


“Invoquei o Senhor na angústia; o Senhor me ouviu e me pôs em um lugar largo. O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; pelo que verei cumprido o meu desejo sobre os que me aborrecem. É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes.” Salmos‬ ‭118:5-9‬ 


“Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti. Eis que, na palma das minhas mãos, te tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante mim. Os teus filhos apressadamente virão, mas os teus destruidores e os teus assoladores sairão para fora de ti.” ‭‭Isaías‬ ‭49:15-17‬ 


Finalmente, sobretudo, vigia o teu coração. Jamais permita que abrigue qualquer mágoa, qualquer rancor, qualquer amargura. E se um dia os que t deixaram voltar, receba-os de braços abertos, como sempre fez. 


#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário