quinta-feira, 20 de maio de 2021

O QUE É ARREPENDER ? Josimar Salum



O QUE É ARREPENDER ?

Josimar Salum 


Nós estamos propondo ensinar estes dias com as Escrituras abertas o que é o evangelho religioso, que nós herdamos, que nós pregamos, que nós cremos e o Evangelho do Reino.


A mensagem de João Batista foi uma mensagem muito clara.


Diz a Bíblia que João Batista apareceu naqueles dias no deserto da Judéia pregando: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus”.


Jesus também disse: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus”.


E Ele ordenou que Seus discípulos pregassem a mesma mensagem: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus”


E os discípulos então foram pregando: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.”


A mensagem principal do Evangelho, não obstante a fé em Jesus, crer em Jesus, é importante, é essencial, a mensagem do arrependimento.


Agora, o que é o arrependimento ? 


Como nós vamos entender, quando a Bíblia fala de arrepender … 


O que significa realmente esta palavra “arrependimento” ?


Em Isaías 55 nós temos algumas luzes em relação à isso.


Ele diz, o profeta: “Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.”


Esta é a mensagem da Graça, não é ?


“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-Me atentamente e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.”


Eu poderia colocar este texto dentro do contexto em que eles viviam sobre oferecer sacrifícios no templo.


E eles ofereciam sacrifícios no templo para uma ordem sacerdotal que havia se corrompido completamente. 


Você vai ver isso em Isaías, você vai ver isso em Ezequiel. Eram homens que estavam ali para ministrar ao Senhor, para representarem a Jesus … Aquelas coisas eram sombras daquilo que havia de vir e que agora os judeus, aqueles que iam para o templo, ofereciam sacrifícios, ofereciam os produtos do seu trabalho por uma classe que não satisfazia, que não agradava a Deus.


“Inclinai os ouvidos e vinde a Mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.”


Ele estava se referindo a Jesus, Ele estava se referindo ao Messias, à Yeshua.


“Eis que eu O dei como testemunha aos povos, como Príncipe e Governador dos povos.”


Ele falava de Davi, mas apontando para Jesus, porque Davi é a sombra de Yeshua que havia de vir.


“Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do Senhor, teu Deus, e do Santo de Israel; porque Ele te glorificou.”


“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.”


Aí vem o que nós queremos frisar:


“Porque os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os Meus caminhos, diz o Senhor.”


“Arrependei-vos”.


Por que ? 


Arrepender é mudar de pensamento, é mudar a maneira de como você entende as coisas … Tem que haver uma mudança no seu entendimento.


Você praticava todos estes anos sacrifícios, seu pai fazia isso, seu avô fazia isso, seu bisavô fazia isso.


“Nós temos que ir para o templo, chegando a época da Páscoa nós temos que ir, nós temos que ir no dia do Yom Kippur.”


Você vai oferecendo ano após ano. Aquilo que eu dizia, eles continuavam fazendo em busca do Deus que já havia se retirado, a Shekinah! Deus que estava no santo dos santos já havia se retirado.


E eles estavam lá na Galiléia, os judeus, indo em direção à Jerusalém para adorar a Deus. Passava na frente da carpintaria do homem chamado Yeshua e Yeshua é o Deus que se fez carne e habitou entre nós, é o Deus presente.


Eles passavam na frente da carpintaria Dele...


“Olá Yeshua, bom dia !”


“Bom dia, Yeshua !”


“Boa tarde, Yeshua ! “


Aonde vocês estão indo ?


“Ah, nós estamos indo adorar a Deus em Jerusalém lá no templo.


Yeshua ouvia, sorria e Yeshua continuava ali fazendo o Seu trabalho de carpintaria.


Meu Deus ! Eles não entenderam.


Eles não viram Jesus, eles não viram Yeshua, eles não viram Deus, eles não viram.


Eles continuavam ano após ano, mês após mês, sempre em direção à Jerusalém para adorar o Deus que já tinha saído lá do templo e estava lá na carpintaria de seu pai, na carpintaria dele bem ali na cidade de Nazaré.


#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário