terça-feira, 18 de agosto de 2020

UMA CONVERSA SOBRE O “FIM DOS TEMPOS.” Josimar Salum

 


UMA CONVERSA SOBRE O “FIM DOS TEMPOS.” Josimar Salum 

          — Explica-me por favor: “E, respondendo, disseram-lhe: Onde, Senhor? E ele lhes disse: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias.” Lucas‬ ‭17:37‬ ‭

          — Onde mais esse versículo aparece na Bíblia ou passagem semelhante?

          — “Onde houver uma carcaça, aí os abutres se reunirão.” Mateus 24:28

          — Qual é o contexto? 

          —- Fim dos tempos! 


— Leia os versículos dos dois capítulos. E no final é que está falando de urubus sobre carniça! Isto ocorreu no cerco de Jerusalém no ano 70 DC. O texto de Lucas fala tanto de acontecimentos que ocorreriam poucas décadas depois após Jesus ter falado estas palavras quanto sobre a sua Vinda muitos séculos e quem sabe milênios depois. Já são pelo menos quase dois milênios. É como ver de cima de uma montanha. Depois você desce e vê só ao teu redor. Tem que subir até em cima da montanha primeiro. O capítulo todo é o que você vê de cima da montanha. Aí você desce da montanha e vê apenas os abutres e a carniça. Jesus está falando estas palavras no ano 33 DC. E está dizendo de coisas que aconteceriam séculos e séculos depois e também disse de que aconteceria algumas décadas depois.  Sobre “fim dos tempos”, todo mundo fica repetindo, que estamos no fim dos tempos... 


“mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no *fim dos tempos, * por amor de vós” 1Pedro‬ ‭1:19-20‬ ‭


“Mas eu, no primeiro ano de Dario, o medo, me levantei para o fortalecer e animar. Agora, eu te declararei a verdade: eis que ainda três reis se levantarão na Pérsia, e o quarto será cumulado de grandes riquezas mais do que todos; e, tornado forte por suas riquezas, empregará tudo contra o reino da Grécia.


Alguns dos sábios cairão para serem provados, purificados e embranquecidos, *até ao tempo do fim, * porque se dará ainda no tempo determinado.” Daniel‬ ‭11:1-2, 35‬ ‭ARA‬‬


—- Quando é o fim dos tempos ?


—- Já estamos?


—- Quando começou? Quando o Cordeiro se manifestou e tem se manifestado “no fim dos tempos”. É o que o texto diz! 


“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João testificou dele e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: o que vem depois de mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos nós recebemos também da sua plenitude, com graça sobre graça. No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”

‭‭João‬ ‭1:14-16, 29‬ 


Tem que desmistificar está ideia de fim do mundo e de fim dos tempos. Minha bisavó Mariquita há 60 anos atrás já falava que estávamos no fim dos tempos. E você pode chegar a 80 anos de idade falando a mesma coisa. E meus bisnetos daqui a 100 anos poderão estar falando a mesma coisa. 


— Mas o que isso tem a ver com cadáver e abutre? 


- Pois é! Você perde o ensino principal. Você mastiga o espinho e joga fora a carne do peixe. Filho, temos que conversar com a Bíblia aberta. Isto é conversa para duas horas no mínimo. 

Acredite! Mas antes tenho que que te “desbatistizar” primeiro! Des-bas-tis-ti-zar! 


Quero dizer que todos nós repetimos estas frases e expressões, fim dos tempos, anticristo, sinal dos tempos, o iníquo, arrebatamento, vinda de Jesus ou volta de Jesus, mas não têm o mesmo significado da Bíblia! Desassociamos estas expressões do que o Espírito Santo que dizer. Virarão jargões. Servem a interpretações distorcidas à parte de todo o Conselho de Deus  Que não são expressões com significados exatos da Bíblia.  Últimos dias por exemplo ocorrem desde o dia do derramamento do Espírito, quando Pedro interpretou a profecia de Joel e disse: “Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;”

‭‭Atos‬ ‭2:16-17‬ 


Os últimos dias que dizem ser o que vivemos hoje com que base? Em interpretações das Escrituras. Mas muitas gerações antes de nós criam e pregavam a mesma coisa. 


A Bíblia fala de tempos trabalhosos que foram considerados assim também em muitas épocas. 


A Bíblia fala do Dia do Senhor e o domingo não é o Dia do Senhor e fala do último dia, o dia do Senhor está perto. Mas ninguém sabe a hora e nem deveria prognosticar. É presunção!


É a velha pergunta e falsa expectativa dos discípulos de sempre. Enquanto Jesus só tem um alvo e um desejo, fazer discípulos de todas as nações.


“Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” Atos‬ ‭1:6-8‬ ‭


Amemos a vinda! Mas só ama

a Vinda de Jesus quem obedece Seu coração. 

#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário