sexta-feira, 14 de outubro de 2016

RIO POMBA ALERTA FINAL - BARRAGEM BARRA DO BRAUNA. Leia! Não despreze!Compartilhe!

     REPRESA BARRA DO BRAUNA   ESTA É A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DAS BACTÉRIAS ASSASSINAS. 
 
Bactérias já infestam as águas da barragem e estão infestando as águas do Rio Pomba. Já está proibido o consumo da água, banho e pescaria em parte da região! É esta a manchete de uma reportagem publicada pelo site vigilanteonline.com

Se a causa não for eliminada, a presença de milhões de macrofitas em dezenas de quilômetros quadrados sobre o espelho das água da represa, não há como eliminar as bactérias. (Assista o vídeo). Mas esta praga é ignorada pela dona da barragem  e pelas autoridades! 

Assista este vídeo: Clique aqui. 
ALERTA: Rio Pomba Represa Barra do Brauna, Laranjal, Cisneiros, Palma MG - Publicado Dezembo 7, 2015
Plantas aquáticas, macrofitas, tomaram conta da Represa e da extensão do Rio Pomba acima da Barragem da Represa Barra do Braúna nos municípios de Palma e Laranjal, Estado de Minas Gerais. E na extensão abaixo da represa. Agressão ao meio ambiente. SOS para salvar os peixes e os animais do rio.


Leia, mas não adianta ler, não! Tem que espalhar pelo WhatsApp e compartilhar pelo Facebook e outras redes sociais. Compartilhe este link: http://blogdojsalum.blogspot.com/2016/10/alerta-final-rio-pomba-barragem-barra.html

Quem sabe o Ministério Público intervenha já que os Executivos e Legislativos dos municípios envolvidos e as autoridades estáduais e federais não fazem nada!

Em e-mail enviado pelo executivo da Brookfield no Brasil à Prefeitura de Palma o senhor Antônio Dos Santos informou os resultados de exames laboratoriais que confirmaram a contaminação das águas da represa. É completamente discutível a causa da proliferaçao das bactérias que ele apresentou no texto. E sua afirmação do comprometimento da empresa em relação à proteção ambiental não passa de discurso, segundo os que conhecem de perto a realidade atual do rio, a situação lamentável dos pescadores e os riscos e perigos às comunidades localizadas à jusante da barragem de sua usina. Assista ao vídeo e leia os artigos sobre a negligência da empresa e das autoridades na implementação e execução do Plano de Assistência Emergencial mencionados nesta publicação. Veja o e-mail original enviado pelo senhor Antônio a Prefeirura reencaminhado a APEDI, ao final. Segundo muitos moradores da região, "até agora só conversa! Ações, nenhuma!"
Fotografia: www.ovigilanteonline.com
Publicamos a quase um ano atrás artigo sobre a questão da insegurança das milhares de pessoas ao longo da vazante do Rio. Um possível acidente na barragem do Brauna poderia causar uma rota de destruição e morte nas cidades as margens da vazante do Rio Pomba. Leia artigos citados ao final deste texto!

Na época o senhor prefeito de Palma Walter Titonelli prometeu tomar providências. 

Prefeito Walter Titonelli Fotografia: Dezembro 2015

Reunião na Câmara Municipal de Palma foi feita em caráter de urgência até com moradores e autoridades de Santo Antônio de Pádua. Uma reunião foi feita na sede da Barragem promovida pela empresa Brookfield Energia Renovável. Nada foi feito. Nenhuma medida concreta foi tomada. Por ninguém, nem pelo senhor prefeito de Palma, amigo Walter, inclusive, com quem conversei pessoalmente em Maio de 2016 em um Leilão de gado realizado em Palma, conversamos na mesma mesa onde estava assentado o também amigo Rodrigo da EMATER. 


Você, morador destas cidades, incluindo até você que mora em Miracema e todos os moradores de todas as outras cidades que dependem das águas do rio para sobrevirem. Além dos pescadores que foram e ainda são tratados com desdém por esta empresa, a onda de destruição silenciosa vai chegar na sua mesa, em sua casa! Não é exagero! Não é alarme falso! Não adianta me criticar como muitos injustamente fizeram o ano passado quando publiquei os artigos abaixo.

Como um tio, residente de CISNEIROS, sempre disse com grande lucidez: "Esta represa é um perigo!" 

Como diz um versículo da Bíblia: “Quando disserem: “Há Paz e segurança”, a destruição virá sobre eles de repente, como as dores de parto à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão.” 1 Tessalonicenses 5:3 

Não havia, não houve e não há até agora nenhum risco de rompimento da barragem e segundo representantes da empresa citada nunca haverá! Mas não fizeram em nenhuma das cidades abaixo da barragem o Plano de Ação de Emergência com a omissão e conivência da autoridades municipais, estaduais e federais. Isto é uma vergonha!

Agora está aí o risco das algas, mas deixa-me explicar que risco é este. Não é um risco assim como quem bebe um copo de água com um mostiquinho morto que transmite a dengue, esta situação pode se tornar uma tragédia!


Assim é! Está havendo uma infestação e proliferação de uma bactéria no Rio Pomba. É uma bactéria nociva, é muito perigosa (bilhões delas já estão nas águas) e dependendo do estágio e nível de concentração é extremamente prejudicial aos humanos e aos animais. A bactéria que foi detectada e analisada pela Brookfield é a cianobactéria, segundo informações oficiais. As prefeituras já foram avisadas, mas não avisaram a população. Não fizeram nada até a esta data!


Quando disserem "há paz e segurança..." Parem de dizer! Parem de falar! Chega de conversa fiada! Chega de bla bla bla! Ajam! Cumpram a lei! E que você, conterrâneo, exija!

Dr. Josimar Salum
Kings Net, USA
Boston, 14/10/2016


Leia aqui: Desastre em Mariana. O Brasil não tem idéia da destruição!

Leia aqui: Desastre ecológico em Mariana: O que a mídia nacional não mostrou!



Diálogo com um dos secretários da Prefeitura de Palma pelo Facebook em 15/10/2016



  Fotografia Satélite Google: Represa e rio infestados de macrofitas, de algas. 

FOTOGRAFIAS DA "REUNIÃO DE COMPADRES" FEITA PELA BEOOKFIELD COM AUTORIDADES MUNICIPAIS E REPRESENTANTES COMUNITÁRIOS EM DEZEMBRO DE 2015. 



FOTOGRAFIA DA MANCHETE DO VIGILANTE ONLINE  

RIO POMBA - OUTUBRO DE 2016

"Minha opinião sincera. Não culpe a natureza pela falta de chuvas, pela seca devastadora do Rio Pomba. As águas estão represadas mais acima numa represa repleta de macrofitas e algas produzidas pela irresponsabilidade da empresa Brookfield com a conivência de nossas autoridades." Josimar Salum





4 comentários:

  1. Assim como em Mariana-MG temos que atentar para a corrupção exercida pela empresa, em favor daqueles que têm ,em tese, o dever de evitar a possível tragédia. Como se vê no artigo acima, o encontro para cobrar providências foi entre 'compadres'. Diante do enriquecimento repentino de alguns dos envolvidos, fica difícil acreditar que medidas enérgicas serão tomadas. Sugiro acionar o Ministério Público para antes mesmo de qualquer plano de emergência referente a represa, levantar informações de como vêm sendo aplicado os milhões que a prefeitura de Palma deve ter recebido. E principalmente, a APEDI já recebeu, da Brookfield, haja visto que não há transparência nenhuma, acerca do destino dessa verba. Sabe-se apenas que a sede vive fechada 90% dos dias, não há licitação para nada que é feito e nem adquirido, a exemplo do prédio vistoso que foi construído aparentemente, sem necessidade e nem concorrência pública em Itapiruçu. Enquanto o lado mais fraco, que é a população, os pescadores e visitantes, só servem de massa de manobra na mão dos 'compadres'. Além de sofrer as piores consequências. Meu sonho era ver o Fantástico chegar por aquelas bandas, com o quadro "Cadê o dinheiro que estava aqui". Tanto na Prefeitura, quanto na APEDI e quaisquer outros envolvidos. Ia dar cadeia pra muita gente. Rsrsrs!!! Fica a dica...

    ResponderExcluir
  2. a
    A presença deste tipo de alga é infetação de micro bacterias aconcelho um exame minucioso nas aguas do rio pomba imediatamente onde a maor incidencia de algas per favore

    ResponderExcluir
  3. olha nos da associação de pescadores de santo antonio de padua com sede em paraoquena estamos sofrendo a muito tempo com essa barragem com pouco peixe e com as gigogas que descem rio abaixo mas as altoridades de padua não fazem nada ate as ações que abrimos os juizes deram contra os pescadores assim esses donos da barragem so pegam força nos desta associação desta ves não iremos buscar apoio com as outoridades da qui não iremos para o ministerio publico federal porque eles conseguiram ganhar as ações da qui as gigogas arrebentaram nossas redes e tarrafa não dava para jogar era muitas raizes agora isso a gente ia pescar tambem no lago agora pronto acabou mesmo agradeço ao j salum por publicar e colocar o povo a par de tudo valeu iremos a luto paraoquena vai ser ainda mais atingido

    ResponderExcluir
  4. Autoridades por favor tomem as providências cabíveis o mais rapido possível! Afinal de conta nos elegemos vcs para isso !!! Fica aqui o meu apelo!!!

    ResponderExcluir