quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Agora haverá uma Reforma Migratória

Josimar Salum

4/11/2014, dia das Eleições “meio-termo” nos Estados Unidos, antes da meia noite, anunciavam as redes de TV: o Senado Federal tornava-se majoritariamente republicano.

Uma grande vitória para todos os habitantes do país e uma derrota dos democratas por conta dos desmandos, autoritarismos e a falta de liderança convincente do Presidente nos mais importantes negócios da Nação.

O que afirmei? 

Primeiro, que não havia razão para desânimo, dúvidas e nem para pessimismo pela vitória dos Republicanos nas Eleições. 

Segundo, apesar de que não devíamos esperar que Republicanos e Democratas viessem fazer uma reforma migratória satisfatória, tenho certeza que AGORA haverá uma Reforma Migratória. 

Enquanto isto um desespero enorme se desenrolava nos arraiais de alguns "liberais brasileiros" devido à vitória massiva dos Republicanos que passarão no próximo ano a controlar o Congresso com maioria nas duas casas legislativas.

Com tendências comuns ao falso jornalismo seja por intenção velada ou por ignorância, mas com certeza por terrorismo ideológico, alguns poucos da mídia começaram a amedrontar a comunidade brasileira dizendo que “não haverá Reforma Migratória por causa da vitória dos republicanos”.

O que me entristece e me deixa estarrecido:

1) Eles sempre sonegam o debate de que os democratas sob a liderança de Presidente Obama tinha a maioria nos dois primeiros anos de seu primeiro mandato e não fez a Reforma que tanto almejamos.

2) Eles ignoram o mérito de que Ordens Presidenciais Executivas por mais bem vindas que sejam para pelo menos dar um alivio ao nosso povo são apenas paliativos.

3) Eles pegam fatos e assuntos desfavoráveis aos democratas e jogam para debaixo de seus tapetes: os sepulcros da liberdade de expressão e da informação jornalística acurada.

4) Suas opiniões pessoais de meias verdades são suas manchetes.

Queremos uma Reforma Migratória ampla, geral e sem restrições.

O que temos constatado? Presidente Obama deportou mais imigrantes durante seus seis anos de mandato, excessivamente mais que todos os presidentes que o precederam.

Em Massachusetts o Governador Deval Patrick nunca exerceu uma liderança concreta pró-imigrante nem apresentou nenhum projeto de lei em favor dos imigrantes ao Legislativo Estadual de maioria democrata durante seus dois mandatos.

Enquanto isto nos últimos oito anos a Policia Estadual prendia nossos conterrâneos e os entregava para a "imigração" para deportação sumária.  Governador Patrick é o responsável direto e exclusivo por isto.

É fato, Patrick é bom de discurso. Sou testemunha ocular de sua promessa oito anos atrás de conceder a Carteira de Motorista. Só discurso e promessa como é o caso do Presidente até aqui.

Faria o Governador alguma coisa agora no apagar das luzes de seu mandato? Duvido. Entretanto qualquer medida será muito festejada por todos nós.

No nível federal, a história atesta que a mais ampla e mais vigorosa Reforma Migratória da história dos Estados Unidos foi realizada pelos Republicanos, liderada pelo Presidente Ronald Reagan (1986), seguida depois pela Reforma Migratória (1996) liderada pelo Presidente Democrata Bill Clinton quando o republicano radical Neil Gingrich era líder da Câmara dos Deputados.

Penso ser de suma importância e grande utilidade que Brasileiros apoiem diversos candidatos dos dois mais importantes partidos, porque nossas comunidades imigrantes especialmente precisam de interlocutores nos dois arraiais. 

Repugno, porém as atitudes desonestas dos que fizeram campanha a favor de seu candidato inventando estórias do oponente, criando argumentos com fatos fora de contexto com o intuito de enganar o eleitor e até fabricando comissões “anti-imigrantes" que nunca existiram para amedrontar o eleitor contando que nosso povo ainda acredita nestas bravatas sem investigar e pesquisar.

A maior bravata direta que ainda tenho ouvido é de que a “Lieutenant Governor” eleita nossa amiga Karyn Polito “criou uma comissão anti-imigrante quando foi deputada estadual”. Acusa-la de anti-imigrante é o mesmo que acusa-la de racista ao que cabe processo por calúnia e difamação. É muita inconsequência!

Vamos recomeçar numa nova estrada, partir para uma nova estratégia, senão pelos Brasileiros que continuam ainda vivendo nas sombras de uma árvore tão frutífera cujos frutos ainda lhe são racionados.

Não tenho nenhum problema de admitir erros, "flip flop", especialmente quando posso aprimorar e servir melhor meu semelhante. Espero que façamos um balanço de nossas ações e corrijamos rotas se preciso.

Nunca ignorei que há um radicalismo idiota e insano nas fileiras republicanas de alguns que não tem a mínima ideia que estes grandes Estados Unidos tem sangue de grandeza em suas veias em grande parte de imigrantes de todos os cantos do planeta.

São imigrantes os que tem construído esta nação como farol de Liberdade e território das oportunidades que muitos de nós nunca usufruímos em nossos países de origem.

Se unirmos sem falsos discursos, deixando de lado este partidarismo fanático e tendencioso, de muitos seguimentos da comunidade brasileira, nós escolheremos um caminho mais nobre para exercermos nossa influência POR UMA REFORMA MIGRATÓRIA COMPLETA. JÁ.

Sim, pelos Brasileiros, sempre, nossa Causa maior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário