O JEJUM, O SÁBADO E O SHABBAT. Josimar Salum
No quinto dia apenas jejuando de alimentos, ele me disse: “Eu tenho um desejo muito mais forte para servir as pessoas.” -
Você descobriu de vez o que é o jejum verdadeiro!
“Se vigiarem os seus pés, para não profanarem o sábado;
se deixarem de cuidar dos seus próprios interesses no meu santo dia;
se chamarem ao sábado de ‘meu prazer’ e ‘santo dia do Senhor, digno de honra’;
se guardarem o sábado, não seguindo os seus próprios caminhos,
não pretendendo fazer a sua própria vontade,
nem falando palavras vãs,”
Isaías 58:13 NAA
SHABBAT:
1 - “Se vigiarem os seus pés, para não profanarem o sábado;
2 - se deixarem de cuidar dos seus próprios interesses no meu santo dia;
3 - se chamarem ao sábado de ‘meu prazer’ e ‘santo dia do Senhor, digno de honra’;
4 - se guardarem o sábado, não seguindo os seus próprios caminhos,
6 - não pretendendo fazer a sua própria vontade,
7 - nem falando palavras vãs,”
Isaías 58:13 NAA
Imagine, você guarda o sétimo dia, mas não faz nenhuma destas 7 coisas.
“Aconteceu que, num sábado, Jesus passava pelas searas, e os seus discípulos colhiam e comiam espigas (de trigo), debulhando-as com as mãos.
E alguns dos fariseus lhes disseram: — Por que vocês fazem o que não é lícito aos sábados? (Alguns dias especiais e o sétimo dia da semana).
Jesus tomou a palavra e disse: — Vocês nem ao menos leram o que Davi fez quando teve fome, ele e os seus companheiros?
Como entrou na casa de Deus (no lugar santo) e, pegando os pães da proposição, comeu e deu também aos que estavam com ele, pães que não lhes era lícito comer, mas exclusivamente aos sacerdotes?
Então Jesus lhes disse: — O Filho do Homem é senhor do sábado. (Não só Senhor do sábado ... “
Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao Senhor.
20 Esta é a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão.
21 Louvar-te-ei, pois me escutaste, e te fizeste a minha salvação.
22 A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina.
23 Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos.
Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.”
Todo dia é dia de Shabbat! E não somente o sétimo dia nem os sábados especiais.
“Aconteceu que, em outro sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar.
Estava ali um homem que tinha a mão direita ressequida.
Os escribas e os fariseus observavam Jesus, procurando ver se ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que o acusar.
Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse ao homem da mão ressequida: —
Levante-se e venha para o meio. E ele, levantando-se, ficou em pé.
Então Jesus disse a eles: — Vou fazer uma pergunta a vocês: é lícito no sábado fazer o bem ou fazer o mal? (Se respondessem, é lícito fazer o mal, então poderiam fazer o mal todo dia. Pois sé lícito fazer o mal num “dia santo” então é lícito fazer o mal todo o dia.”
“Alguns pensam que certos dias são mais importantes do que os demais, mas outros pensam que todos os dias são iguais.
Cada um tenha opinião bem-definida em sua própria mente. Como assim? Você decide. “Eu não sei já é uma decisão.
Quem pensa que certos dias são mais importantes faz isso para o Senhor.
Quem come de tudo faz isso para o Senhor, porque dá graças a Deus.
E quem não come de tudo é para o Senhor que não come e dá graças a Deus.
Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si.
Porque, se vivemos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Você só vive para o Senhor se você para SERVIR AOS OUTROS.
Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.
Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e tornou a viver: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos. JESUS MORREU PARA SI, OU PARA OS OUTROS?
Você, porém, por que julga o seu irmão? E você, por que despreza o seu irmão?
“Será que não é este o jejum que escolhi: que vocês quebrem as correntes da injustiça, desfaçam as ataduras da servidão, deixem livres os oprimidos e acabem com todo tipo de servidão?
Então vocês pedirão ajuda, e o Senhor responderá; gritarão por socorro, e ele dirá: ‘Eis-me aqui.’” “Se tirarem do meio de vocês todo tipo de servidão, o dedo que ameaça e a linguagem ofensiva;”
Isaías 58:6, 9 NAA
Pois todos temos de comparecer diante do tribunal de Deus. (Estamos diante do Tribunal de Cristo todos os dias, em todo o tempo)
Como está escrito: “Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.”
Quando Jesus ajoelhou? Diante de Deus e diante dos homens.
“levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, pegando uma toalha, cingiu-se com ela. Em seguida Jesus pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido.” João 13:4-5 NAA
Assim, pois, cada um de nós prestará contas de si mesmo diante de Deus. Portanto, deixemos de julgar uns aos outros.
Pelo contrário, TOMEM A DECISÃO - tomem a decisão de não pôr tropeço ou escândalo diante do irmão.
Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nada é impuro em si mesmo, a não ser para aquele que pensa que alguma coisa é impura; para esse é impura.
Se o seu irmão fica triste por causa do que você come, você já não anda segundo o amor.
Não faça perecer, por causa daquilo que você come, aquele por quem Cristo morreu.
Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelas pessoas.”
Romanos 14:5-15, 17-18 NAA
É lícito salvar uma vida ou deixar que se perca, no sábado? Nem no sábado (sétimo dia e sábados especiais) nem em qualquer outro dia.
Então Jesus, olhando para todos que estavam ao seu redor, disse ao homem: — Estenda a mão! Ele assim o fez, e a mão lhe foi restaurada.
Mas eles se encheram de furor e discutiam entre si quanto ao que fariam contra Jesus.” Lucas 6:1-11 NAA
“‘Por que jejuamos, se tu nem notas? Por que nos humilhamos, se tu não levas isso em conta?’
Acontece que, no dia em que jejuam, vocês cuidam dos seus próprios interesses e oprimem os seus trabalhadores. Eis que vocês jejuam apenas para discutir, brigar e bater uns nos outros; jejuando assim como hoje, o clamor de vocês não será ouvido lá no alto.
Seria este o jejum que escolhi: que num só dia a pessoa se humilhe, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza?
É isso o que vocês chamam de jejum e dia aceitável ao Senhor?
Será que não é este o jejum que escolhi: que vocês quebrem as correntes da injustiça, desfaçam as ataduras da servidão, deixem livres os oprimidos e acabem com todo tipo de servidão?
Será que não é também que vocês repartam o seu pão com os famintos, recolham em casa os pobres desabrigados, vistam os que encontrarem nus e não voltem as costas ao seu semelhante?”
“Então a luz de vocês romperá como a luz do alvorecer, e a sua cura brotará sem demora; a justiça irá adiante de vocês, e a glória do Senhor será a sua retaguarda. Então vocês pedirão ajuda, e o Senhor responderá; gritarão por socorro, e ele dirá: ‘Eis-me aqui.’”
“Se tirarem do meio de vocês todo tipo de servidão, o dedo que ameaça e a linguagem ofensiva; se abrirem o seu coração aos famintos e socorrerem os aflitos, então a luz de vocês nascerá nas trevas, e a escuridão em que vocês se encontram será como a luz do meio-dia.
O Senhor os guiará continuamente, lhes dará de comer até em lugares áridos e fortalecerá os seus ossos. Vocês serão como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca secam.
Vocês reconstruirão as antigas ruínas, levantarão os fundamentos de muitas gerações e serão chamados de ‘Reparadores de brechas’ e ‘Restauradores de veredas’, para que o país se torne habitável.”
“Se vigiarem os seus pés, para não profanarem o sábado; se deixarem de cuidar dos seus próprios interesses no meu santo dia; se chamarem ao sábado de ‘meu prazer’ e ‘santo dia do Senhor, digno de honra’; se guardarem o sábado, não seguindo os seus próprios caminhos, não pretendendo fazer a sua própria vontade, nem falando palavras vãs, então vocês terão no Senhor a sua fonte de alegria. Eu os farei cavalgar sobre os altos da terra e os sustentarei com a herança de Jacó, seu pai. Porque a boca do Senhor o disse.”” Isaías 58:3-14 NAA
Que vitória!
Agora precisa saber o que é o Shabbat! (o sábado)
VOCÊ GUARDA O SHABBAT:
1 - “Se vigiar os seus pés, para não profanar o sábado; Shabbat não é um dia
YESHUA É O SHABBAT DO PAI E YESHUA É O SHABBAT DO ESPÍRITO.
“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e tudo o que neles há. E, havendo Deus terminado no sétimo dia a sua obra, que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que tinha feito. E Deus abençoou o sétimo dia e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, tinha feito.” Gênesis 2:1-3 NAA
“Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes brotará um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Ele terá o seu prazer no temor do Senhor. Não julgará segundo a aparência, nem decidirá pelo que ouviu dizer, mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra. Castigará a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso. O cinto dele será a justiça, e a verdade será a faixa na cintura. O lobo habitará com o cordeiro, o leopardo se deitará junto do cabrito, o bezerro, o leão novo e o novilho gordo andarão juntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da cobra, e o já desmamado meterá a mão no ninho da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.”
Isaías 11:1-9 NAA
2 - se deixar de cuidar dos seus próprios interesses no meu santo dia; TODO DIA É SANTO!
3 - se chamar ao sábado de ‘meu prazer’ e ‘santo dia do Senhor, digno de honra’; — Tudo com prazer!
4 - se guardar o sábado, não seguindo os seus próprios caminhos, você guarda o Shabbat quando não segue os seus próprios caminhos.
6 - não pretendendo fazer a sua própria vontade, Quando não fa a tua vontade
7 - nem falando palavras vãs,”
Isaías 58:13 Quando não fala palavra vãs.
Imagine, você guarda o sétimo dia, mas não prática nenhuma destas 7 coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário