domingo, 27 de outubro de 2019

Jesus virá fisicamente em glória nas nuvens? Por Josimar Salum

Por Josimar Salum
Esta foi a pergunta que recebi de um pastor amigo e muito amado sobre o artigo que publiquei “Jesus vem” por Marcos Sá

Há uns dois anos atrás pude compartilhar com Marcos Sá sobre este tema à Luz das Escrituras. Conferimos nas Escrituras a revelação da manifestação dos filhos de Deus, tema este muito querido a mim há anos e anos. Também abordamos sobre a revelação da "unicidade" de Deus. Unicidade de fato não é a palavra que descreve corretamente, prefiro a palavra em inglês “oneness”. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são UM. Não se trata de ser trino (trindade) ou unicidade (único, singular), mas UM. Corro aqui o risco novamente de ser questionado.
Mas estes temas são de certa forma abordados no livro O MANIFESTO: Aos Católicos, Evangélicos, Pentecostais e Protestantes. 
O homem ocidental pensa fragmentado, departamentalizado, em partes. Não consegue ver o todo sem precisar disseca-lo, e ao disseca-lo não consegue mais ver o todo.
Marcos não disse que Jesus não virá “fisicamente”! O problema deste pastor amigo é a Teologia. Diz-se que a “Bíblia é a única regra de fé e prática”, mas não é. É a Teologia ou as “Santas tradições protestantes”. Sola Scriptura é uma miragem. São as Escrituras mais um monte de dogmas, confissões de fé, credos, etc. De fato, não são as 5 Solas a palavra final. Para mim, basta Solo Christos porque Ele é totalmente suficiente para tudo. Quando eu digo Solo Christos, disse tudo. Entende quem quiser!
A manifestação “física” de Jesus é a manifestação mútua dos filhos de Deus. Quem se manifestará é Jesus e Seu Corpo, mas isto existe na teologia reformada?
“Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” Apocalipse‬ ‭3:11‬ ‭
“Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” 2Timóteo‬ ‭4:8‬
A Coroa da Justiça é Cristo!
“Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã. O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.” (O Espírito e a Noiva dizem vem, mas não é para Jesus, é para aquele tem tem sede..) “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: "Certamente, venho sem demora." Amém! Vem, Senhor Jesus!” Apocalipse‬ ‭22:16-17‬, 20 E toda a criação gene aguardando a redenção dos filhos de Deus.
Creio que o meu amigo pastor na sua sinceridade em aprender, ou seria para conferir se o Marcos e eu estamos ortodoxamente aprovados, retrucou: “Fiquei na mesma. “Física” entre aspas quer dizer que Jesus não virá fisicamente nas nuvens do céu?”
Respondi: “Os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” Atos‬ ‭1:11‬ ‭ARC‬‬
Neste ponto me surpreendeu: “Citar versículos bíblicos neste caso não ajuda muito. Este versículo fala que Jesus virá / voltará física e visivelmente. Porém, seu amigo escreve de um jeito que da margem a dúvidas.”
Meu amigo, você foi o único pastor de muitos e muitos e muitos comentários que recebi que não entendeu. Meu amado, este é o problema do fundamentalismo teológico e de viver-se por dogmas. No meu caso e no de Marcos Sá, quando citamos versículos bíblicos cremos mesmo no que citamos, cremos para valer mesmo!
Jesus virá “fisicamente”! O texto bíblico não usa a palavra “fisicamente. O texto bíblico diz exatamente “os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” Atos‬ ‭1:11‬ ‭ARC‬‬
O texto bíblico não usa a palavra “voltar”. O único versículo onde se usa a palavra “voltar” em alguma outra versão é este. “Eleusetai” de “erchomai” que significa “vir” e não voltar.
A Bíblia literalmente não fala sobre a volta de Jesus, mas sobre a vinda de Jesus. Parece que isto não tem importância, mas tem porque a expressão Jesus voltará está embutida em ensinos e tradições equivocados que não refletem a grandiosidade da revelação que é a Vinda de Jesus em toda a sua plenitude. Embora pode-se usar esta expressão “Jesus voltará” ela contradiz o que Jesus disse: “e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” Mateus‬ ‭28:20‬ ‭

Ah! Mas “Jesus está aqui na Pessoa do Espírito Santo’, pode retrucar e aqui novamente aparece o bisturi da teologia.

A Teologia é uma biópsia ou na pior das hipóteses, é uma autópsia de Deus.

E neste raciocínio meramente humano se perde o que Marcos expressou em seu texto: "Precisamos discernir o corpo, pois sem discernir o corpo, como O veremos? Como reconhecê-lo uns nos outros? Somos seu corpo, quem O vê, vê a nós, pois somos um nEle, como Ele e o Pai são um, (Veja João 17)”
A Bíblia não ensina que Jesus voltará, a Bíblia não ensina que que Jesus me buscará para o céu me levar. Isto é que é heresia. A Bíblia ensina que Jesus virá. E a vinda de Jesus culminará a manifestação dos filhos de Deus. É por isto que toda a criação geme. Ora, vem Senhor Jesus.

"Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. Pois a criação foi sujeita à vaidade {não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou},todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Pois sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia. Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo." Romanos 8:18-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário