segunda-feira, 5 de julho de 2021

A ÁRVORE DA VIDA E A ÁRVORE DA CIÊNCIA DO BEM E DO MAL. Josimar Salum


A ÁRVORE DA VIDA E A ÁRVORE DA CIÊNCIA DO BEM E DO MAL. Josimar Salum


A Árvore da Vida, a árvore do conhecimento do bem e do mal e toda a árvore agradável à vista.


No meio do jardim a Árvore da Vida e a árvore da ciência do bem e do mal que podia estar ali em qualquer lugar, em qualquer parte do jardim.


Porque a Palavra de Deus diz claramente que: "no meio do jardim estava a Árvore da Vida".


Se você estudar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse você observará que o homen é comparado à árvore em várias passagens.


Salmos 1, por exemplo, fala que o homem é como a árvore plantada junto ao ribeiro que na época certa dá o seu fruto.


Jesus disse: "Toda árvore que não dá bom fruto" - "toda árvore que dá bom fruto" 


Estas expressões sobre árvore: "Você será um carvalho da Justiça". Árvore na Bíblia está relacionada ao homem e a Árvore da Vida, claramente nas Escrituras, é Jesus.


Entendemos que o homem e a mulher, macho e fêmea já eram semelhantes a Deus. A Palavra de Deus é muito clara quando diz que Deus criou o homem a Sua imagem.


Deus criou o homem. Quando a Bíblia fala: "Deus criou o homem", não é, Deus criou a humanidade, Deus criou Adão.


Deus criou o homem, macho e fêmea os criou.


Deus disse ao homem e à mulher. A mulher já sabia claramente porque ela ouviu essa ordem de Deus.


Você já ouviu a versão de que a mulher não estava presente quando Deus falou com o homem, a mulher só ficou sabendo disso através do homem. Todas estas conjecturas não tem nenhuma base nas Escrituras.


Qual foi a razão da queda do homem ? O que o homem perdeu ? Quando digo isso,  "macho e femêa", quando ele tomou da árvore da ciência do bem e do mal e comeu ? 


Veja Gênesis 3: "E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos". 


A serpente queria que ela comesse da árvore da ciência do bem e do mal.


"Mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais."


A árvore que estava no meio do jardim era a Árvore da Vida e não a árvore do conhecimento do bem e do mal.


"Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal."


As pessoas desenvolvem uma teologia enorme em cima disso dizendo que Deus sabe o bem e o mal. Mas nas Escrituras não diz que Deus sabe o bem e o mal, foi Satanás quem disso isso.


Há uma outra passagem que diz lá no versículo 22: 


"Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente o Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim ... " 


Quando Satanás fala alguma coisa, fala parecido com o que Deus disse, é distorcido. Ele confere outro significado. Adão já era semelhante a Deus, ele não seria igual a Deus por ter conhecimento do bem e do mal. 


Rapidamente, em Gênesis nós encontramos a Árvore da Vida, a árvore da ciência do bem e do mal e encontramos toda árvore que é agradável a vista que o homem podia comer.


No meio do jardim a Árvore da Vida e a árvore da ciência do bem e do mal.


A árvore da ciência do bem e do mal é o homem, a Árvore da Vida é Jesus. 


"Mas cada um é engodado pela sua própria cobiça. Então a cobiça, havendo concebido, dá à luz o pecado ... " Tiago 1:14-15)


Olha o que a mulher fez:


"E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer ... " - a concupiscência da carne.


"E agradável aos olhos ... " - a concupiscência dos olhos.


" E árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." — A soberba da Vida


A árvore da ciência do bem e do mal é o homem, a Árvore da Vida é Jesus. 


Isaías 14, Ezequiel 28 fala da queda de um ungido que nós traduzimos como lúcifer, mas a palavra lúcifer é apenas uma transliteração da palavra em latim.


Não é a palavra que aparece no hebraico, não é a palavra que aparece no grego.


O texto descreve que esse ser, esse ungido quis ser igual a Deus … Ele quis subir e ser igual a Deus.


Isaías 14 é a descrição bíblica, sem inventar, do que aconteceu em Gênesis 3.


O único ser que a Bíblia faz referência que quis ser igual a Deus não é essa figura mitológica de Lúcifer.


Na Bíblia, na Palavra de Deus escrita quem quis ser igual a Deus foi o homem (Adão). 


O texto diz em Gênesis 3 que eles vendo que a árvore era boa para se comer, era agradável aos olhos, árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeram.


Interessante, a tentação era uma tentação falsa e toda a palavra que Satanás usa ali era totalmente falsa, totalmente mentira. Satanás é o pai da mentira.


Ele é o pai da mentira desde o princípio de acordo com Jesus em João 8. Satanás nunca se firmou na verdade.


Em outras palavras, Satanás não era anjo, Satanás nunca foi anjo de luz, ele se passa como anjo de luz como diz em Coríntios.


Mas de acordo com a Escritura, em João 8 diz que ele foi homicida, mentiroso desde o princípio.


E o que ele usa aqui é exatamente de mentira.


E ele faz uma proposta para Adão, o homem e a mulher, o macho e a fêmea dizendo: "Ah, no dia que você comer você vai ser igual a Deus".


Eles já eram iguais a Deus, porque Deus os criou a Sua imagem e semelhança.


É o que o texto diz: "E Deus os abençoou. E Deus criou o homem a Sua imagem, a imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou".


Eles já eram semelhantes a Deus, eram  imagem de Deus. O que na verdade  queriam eram ser mais do que Deus, ir além de tal forma que se tornassem independentes de Deus, se tornassem independentes do seu Criador.


O que acontece quando o homem toma da árvore e come o seu fruto ? O que acontece ? 


Qual é a primeira coisa que acontece ? 


A primeira coisa que acontece é que ele perdeu a imagem e semelhança de Deus. Ele deixou de ser semelhante ao seu Criador, deixou de ter a Imagem do seu Criador e naquele instante o homem se torna pecado.


Esta expressão nós encontramos em 2 Coríntios 5, quando Bíblia diz: "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós..."


Numa forma muito simples biblicamente falando, o homem não simplesmente pecou, o homem se tornou pecado,. O homem é pecado.


Isto é tão sério e tão importante para entender, porque vai trazer uma redefinição, vai trazer um arrependimento na nossa mente muito grande, uma mudança de pensamento, de mente que vai mudar todo o nosso enfoque da nossa vida com Jesus. Todo o nosso enfoque vai ser mudado, toda a nossa maneira de ver esse assunto vai ser mudada.


Nós vamos encarar a nós mesmos de fato o que somos e o que nós viemos a ser quando nós recebemos o Poder de sermos feitos filhos de Deus.


Quando nós fomos transformados novamente na Imagem e Semelhança de Deus e é essa semelhança que o Espírito de Deus continua trabalhando hoje, não é um processo. A palavra processo não aparece na Bíblia. É uma metamorfose.


Metamorfose é a palavra bíblica para esta jornada que está acontecendo comigo e com você de tal modo que Ele está operando em mim e em você segundo a Sua Imagem de Glória em Glória.


Ele está nos transformando. Ele está nos “metamorfoseando”, se é que existe esse verbo, eu acabei de criar.


O Espírito Santo opera em mim esta metamorfose segundo a Imagem de Jesus, segundo a mesma Imagem.


E esta Imagem, segundo a Imagem de Deus é a Imagem do prórpio Filho de Deus que se fez carne e habitou entre nós, porque diz a Bíblia que Ele é a Imagem do Deus invisível, Ele é a expressão exata do Seu ser.


Se Adão se parece com alguém, Adão o homem e a mulher antes de serem expulsos do jardim eles se parecem com Jesus.


Se você olhar provavelmente a imagem de Adão e a imagem de sua mulher que se chamava também Adão … Ela passou a se chamar Eva só depois que perdeu a Imagem de Deus. Se você olhar um e outro, olhar Jesus, olhar o homem Adão, olhar a mulher Adão eles são iguais, eles são parecidos, porque Jesus é a expressa Imagem do Seu ser.


Não estou interpretando nada, estou apenas colocando os textos da Bíblia como eles aparecem nas Escrituras.


O que acontece com o homem quando ele toma da árvore e come ? Ele perde a Imagem de Deus.


Pecado nas Escrituas é não ser igual a Deus. Pecado é não ser igual a Jesus.


A Árvore da Vida e a árvore da ciência do bem e do mal …  


Você come da Árvore da Vida, você se torna Árvore da Vida: “Em verdade, em verdade vos afirmo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida dentro de vós.” (João 6:53).


Você come da Árvore da Vida para se tornar a Árvore da Vida e você come da árvore da ciência do bem e do mal e se torna a árvore da ciência do bem e do mal.


E a experimentação do conhecimento do bem e do mal é o que resulta no pecado.


O pecado entrou no mundo, porque o homem deixou de ser a Imagem e Semelhança de Deus. 


O homem se fez pecado. 


O homem se tornou pecado.


O pecado é uma entidade. O pecado é um organismo. 


O pecado não é uma pessoa, mas é um ser espiritual.


Eu sou uma árvore, você é uma árvore.


A árvore da ciência do bem e do mal só opera o pecado quando essa concupiscência dá a luz, e a concupiscência dando a luz gera o pecado.


Há a Árvore da Vida: O fruto da Árvore da Vida são frutos de Justiça. O fruto do Espírito é o amor, paz, alegria, longaminidade, paciência, domínio próprio … este é o fruto do Espírito.


Mas você não tem o fruto da carne. Você  tem as obras da carne, as obra dessa carne que se tornou pecado.


O apóstolo Paulo fala, deixe me avançar: "O pecado habita em mim". (Romanos 7:17).


O pecado é uma entidade e eu me torno este pecado, porque eu não sou parecido com Jesus, eu não sou semelhante a Jesus.


Se eu me tornar semelhante a Jesus, se eu me tornar como Jesus não tenho mais como pecar.


Agora, você tem a árvore que é o pecado e você tem os frutos dessa árvore que são: adultério, prostituição, mentira, etc.


Jesus fala assim: Do coração procedem todas estas coisas, a iniquidade, os pecados, a mentira, a avareza, a idolatria.


Todas estas obras da carne vem de uma árvore que se chama pecado e os pecados são o adultério, a prostituição, são os frutos dessa árvore.


Então quando eu olho para mim: Em pecado me concebeu minha mãe.


Até pouco tempo, há uns 20 anos as pessoas pensavam que esse "em pecado me concebeu minha mãe" era porque  tiveram uma relação sexual e aquilo é pecaminoso. É um absurdo, mas isso eu já ouvi em pregações.


"Em pecado me concebeu minha mãe" é porque a natureza de Adão passou para os seus filhos, e por toda a Bíblia e por toda a história foi passando de um para o outro.


"Mas o que eu tenho a ver com o pecado de Adão ?"


"E se eu não for desobediente ?" "E se eu não mentir, não ter idolatria ?" 'E se eu for uma pessoa completamente correta, "santa" ?'


 A Bíblia fala em Romanos 5: "Porque como reinou a morte de Adão até Moisés, assim a morte passou a todos os homens". (Romanos 5:12)


Mas não temos o mesmo pecado de semelhança que eles cometeram, como Adão cometeu. Mas por que o pecado habita em mim ?  Porque eu morro, porque você morre.


A morte não é consequência de que você mentiu, de que você roubou. O salário do pecado é a morte, não é o salário dos pecados. O salário, a recompensa do pecado é a morte.


O pecado sou eu, o pecado é você, o salário que você recebe por ser quem você é, é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a Vida Eterna.


Por isso que a Bíblia diz em Coríntios: "Ele se fez pecado por nós, para que nós fossemos feitos Justiça de Deus". (II Coríntios 5:21)


Você não é condenado eternamente, usando a linguagem que se usa, você não vai para o inferno porque adulterou, porque mentiu, porque roubou, porque cobiçou, porque desonrou pai e mãe, porque matou, porque adulterou, não. Você é condenado, porque rejeitou o dom de vida de Cristo Jesus.


Porque qualquer um pecador que tenha pecado todos os tipos de pecados, mas recebe o dom gratuito de Deus que é a Vida Eterna, que é o próprio Jesus, a Árvore da Vida, não é condenado.


Você não vai “para o céu” ou recebe a vida eterna, porque você deixou de pecar. Você recebe a vida eterna, porque creu no sacrifício de Jesus na cruz do Calvário, e o sacrifício Dele, a operação de Deus te transformou completamente em Nome de Jesus, Amém !


#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário