terça-feira, 18 de agosto de 2020

NOSSO DEUS É UM. Por Josimar Salum


NOSSO DEUS É UM.
Josimar Salum


A palavra unidade aparece na revista e corrigida apenas 3 vezes. João 17:23, Efésios 4:3 e 4:13

Nas versões em inglês a palavra unidade aparece em muitos versículos, mas até onde estudei, nos versículos no original não ocorrem a palavra unidade, mas em muitos deles simplesmente a palavra UM.

Começando com João 17: “Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em UM (o texto não diz unidade), e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim.” João‬ ‭17:23‬


Isto nos faz lembrar da criação do homem, macho e fêmea. Deus não criou dois, mas UM. O DEUS QUE É UM, criou UM HOMEM, macho e fêmea os criou. Deus os criou como UM e lhes deu o mesmo nome: Adão. Não se refere à humanidade, ou à raça humana. Aliás, a palavra raça até onde investiguei não aparece no texto bíblico nem em hebraico nem no grego.

 As palavras de onde se traduzem raça nas Escrituras não tem nada a ver com raça. Nos dias como os de hoje é muito bom descobrir (sujeito a confirmação) uma coisa destas. Não existem raças, apenas homens e mulheres, de cores diversas, mas não diferentes.


“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” Gênesis‬ ‭1:27‬


“Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.”Gênesis‬ ‭5:1-2‬


“E não fez ele somente um, sobejando-lhe espírito? E por que somente um? Ele buscava uma semente de piedosos; portanto, guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade.” Malaquias‬ ‭2:15‬ ‭‬‬


“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é UM” Deuteronômio‬ ‭6:4‬

O texto original não diz nosso Deus é o único Senhor, mas YHWH é UM !


O propósito de Deus não é a nossa unidade, mas que SEJAMOS UM! Não simplesmente que tenhamos os mesmos pensamentos, ou gostos, ou preferências, andemos de acordo. É preciso ir além do significado de unidade em português.


ELE NOS FEZ. Não adianta lutar e trabalhar por unidade. Se “estamos” NEle, somos UM. É preciso manter quem somos !


A visão de unidade é míope. “Eu e o Pai somos UM”, Jesus disse. Deus e Jesus não são uma UNIDADE. ELES SÃO UM!


UM é o todo sem divisão, sem fração, que não deixa ninguém nem nada de fora, é muito mais do que não poder ser dividido, é o completo por inteiro. É deixar de ser a si mesmo não para ser o outro, mas é ser quem é sendo UM. Não é cada um, mas todos somos UM!


“Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim; para que todos SEJAM UM, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também ELES SEJAM UM EM NÓS (não um conosco, mas em nós), para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, PARA QUE SEJAM UM como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em UM, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim.” João‬ ‭17:20-23‬


Esta é a obra de Cristo Jesus na Cruz!

“Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio,” Efésios‬ ‭2:13-14‬


Um povo não deixou de ser aquele povo para ser outro povo, não! De ambos os povos Ele fez UM! Não são mais dois, neste caso, nunca foram! Não há como retornar e ser o que era antes! Agora somos UM! Deus não é três! Deus é UM. Pai, Filho, Espírito Santo são UM. Se os três são um então não são três. Lógica simples de criança!


“Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”. A palavra em inglês é “oneness” como no original grego. Não é acordo, não é unanimidade, não é unidade, é ser UM.


“Há um só corpo (não existe esta palavra só) e um só Espírito (como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.” Efésios‬ ‭4:3-4, 6‬. Socorro! Não é assim que o texto diz!
Literalmente diz assim.


“Procurando guardar a “oneness” - a totalidade, a completude, a inteireza do Espírito pelo vínculo da paz: há UM corpo e UM Espírito, como também fostes chamados em UM (A) esperança da vossa vocação; UM Senhor, UM (A) fé, UM batismo; UM Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.” Efésios‬ ‭4:3-6‬


Por que? PORQUE DEUS É UM!
#ASONE (literalmente COMO UM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário