segunda-feira, 27 de julho de 2020

O garoto que não sabia falar Samuel Fonseca

O garoto que não sabia falar
Samuel Fonseca

Falar é um dos métodos de comunicação mais importantes, se não o mais importante. É por isso que é fundamental que uma criança aprenda a falar desde tenra idade. Normalmente, uma criança comum diz suas primeiras palavras quando completa entre um e um ano e meio de idade. Eu, no entanto, estava cerca de seis anos atrasado.
   
Nasci em 25 de dezembro de 2001, na cidade de Worcester, Massachusetts, Estados Unidos, um verdadeiro milagre de Natal. Eu estava aparentemente saudável e não mostrava nenhum sinal de complicações. No entanto, meu pai Deivison sabia que algo iria acontecer. Mesmo antes de se casar com minha mãe Ana, ele recebeu uma visão, uma previsão de que ele seria pai de um filho que ele chamaria de Samuel. O menino teria um certo problema, mas que ele seria curado e sua vida serviria como prova de que Deus pode realizar milagres.
   
Fiel à sua palavra, comecei a mostrar alguns problemas. Era difícil para mim fazer contato visual e, quando eu fiz um ano de idade, estava começando a não responder aos meus pais com tanta frequência.

Assim como meu pai temia, eu fui diagnosticado com autismo aos 2 anos de idade.
   
O transtorno do espectro do autismo, ou apenas autismo para alguns, é uma deficiência genética que prejudica as habilidades sociais e causa hábitos repetitivos, como girar em círculos ou bater repetidamente a cabeça em uma parede. Embora exista tratamento para reduzir os efeitos da doença, ela não é completamente curável. É difícil para uma criança que sofre de autismo poder conversar, fazer amigos ou simplesmente interagir com o ambiente ao seu redor, fazendo com que as pessoas no espectro quase nunca possam viver uma vida normal. Meus pais ficaram arrasados.
   
Logo depois, meu tratamento começou. Eu seria enviado para ter aulas especializadas. Em casa, meus pais sempre tentavam quebrar meus hábitos incessantes, principalmente meu pai. Sempre que eu começava a bater minha cabeça na parede, meu pai gritava comigo para não fazê-lo. Se eu fosse alinhar meus carros em linha reta pela décima vez, meu pai desfazia as linhas. Sempre que eu bebia muito suco de maçã, meus pais compravam apenas suco de laranja e, quando eu não parava de beber o suco de laranja, eles mudavam para a uva.
   
Às vezes, era doloroso para meus pais me verem incapaz de completar as tarefas mais simples. Meu pai pedia ao meu amigo Andre que pegasse o telefone para ele, e ele ia embora e voltava rapidamente com um telefone na mão. Então, meu pai me pedia para fazer o mesmo. Eu apenas o encarava sem entender, sem compreender o que ele estava pedindo.

"O telefone, Sam", disse ele, fazendo um símbolo de telefone, "me dê o telefone". Ele sempre dizia isso para um garoto de 4 anos que não respondia e que ficava em silêncio, procurando outra coisa para fazer.
   
Minha mãe passou muitas noites chorando por mim. Como eu iria me comunicar? Quando eu falaria? Eu poderia falar um dia? Meu vocabulário seria limitado a um punhado de grunhidos e gritos ininteligíveis, mesmo quando adulto? Meu pai, um homem dedicado à Deus, orava todas as noites para que Ele me abençoasse e implorava que, quando quisesse me curar, que o fizesse logo.
   
Um dia, meu pai estava dirigindo para o Burger King e eu, que tinha 7 anos na época, estava sentado no banco de trás. O carro estava silencioso, assim como todas as minhas viagens com meu pai.

De repente, meu pai ouviu um barulho estranho vindo de mim. Não era um gemido de fome ou um grunhido desconfortável. Era uma palavra única, a minha primeira, que corria pelos meus lábios quase sem esforço.

"Papai?"
   
Meu pai se virou em choque, quase incapaz de acreditar que uma palavra saiu da minha boca.
   
Ele gentil mas incrédulo perguntou: "O que você disse?"
   
Meu pai estava feliz com o que eu fiz, pensei. Eu deveria fazê-lo novamente.

"Papai!"
   
Meu pai abriu a boca em pura alegria, em êxtase por ele não estar enganado e por eu, o garoto que nunca tinha falado uma palavra na presença dele, ter acabado de falar duas palavras. Ele olhou de volta para a estrada e depois para mim. - Diga de novo, Sam! Diga isso de novo!"
   
Eu ri de alegria. "Papai! Papai! Papai!"
   
Meu pai continuou dirigindo, sempre olhando para mim como se eu fosse me calar se ele parasse de prestar atenção, enquanto eu dizia alegremente "papai" e repetidamente.
   
Depois de sete anos, eu finalmente fui curado do autismo.
   
Não tenho lembranças de nenhum evento que ocorreu antes que eu pudesse falar. Nunca vou ter certeza de como era a vida de um jovem, se vi todos tão claramente como agora ou se tudo era apenas um borrão mental, uma nebulosidade que nenhum óculos poderia consertar. Eu escolhi ignorar o ambiente ao meu redor ou não consegui percebê-lo?

Quando as pessoas tentavam falar comigo, eu as ignorei por vontade própria? Alguns dizem que aqueles que sofrem de autismo vivem em seu próprio mundo, quase completamente desconectados da realidade.

Prefiro me imaginar quando tive autismo quando criança em uma caixa de vidro enevoado. Não importa para onde eu olhava, minha visão era distorcida, e aqueles que me viam de fora me viam como uma figura ligeiramente opaca. Eu tentava falar, mas nenhuma palavra que saísse da minha boca seria clara. Eu definitivamente parecia criança, mas algo estava errado.

Minhas reuniões especiais e a disciplina que meus pais me deram gradualmente tornaram a caixa mais clara e minha voz mais inteligível. No entanto, no dia em que eu estava sentado naquele carro, Deus quebrou a prisão de vidro, não deixando um fragmento intacto. Finalmente, fiquei livre para olhar em volta e perceber onde estava, para interagir com as pessoas que me amavam, cuidavam de mim e oravam pelo meu bem-estar.

Eu finalmente pude falar.

#JSalum
#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário