sexta-feira, 10 de julho de 2015

Quem é você?


Deus não têm filhos sujos, somente santos. Deus não tem filhos injustos, só justos. Se é sujo não é filho, se é injusto nunca foi justificado por Deus. Se vive na prática do pecado ainda não conheceu a Deus. Esta teologia de filhos de Deus pecadores é anti-Graça. Pecadores que foram salvos, que nasceram de novo não podem ser mais impuros, sujos e injustos. Esta crença de que estamos santificando e melhorando é evolucionismo espírita. Você não pode ser mais santo hoje do que foi ontem. Jesus é a nossa Justificação e Santificação! Ou você é filho ou não é. É santo ou pecador. Justo ou injusto. 

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. (1João 2:1-2) 

Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.

E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado. Qualquer que permanece nele não vive pecando; qualquer que vive pecando não o viu nem o conheceu.

Quem pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. (1João 3:1-2, 5-6, 8-9)

Josimar Salum


2 comentários:

  1. Maravilha de interpretação, com ressalvas. Quanto diz:
    "Esta crença de que estamos santificando e melhorando é evolucionismo espírita. Você não pode ser mais santo hoje do que foi ontem."
    Posso sim. Pois as doutrinas bíblicas nos passa a ideia de que, em tudo, nós crescemos em Cristo,Ex:
    II Coríntios 7.1 - ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
    I Coríntios 3.2 - Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
    Efésios 4.15 - Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
    I Samuel 24.17 - E disse a Davi: Mais justo és do que eu; pois tu me recompensaste com bem, e eu te recompensei com mal.
    *Entendemos que para tudo há uma graduação. Eu posso ser mais santo, ou menos santo (no sentido de "conduta" e não no sentido de "separação". Mais justo, ou menos justo. Mais pecador ou menos pecador.
    Evidentemente não posso ser mais salvo ou menos salvo.
    Deus abençoe.
    Pr. Walter.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr Walter, ser santo fala de minha identidade em Cristo. Meu corpo não é santo, minha carne não é santa, o pecado habita em mim. Eu não sou a minha carne nem meu corpo. Assim quem é santo sou eu, a nova criação de Deus. Este corpo e esta carne são corruptíveis, portanto, serão destruidos.

      II Corintios 7:1 - Aperfeiçoando (ἐπιτελέω) a santificação --- o verbo é passivo, significa apenas "trazer até ao fim, realizar, executar, completar." A Santidade é imutável, santidade é santidade, não pode ser acrescentada, melhorada, purificada. Esta ideia de santificar-se a si mesmo é da teologia católica apostólica romana tão assumida como teologia evangélica hoje em dia.

      I Coríntios 3.2 não cabe neste contexto, pois estamos falando de pecadores que foram salvos, que nasceram de novo que não podem ser mais impuros, sujos e injustos."

      Efésios 4.15 não fala de nossa identidade, você não sera mais filho de Deus amanhã do que é já hoje. O texto de Efesios 4 fala da maturidade de cada um de nós no Corpo e não tem nenhuma relação com a santidade dos filhos de Deus, embora sejam os membros individualmente uns dos outros, santos.

      v15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 do qual todo o corpo, bem-ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

      I Samuel 24.17 não se fala da justiça de Deus, mas da justiça enquanto homem.

      2 Corintios 5:21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

      Não somente Jesus é A Justiça de Deus, sós somos a Justiça de Deus igualmente.

      "Ser feito γίνομαι
      Eu vim a ser, sou nascido, tornado, aconteceu...

      Romanos 3:21 Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas, 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.

      O que ocorre é olhamos para nos mesmos na limitação do tempo. Eu não alcancei ainda a ressurreição porque ainda não morri. Mas por certo irei morrer, então quem eu sou agora não é o que aparento ser, mas quem eu sou na eternidade. Conduta fala de ações que correspondem a quem eu sou, santo. Porque se minhas ações são constantemente pecaminosas não sou santo, mas impio, portanto filho do Diabo. I João 3.

      Sigamos conversando...

      Josimar Salum

      Excluir