domingo, 29 de novembro de 2015

ALERTA PALMA E REGIÃO! Barragem no Rio Pomba


Sobre a Usina Hidrelétrica Barra do Braúna no Rio Pomba, município de Laranjal / Palma, Minas Gerais construída pela BRASCAM-Canadá-Brasil.

Temos conhecimento de que muitas violações foram cometidas na construção deste empreendimento! Quem poderá garantir que não foram violadas normas de segurança? Leia a seguir algo evidente!

Não existe nenhum plano de contigenciamento para um eventual rompimento desta barragem. Não existe nenhum sistema de alarme em nenhuma comunidade ou em nenhuma cidade localizada abaixo da barragem para avisar a população em caso seja preciso comunicar um alerta urgente para evacuação.

Um acidente de rompimento nesta barragem levará um tsunami de água doce que irá atingir até Palma e arrasará cidades, distritos, vilarejos e sítios desde Cisneiros, passando por Itapirussu, Paraoquena, Pádua, etc. trazendo uma destruição incalculável! Não há nada planejado para a evacuação da população nestes lugares. Nenhum plano. Nenhum treinamento.

Autoridades de Palma, é preciso exigir desta empresa, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das autoridades maiores um plano de contingenciamento para sua execução imediata! Já!

A responsabilidade sobre este assunto seríssimo é compartilhada e não é preciso que aconteça o pior sempre em nosso país para que estas precauções sejam tomadas.

Por favor, aprendam com o que aconteceu com a Samarco em Mariana!

Em países desenvolvidos planos são feitos e as populações treinadas.

Josimar Salum
The Kings Net, Inc
Worcester, MA USA

ALERTA: Represa Barra da Braúna é assunto em reunião especial da Câmara de Palma








RESPOSTAS:


Email enviado a empresa Brookfield Incorporações pela AMAC Cisneiros

Subject: Sirene de emergência em Cisneiros
Date: Tue, 10 Nov 2015 21:17:15 +0300
Cisneiros, 10 de novembro de 2015.


Prezados Senhores,

Os moradores de Cisneiros/MG estão bastante preocupados depois do acidente gravíssimo do rompimento da barragem de resíduos em MARIANA-MINAS, fato este que reascendeu o pavor de pensar se isso acontecer aqui em nosso distrito também.

Diante deste fato, gostaríamos de saber qual é o plano de contingência diante desse caso, pois aqui em Cisneiros não tem nenhuma sirene de emergência e muito menos uma rota de fuga no caso desse rompimento.

Segundo informações que obtive recentemente por um estudo deixado pela BER na Prefeitura de Palma, se houver um rompimento total no reservatório, em apenas cinco minutos a água chega na ponte de ferro de Cisneiros, não dando tempo de sair; abaixo de nós ainda tem Itapiruçu, Paraoquena (estado do Rio de Janeiro) e Santo Antônio de Pádua, dentre outros que seriam gravemente atingidos em pouco tempo de rompimento.

Nenhum de nós sabemos que tipo de negociações foram feitas nas épocas dos estudos e da construção e nesse período também não havia sido formada nossa Associação; 

Assim, como representante legal da AMAC, gostaríamos que providências de segurança fossem tomadas nesse sentido com as comunidades que estão abaixo dessa barragem.

Como a barragem foi recentemente construída, esse perigo está pouco provável de acontecer, mas devido a variações climáticas que estão ocorrendo, e caso caia uma tromba d'água na cabeceira do reservatório não tem nada que avise disso para nós aqui; acredito que não podemos ver isso acontecer diante de braços cruzados, pois em Mariana ficaram tão apavorados que nem as sirenes foram acionadas; as pessoas aqui estão ficando apavoradas e já estão perdendo a tranquilidade que sempre tiveram em Cisneiros a vida inteira, e pior de tudo que a maioria não tem pra onde ir no momento.

Aguardamos uma possível solução para a prevenção em caso de emergência.

Ciente da atenção deste, desde já agradeço a parceria de sempre!

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário