terça-feira, 4 de novembro de 2014

O que todo evangélico precisa saber sobre o resultado das Eleições 2014




Um pastor, amigo, me escreveu as seguintes perguntas em relação às eleições presidenciais:


“Qual a sua opinião sobre a ação de Deus especificamente nestas eleições no Brasil?”


“O governador Eduardo Campos infelizmente morreu durante a campanha. Seria providência de Deus para Marina concorrer, ou ação do diabo para impedir quem de fato poderia enfrentar o PT?” 


“A igreja não apoiou como pode a candidatura de Marina Silva e orou pedindo mudanças?”


“Não ouve profecias mesmo do coração de gente bem intencionada, mas sem direção do Espírito Santo dizendo Nós chegaremos lá no Planalto e expulsaremos o inimigo?”


E concluiu: 


“Eduardo Campos morreu. Dilma venceu. Marina se foi! E eu estou aqui como evangélico que acredita em milagres, aguardando o Brasil mudar. Ajuda-me aí Pastor, eu quero entender. Grato”.


Não presumo que eu tenha as respostas certas para estas perguntas. O que responderei? O que creio Deus tem colocado em meu coração.


Não quero parecer simplista, mas “todas as coisas contribuem JUNTAMENTE para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.


Todas as eleições estão incluídas em "todas as coisas" e a palavra
JUNTAMENTE é o segredo para compreender como é que todas as coisas, incluindo desgraças, decepções, derrotas, perigos, perseguições espadas e as mortes podem contribuir para o bem DAQUELES que amam ao Senhor. 

O vocábulo “DAQUELES” não inclui o Brasil por inteiro, com certeza, nem a todos os católicos, evangélicos, pentecostais, etc.

O que é o bem? O bem para muitos discípulos ao redor do mundo é ser perseguido, torturado e morrer por Jesus. Mas estas coisas não fazem parte de nossa lista teológica, não é mesmo?


Quem muda uma nação são discípulos de Jesus transformados.

Todas as nações que experimentaram transformações passaram por grandes e profundas conversões dos filhos de Deus que fizeram milhares, senão milhões de discípulos, e um a um, transformados, mudaram tudo onde estavam inseridos na Sociedade.


O Brasil não é uma nação transformada, porque a igreja não é transformada. Quando não somos Luz do mundo e Sal da Terra as trevas avançam e a sociedade apodrece. 


A igreja evangélica é tão corrupta quanto o Planalto, o Congresso e o Judiciário. 


Alguém pode retrucar dizendo que estou generalizando. Não estou. Igreja evangélica não é a Igreja de Deus, nem a católica, nem a protestante, etc.


Os justos e retos ainda não se tornaram "fermento de Justiça" suficiente para levedar toda a massa.


Há um remanescente fiel, talvez de alguns milhões, mas grande parte deles está mais preocupada em "ir morar no Céu" do que engajarem-se em fazer discípulos de todas as nações.


É fato, o povo de Deus perece por falta de conhecimento. 


"O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende". (Isaías 1:3)

Vamos ser honestos e sinceros. Corrupção não é somente nas questões públicas, não! A maior corrupção é a pessoal, do caráter e da família e ela acontece no dia a dia.


Quem é corrupto senão também o brasileiro em geral incluindo milhões de evangélicos que fazem “maracutaia” no dia a dia, que podendo não trabalham e querem ter salário, que não são honestos no seu trabalho, na escola, nos seus relacionamentos.


Quantos que traem a mulher e "casam" com outra em nome de Deus? Para dois casamentos onde um dos cônjuges é pastor, um termina em divórcio. 


Não estou aqui julgando nenhum indivíduo nem entrando na experiência individual de ninguém, como dizemos “cada caso é um caso”, mas a Palavra de Deus permanece a mesma e subsiste para sempre. 

Respondamos: Na questão de casamento como uma união exclusiva entre um só homem e uma só mulher como declarou Jesus em Mateus 19 qual dos candidatos presidenciáveis desta Eleição de 2014 se enquadra neste quesito?

Quem é corrupto são os que furtam e que mentem e que enganam e que cobiçam e que idolatram, e não estou me referindo a ídolos de madeira, de prata e ouro, estou me referindo aos ídolos gospel que fazem do povo de Deus negócio e tem fãs clubes como quaisquer ídolos "do mundo". Aliás, quem é do mundo mesmo?


Quem é corrupto são estes mesmos que fazem negócio com a fé, que lucram com a piedade, que usam dois pesos e duas medidas, quando fazem suas politicagens para manterem-se na liderança de suas igrejas.


Quem é corrupto senão também os que transam com a namorada antes do casamento, que falam chocarrices, nomeiam a prostituição entre eles.


Corrupção é o pastor que manipula para arrancar oferta do povo, que não prega a Verdade para não perder os membros, que briga um com o outro porque os membros de suas igrejas foram para outra, numa briga perpétua que acontece de endereço a endereço.


Não estou fazendo apologia ao legalismo. Estou apelando às nossas consciências e corações para fazermos um “check up” de nós mesmos. 



Você conhece estes "grandes" homens que são líderes evangélicos no Brasil, os mais badalados, os que estão na mídia; conhece pelo menos de ouvir falar.

Alguns destes é gente ímpia, perversa, meu irmão. Com toda a aparência de piedade que apresentam.


Alguns eu os conheço bem de perto, nos bastidores. Que moral eles tem para falar de combate a corrupção quando um deles disse para mim um dia: "Salum, você é um homem de influência. Vamos trazer o Mike Murdoch na Nova Inglaterra. Salum, você vai rachar de ganhar dinheiro".  


Que moral um homem destes tem para falar de decência, pregar o Evangelho, que Evangelho, cobra cachê para pregar em igrejas e encontra pastores que pagam.


Este mesmo senhor fez campanha "arretada" contra Dilma.


Dilma e todos os seus camaradas riem desta gente porque sabem que são corruptos até o último fio do cabelo da cabeça tanto quanto são.


Você não acha que eles mesmos não têm consciência que praticam impiedade e o mal? Sim, fazem conscientemente e muitos em Nome de Deus, convidados por pastores em troca de subornos por apoio.


"E Deus viu que ninguém havia, e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o Seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a Sua própria Justiça o susteve."


Depois leia Isaías 59 onde está inserido este texto e encontrará um relato vivo do que é o Brasil e a igreja evangélica.



Um dos líderes evangélicos, meu amigo inclusive, há uns seis meses atrás anunciou apoio ao senador evangélico que se declarou candidato a Presidente do Brasil. O senador queria ser candidato de seu partido. Eu sei como funciona isto. Eu sei o porquê alguns destes "anões" se candidata a Presidência. Meu irmão, este homem traiu a mulher com outra, casou com a amante e hoje é um dos políticos mais amados por milhões de evangélicos. 

O evangélico não vota no Jean Wyllys porque é "ativista gay", mas vota em um homem destes, adúltero oficializado.


Sim, vou te responder com fé, sem duvidar, tudo o que ocorreu nas Eleições tem a ação e a mão de Deus.


Quando Deus quer Ele levanta um rei (Davi) e quando não quer Ele deixa o povo escolher (Saul). Lembra-te, porém, que depois de Saul Deus levantou Davi. E a história no Brasil ainda se desenvolve... 


Como Deus ouvirá as orações dos justos? Dando-nos um Presidente justo e temente a Deus ou enviando uma grande perseguição para unir Seu povo, avivar Sua Igreja e salvar a nação? Vamos saber com o passar do tempo.

Enquanto isto Deus mesmo age diretamente entregando a todos os dissolutos às suas dissoluções como está descrito no primeiro capítulo de Romanos. 


Porque amaram, honraram e serviram a criatura mais que ao Criador, DEUS OS ENTREGOU... É Deus Quem os entregou.


Não adianta repreender principado, demônio, espirito mal. Nosso negócio é com Deus. Deus disse que procurou um intercessor que se pusesse na brecha perante ELE para que ELE não destruísse a Terra, "mas a ninguém achou". 


Ezequiel 21 fala muito claramente sobre o juízo de Deus. É estarrecedor o texto quando fala: 


"Filho do homem, dirige o teu rosto contra Jerusalém, e derrama as tuas palavras sobre os santuários, e profetiza sobre a terra de Israel. E dize à terra de Israel: Assim diz o Senhor: Eis que sou contra ti, e tirarei a minha espada da bainha, e exterminarei do meio de ti O JUSTO E O ÍMPIO." (Ezequiel 21:2-3)

Leia todo o capítulo. 

A teologia vigente em nosso meio não tem espaço para um texto como este.


Amado, a igreja evangélica brasileira é apóstata. Sei que esta é uma afirmação radical, pesada e aparentemente impiedosa. Mas excluídos estão aqueles que ouvem a Voz de Deus: Sai dela, povo Meu.


Amado, a igreja evangélica não apoiou Marina Silva. Por certo que não. São 28 milhões de eleitores evangélicos e Marina obteve um total de 22 milhões de votos. Pelas pesquisas apenas em torno de 40% dos votos evangélicos foram para Marina enquanto eu quis crer que pelo menos 60% votaria nela: estava errado!


Quanto à profecia "expulsaremos o inimigo" se a referência é a irmã Ana Paula Valadão, no vídeo que assisti ela estava orando e não profetizando. Não é verdade que irmã Ana Paula nem a irmã Valnice Milhomens profetizaram a vitória de Marina. 


Houve sim a veiculação de um vídeo de 2011 de um pastor americano fazendo uma conferência no Brasil onde ele dizia Deus tinha falado com ele que uma mulher governante do país era manipulada como uma marionete por um homem.  

Entendemos que ele só poderia estar falando de uma mulher, Dilma e de um homem que só poderia ser Lula. E que a Ester que Deus levantaria depois deveria ser Marina Silva.

Digo entendemos, mas como cheguei a dizer a muitos que me perguntaram sobre isto que este tipo de profecia só pode se confirmar depois que cumprir, de acordo com Deuteronômio 18:22:  


"Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele."


Não sabemos se esta profecia segundo a interpretação que foi dada se cumprirá. Uma coisa é certa, não se cumpriu! Ainda!


Temos nossa chance de começar de novo: arrependendo, mudando de vida, convertendo. 


Pare de orar, interceder e jejuar. Orar e jejuar sem transformação de vida é achar que Deus vai fazer alguma coisa sem nós. Primeiramente vamos converter. Para Deus temos que começar com o último da lista: convertendo.


Sem conversão ser chamado pelo Nome do Senhor, mas não andar como Ele andou é coisa de ímpio. 

Sem conversão humilhar é como encenar uma peça na sexta-feira da paixão. 


Sem conversão oração é repetição, intercessão bajulação e jejum ofensa. 


“Se eu atender a iniquidade no meu coração o Senhor não me ouvirá”! 


Não há diferença entre um cristão e um pagão se é quem é pela sua nomeação ou denominação. 


Quem nasceu de novo é filho de Deus por transformação de sua natureza e não por causa do nome! 


Todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando. “Quem vive pecando ainda não conheceu a Deus”.


E não se iluda. É o remanescente fiel que será salvo!


“E se o Meu povo que se chama pelo Meu novo, se humilhar, buscar a Minha face e se CONVERTER de seus maus caminhos, Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a terra.”

Todos os nossos pecados já foram perdoados quando Cristo derramou Seu sangue na Cruz do Calvário. 


Precisamos é de conversão com humildade e busca a Jesus de todo o coração. Jesus é a Face de Deus. 


E nós só buscamos a Jesus não simplesmente quando oramos, mas quando obedecemos a Seus mandamentos. Todo o resto é política.


Josimar Salum


Nenhum comentário:

Postar um comentário