quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Carta Aberta aos Brasileiros de Massachusetts e dos Estados Unidos


Prezado (a):

Não há razão para desânimo nem para dúvidas e pessimismo sobre a vitória dos Republicanos nas Eleições de 2014.

A história atesta que a mais ampla e mais vigorosa Reforma Migratória da história dos Estados Unidos foi realizada pelos Republicanos liderada pelo Presidente Ronald Reagan (1986) seguida depois pela Reforma Migratória (1996) liderada pelo Presidente Democrata Bill Clinton quando o republicano radical Neil Gingrich era líder da Câmara dos Deputados.

Há um desespero enorme nos arraiais de alguns "liberais brasileiros" devido a vitória massiva dos Republicanos nos Estados Unidos que passam a controlar o Congresso com maioria nas duas casas legislativas no próximo ano.

Com tendências que são comuns de alguns poucos ao falso jornalismo e ao terrorismo ideológico começam a amedrontar a comunidade brasileira dizendo que não haverá Reforma Migratória por conta do radicalismo de alguns republicanos.

Entretanto, sempre sonegam as informações de que os democratas sob a liderança de um Presidente fraco tinha a maioria nos dois primeiros anos de seu mandato e não fez a Reforma que tanto almejamos. 

E há outros fatos e assuntos desfavoráveis que jogam para debaixo de seus tapetes, sepulcros da liberdade de expressão e da informação jornalistica acurada. Suas manchetes são suas opiniões pessoais.

Como dizemos em inglês: "This is all non-sense."

Mas vamos apresentar os fatos como são. Pelo contrário, foi o Presidente Obama quem mais deportou imigrantes durante seus seis anos de mandato, excessivamente mais que todos os presidentes que o precederam. 

Em Massachusetts também alguns destes radicais mascaram os fatos de que o Governador Deval Patrick nunca exerceu uma liderança nem apresentou nenhum projeto de lei para conceder a Carteira de Motorista e oferecem a desculpa de que quem vota sobre estes assuntos e aprova são as Casas Legislativas do Estado. 

Enquanto isto nos últimos oito anos a Policia Estadual prendia nossos conterrâneos e os entregava para a "imigração" para deportação sumária. 

Acusam Mitt Romney (cujo mandato de Governador terminou a oito anos atrás) de ser o responsável exclusivo por isto, quando na verdade o discurso de promessas do Governador Patrick - eu sou testemunha ocular de sua promessa a oito anos atrás de conceder a Carteira de Motorista, poderia se tornar prática e ação, bastaria apenas a sua liderança para encaminhar nosso anseio.

Certo é que a maioria democrata reinou em seus oito anos de mandato soberana e impediu qualquer aprovação de qualquer benesse para os imigrantes. 

Não responsabilize exclusivamente os republicanos, porque a última tentativa de iniciativa bipartidária para aprovação da Carteira de Motorista não contemplou o apoio aberto do Governador Patrick e tinha a oposição clara da candidata a Governador Martha Coakley, atual Procuradora do Estado.

Vamos recomeçar uma nova caminhada, partir para uma nova estratégia, senão pelos Brasileiros que continuam ainda vivendo nas sombras de um árvore tão frutuosa cujos frutos ainda lhe são racionados. 

Não tenho nenhum problema de admitir erros, " to flip flop", especialmente quando posso aprimorar e servir melhor meu semelhante. Espero que façamos um balanço de nossas ações e corrijamos rotas se preciso.

Não espero que os Republicanos façam uma reforma migratória a nivel federal que nos satisfaça plenamente. Mas tenho certeza que AGORA haverá uma Reforma Migratória. 

Sei que há um radicalismo idiota e insano nas fileiras republicanas compartilhado por alguns que não tem a mínina ideia que estes grandes Estados Unidos tem sangue de grandeza em suas veias e em grande parte de imigrantes de todos os cantos do planeta que tem construido esta nação como farol de Liberdade e território das oportunidades que muitos de nós nunca usufruimos em nossos países de origem.

Se unirmos sem falsos discursos deixando de lado este partidarismo fanático e tendencioso de muitos seguimentos da comunidade brasileira iremos exercer nossa influência POR UMA REFORMA MIGRATÓRIA COMPLETA como um bloco único daqueles que deixam suas posições pessoais pela grande causa que é de cada um: os imigrantes e em especial os imigrantes brasileiros.

Eu me humilho em dizer que durante quase 20 anos pude construir através de diálogo um acesso aos mais diferentes e antagônicos setores da política americana e tenho podido dialogar, negociar, participar e engajar em favor dos que clamam por Justiça Social.

Sim, pelos Brasileiros, sempre, nossa Causa maior!


Rev. Josimar Salum


CLIQUE AQUI para ler a proposta que apresentamos pessoalmente durante a campanha em Massachusetts a Martha Coakley e a Karyn Polito, parceira de chapa de Charlie Baker, o próximo Governador de Massachusetts.

CLIQUE AQUI para ler sobre Projeto de Lei de Reforma Migratória aprovada no Senado em 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário