sábado, 21 de dezembro de 2019

Se não houvessem os credos e as confissões de fé, seria possível conhecer a Jesus? Autor: Josimar Salum



Se não houvessem os credos e as confissões de fé, seria possível conhecer a Jesus? Autor: Josimar Salum

Deixa-me dizer-lhe uma coisa. No Reino de Deus as "coisas" não são preto ou branco; às vezes, somente. Temos que aprender com o Espirito Santo. Sempre aprender. E não chegar a nenhuma conclusão final. Vamos caminhando com Deus e aprendendo. É imprescindível ter tido um encontro com Deus para que Ele se torne nosso Mestre, para que seja nosso Senhor é Rei. Sem receber o Espírito Santo não há como relacionar com Deus. 

Jesus disse “aprendei de Mim”: é jornada e não um evento; não é uma experiencia de classe de uma escola, é comungar com Ele, constantemente, na vida. 

Nunca se firme em crenças ou convicções, como pétreas; nunca esteja tão certo de nada que o faça depender do que crê para sobreviver, que sua confiança e estabilidade se baseiem na crença, que perdera sua fé se duvidar de algumas coisas de seu credo pessoal. 

Firme a tua fé e a tua vida em Jesus, na pessoa de Jesus. Não há necessidade de credos nem de confissões de fé para seguir a Jesus. Nenhum dos homens e mulheres de Deus nem mesmo os apóstolos e os discípulos de Jerusalém, de Antioquia, de Éfeso e de outras cidades conhecerem quaisquer credos ou confissões de fé. Nem tinham as Escrituras completas em mãos. 

“Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis. Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” 2Coríntios‬ ‭11:2-4, 13-15‬

Com Jesus você perdura sempre, mesmo quando tuas convicções e crenças venham a passar. 

Todo crente tem um monte de resposta para isto ou aquilo, tem que ter uma resposta para tudo, assista só uma discussão entre os crentes, cada um tem uma opinião, mesmo sendo das mesmas denominações, mas não é sinal de que tenham amizade com Jesus. 

Mais do que a letra, mais do que a certeza de coisas, melhor a caminhada e a dependência de Jesus. Melhor ouvir dia após dia: “Este é o caminho, andai nele.” É a Voz, é a Voz, que nunca quero deixar de ouvir.

Entendo que historicamente os credos e as confissões de fé foram benéficos, porque os concílios se reuniram para combater heresias. Não foram suficientes, entretanto, para impedirem, por exemplo, os papados e seus abusos. Além do mais,  os credos e as confissões de fé são redutores das Escrituras. Eles e não as Escrituras se tornam referenciais. 

Um Batista, por exemplo, só tem liberdade de ser Batista, um presbiteriano da mesma forma e assim por diante. O que faz um presbiteriano ou um batista, etc ser o que é, mormente, é o seu credo. 

Aquilo que se diz de que a Bíblia é a única regra de fé e prática não condiz com a verdade. Os credos e as confissões de fé são os documentos que filtram as Escrituras. Honestamente se consultam o credos antes de consultarem a Bíblia. Contudo, eu não os desprezo de modo algum. Se você ler bem este texto e entende-lo vai compreender que o que estou dizendo é que não podemos substituir nosso relacionamento com Jesus pelas convicções em doutrinas. 

A nossa fé não pode estar firmada no conjunto de crenças que temos, mas na pessoa de Jesus. Todos estes credos não são a Palavra de Deus, mas o sumo teológico de alguns indivíduos num certo momento da história. 

É preciso compreender que não podemos substituir nosso caminhar com Jesus pelos ensinos de Calvino, de Lutero e de quem quer que seja. Porque a Fonte é Jesus e não a doutrina destes homens.

A doutrina é o enunciado escrito ou verbal de conclusões acordadas a respeito de Deus. Mas quem testifica de Jesus são as Escrituras e não os credos. E só pode testificar Dele se você conhecê-lo pessoalmente. Nós cuidamos ter a vida eterna nas Escrituras, mas a Vida Eterna é em Jesus somente. 

É difícil aceitar que se desprezássemos o Concílio de Nicéa seríamos arianos hoje, mesmo porque eles estão entre nós, vide Testemunhas de Jeová, a despeito de todos os credos que podemos consultar. 

Veja o que os protestantes e os evangélicos produziram no Brasil como a Universal do Reino de Deus, a Mundial, etc. Estas denominações hoje influenciam negativamente até as igrejas históricas. Abomino, por exemplo, o “coaching” ministerial e eclesiástico tão em voga hoje. Onde é que este povo tirou isto nas Escrituras? Harvard é a inspiração deles. Ouço sobre as bobagens destes meninos que estão ai na mídia do Brasil dizendo coisas como que somos igualmente justos como Deus e outras “vomitarias”. Bíblia! Bíblia. E o Espírito Santo. Não consultam o Espírito Santo e fazem da Bíblia seu livro de heresias. Enfim, estas todas estas aberrações estão por aí, não porque não conhecem os credos, mas porque não conhecem a Deus.

O Espírito Santo é Vivo e é Ele quem nos guia a toda a Verdade. Esta quantidade de erros que hoje assistimos estarrecidos vai continuar a existir a despeito de todos os credos históricos. 

As pessoas e a maioria dos pastores não estudam e não consultam as Escrituras, nem o povo. A grande parte não tem relacionamento com Jesus. Não é pela ignorância dos credos que vem as heresias, é pelo abandono à Verdade, a Fonte da Vida, é porque não se ouve a Voz.

#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário