quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

O mercenário entra pela janela de sua casa, seria pela tua TV? E a quem realmente Jesus se refere no capítulo 10 de João? Josimar Salum



O mercenário entra pela janela de sua casa, seria pela tua TV? A quem realmente Jesus se refere no capítulo 10 de João? Por Josimar Salum 

Em João capítulo 10 Jesus usa uma expressão muito conhecida hoje em dia: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

Estava Jesus se referindo ao diabo quando disse estas palavras? A resposta está clara no texto! Jesus se referia àqueles que vieram antes dele que eram mercenários, ladrões e salteadores. Jesus chamou cada um deles de mercenário. Se não, leia!

O que é mercenário? “O que é assoldadado, que trabalha ou serve por um preço ou soldo ajustado. Que age ou trabalha apenas por interesse financeiro, por dinheiro ou algo que represente vantagens materiais; interesseiro, venal (1) que pode ser vendido, que é vendável.”

Quem prega e canta por interesse financeiro é mercenário. Quem prega e canta somente se lhe derem cachê é mercenario. Quem faz agenda em igrejas, porque precisa tirar o seu salário no final do mês é mercenário. Quem faz do ministério uma profissão é mercenário, porque pregar o Evangelho não é profissão. Quanto ao pregador, ora, se prega o Evangelho nunca deve cobrar. Esta prática difundida no meio evangélico é uma anomalia, um escândalo, uma distorção do Evangelho de Cristo. Esta classe de profissionais é um apêndice, desconhecida é totalmente do Novo Testamento.

O cantor profissional tem todo o direito de cobrar seu cachê, vender seus produtos, exercer sua profissão. O que fez dele um mercenário é o fato de misturar sua carreira com a Igreja de Deus. 

O que o apóstolo Paulo quis dizer então? “Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória. Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” 

Paulo está ensinando que quem só pregar se ganhar, está fazendo negócio do Evangelho. Paulo está ensinando que é legítimo que alguém que prega o Evangelho deva viver do Evangelho, mas não se enriquecer do Evangelho.

Pedro bem profetizou a respeito dos mercenários, especialmente esses falsos profetas que anunciam outro evangelho, que afirmam que para ser abençoado é preciso adquirir alguma coisa do ministério ou da igreja ou para agradecer pela benção só se for com dinheiro.

Este evangelho é anátema. Não é o Evangelho de Cristo! Como alguém pode renunciar a tudo quanto tem para seguir a Jesus e depois buscar de Deus as mesmas coisas a que renunciou? Como pode alguém tentar barganhar com Deus, dando-lhe ofertas para que seja abençoado materialmente em benefício próprio? Os que caem nessas armadilhas o fazem por pura avareza e interesse também. 

“Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme. Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo; e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios; e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente; abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça. Esses tais são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas; porquanto, proferindo palavras jactanciosas de vaidade, engodam com paixões carnais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro,” 2Pedro‬ ‭2:1-6, 15, 17-18‬

O mercenário faz clube de $1000 para ganhar o Brasil para Cristo. O mercenário oferece a solução de todos os teus problemas até o final do ano se você der de oferta um valor idêntico ao do ano, 2020 vale por $2020. O mercenário fala da unção que tem para liberar sobre todo aquele que aceitar o desafio de ofertar certa quantia para uma obra que não pode parar, pois “é de Deus”. Não é! Tudo o que precisam é de dinheiro. Se não tiver dinheiro a obra pára, não é de Deus mesmo. Definitivamente não! Cortemos o dinheiro desta gente que tudo pára, pregação pára, o mercado fecha.

Jesus disse: “De Graça recebeu, de Graça daí.” 

O mercenário oferece “tijolinhos de plástico aos fieis que derem uma oferta de, no mínimo, R$ 200” e vende “colher de pedreiro “Prudente Construtor” por R$153,00, que não deve ser usada no cimento, mas ser colocada nos projetos pessoais. “Onde você tocar vai ser abençoado”, profetizou o líder religioso. Uma miséria! 

O mercenário tira três ofertas em seus cultos! Aceita tudo no altar de Mamom. Carro, terrenos, helicópteros, joias, tudo que é vendável! 

O mercenário faz campanha de todo tipo, a criatividade e a malandragem destes religiosos não tem limite. 

Alerta! Tudo que é oferecido de tal forma que envolva sua contribuição financeira como barganha para ser abençoado é produto de avareza, engano.

O mercenário transforma até o dízimo em uma barganha com Deus: somente é abençoado quem é dizimista, e não aquele que contribui “segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.” 2Coríntios‬ ‭9:7‬. 

Ora, igualmente avarento é aquele que não é generoso e não é aberto a compartilhar da benção financeira que Deus lhe tem concedido. Há uma onda de insatisfeitos que usam como desculpas os escândalos financeiros para justificarem sua abstinência em doar. Não contribuem com nada, com ninguém, nem com os pobres, com seus familiares carentes, nem com missionários e nem com a igreja que está lhe servindo e a sua família ano após ano. Usam tudo, mas recusam a contribuir. Saibam que existem homens de Deus sinceros e íntegros que se dedicam ao Ministério da Palavra e a Oração que padecem necessidades por conta de pseudo seguidores de Cristo que não contribuem com nada. 

Ora, os falsos tão facilmente identificáveis não são todos, sim, existem muitos e muitos homens de Deus íntegros, vocacionadas que pastoreiam “o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.” 1Pedro‬ ‭5:2-3‬. 

Usar escândalos como desculpa para não contribuir pode não fazer de você um mercenário, mas com certeza alguém que ama o dinheiro. “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.” 1Timóteo‬ ‭6:10, 17-19‬ ‭

Afinal de contas, quem é o mercenário mesmo de acordo com Jesus? É quem veio senão para matar, roubar e destruir: o mercenário.

“Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava. Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.” João‬ ‭10:1-13‬ 

#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário