quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Como restaurar o relacionamento de um namorado com sua namorada? Por Josimar Salum


Como restaurar o relacionamento de um namorado com sua namorada? 
Por Josimar Salum 

— “Boa tarde pastor, tudo certo? Preciso de uma ajuda. O que fazer para restaurar um relacionamento? O que o senhor pode me falar sobre isso?”

— Boa tarde! Estou abençoado! E você? Relacionamento de quem?

— “Bem graças a Deus! olha, é com a minha namorada (ex). Às vezes, faltava a presença de Deus em nosso meio, muitas vezes da minha parte, e aconteceu coisas que machucaram um ao outro, mas nós estamos conversando, estamos orando, queremos saber se é da vontade de Deus, porque já foi um dia, mas mesmo assim eu ainda acho que pode sim ser da vontade de Deus, pois estamos querendo algo que seja focado em Cristo e para Ele.”

— Que bom que estejam orando. E com certeza estão desejando conhecer a vontade de Deus. E mais ainda, obedecê-la. Muito bem! Por isto, vou dar uma resposta sem rodeios. Textos escritos não mostram emoção, mas saiba que estou respondendo com muito carinho e com amor. E serei sincero, porque a tua vida é muito valiosa e a dela também para eu ficar enrolando. 

O problema do relacionamento entre namorados e namoradas,  mesmo aqueles e aquelas que se consideram discípulos e discípulas de Jesus, é a intimidade física! Não estou dizendo que isto aconteceu  entre vocês! Mas a Bíblia é clara em relação a estes assuntos. Porque moços e moças começam um relacionamento de namoro - é assim que funciona em nossa cultura - e começam a conviver como se fossem casados. E não são. Falo isto porque permitem certas intimidades que somente servem entre casados. E com a aproximação física mesmo que seja não “leve à vias de fato” - para Deus faz diferença? Os toques que abrasam um ao outro, produzem as brigas e as ofensas. Um dos sinais que isto não vai bem é o ciúme, a desconfiança que gera! Passam a viver uma tentação sexual constante, porque afinal de contas os dois são seres normais, e especialmente o rapaz, que está explodindo de hormônios, não se contenta fisicamente apenas com “a brincadeira.” 

“Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; mas, por causa da imoralidade sexual, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.” 1 Coríntios 7:1-2

Numa versão em inglês diz assim:

“Agora, para os assuntos sobre os quais você escreveu: É bom abster-se de tocarem um no outro. Mas como há imoralidade sexual, cada homem deve ter sua própria esposa e cada mulher seu próprio marido.” 1Coríntios‬ ‭7:1-2‬ 

Em outras palavras, um homem não pode tocar numa mulher que não é dele. Isto soa tão radical, porque a licenciosidade em nossos dias é enorme. Nem um beijo? Nenhum. Não é ser legalista, mas é impossível que um moço beije uma moça demoradamente sem sentir algo fisicamente. 

Um adolescente me perguntou uma vez: “Até que limite eu poderia estabelecer, até onde eu poderia passar a mão, e não pecar?” Eu respondi: “O mais longe possível!” Em outras palavras, isto não funciona assim!

“Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que, como se ainda pertencessem a ele, vocês se submetem a regras: “Não manuseie!”, “Não prove!”, “Não toque!”? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne.” Colossenses‬ ‭2:20-23‬ 

Você não pode tocar numa mulher que não é tua. Ponto. É o que ensina a Bíblia. Muitos são gargalhadas quando ouvem isto. Eu fui completamente ignorante a estas coisas quando jovens, pois não houve nenhum homem ou mulher de Deus que me ensinasse isto. E teria me poupado de muito sofrimento! Eu sei o que estou falando! 

Se realmente querem e tem condições de se casarem devem ter uma vida de oração sincera e constante daqui para frente. Amizade sem contato físico. 

“Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: É bom que permaneçam como eu. Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo.” 1 Coríntios‬ ‭7:8-9‬

E se decidirem fazer uma aliança um com o outro mesmo, devem esperar e marcar a data do casamento. 

Em nossa cultura tudo é permitido, namorar quanto quiser, “experimentar” uma moça para saber se vai dar certo ou não, em outras palavras, não há consulta sincera a Deus e espera para saber Sua resposta. E estas práticas têm trazido muitas misérias para o relacionamento entre um homem e uma mulher, refiro-me a esta cultura do namoro de quantas quiser. O rapaz “amassa” tudo quanto é moça, mas na hora de escolher sua esposa quer uma que não tenha tido as mesmas experiências que ele. Isto é pecado nojento!

Não há aliança nestes relacionamentos e depois se escolhe uma moça para se ter uma aliança? E as outras do passado? Foram apenas experiências! 

Há um índice de divórcio absurdo no seio da igreja evangélica porque casamento não é uma aliança. Casamento se tornou um experimento. E não é!

Ora, o casamento é uma aliança exclusiva entre um só homem e uma só mulher por toda a vida. Então não há como contemplar experiências antes de  estabelecer uma aliança destas entre um só homem e uma só mulher. Esta é a vontade de Deus. É isto que lemos em toda a Bíblia. 

Se vocês entenderem isto haverá reconciliação verdadeira para o casamento. Relacionamento restaurado para continuarem namorando não tem respaldo na Bíblia. 

Se amamos a Jesus totalmente e Jesus é a razão de nossas vidas todos estes conselhos aqui se tornam leves. Porque o relacionamento não é feito de egoísmo, mas de um desejo sincero e verdadeiro de agradar ao Senhor Jesus e assim ser realmente feliz, bem aventurado. 

Deus está levantando uma geração - que eu chamo de Geração 144 mil, que realmente está entendendo estas coisas e está se separando para viver e servir a Jesus exclusivamente e não para si mesmos. 

“E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em sua testa tinham escrito o nome dele e o de seu Pai.

“Estes são os que não estão contaminados com mulheres, porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vai. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.” Apocalipse‬ ‭14:1, 4-5‬ 

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito Santo diz às Igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário