segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Qual a tua posição sobre escatologia?


Perguntou-me um pastor muito experiente. 

Qual a tua posição sobre escatologia? 

Respondi sumariamente: 

Não estou preso a rótulos, “pré isto, pós aquilo”. Já saí destas estruturas há muitos anos. São caixinhas teológicas que nos colocaram. Eles traçaram o que deveríamos  discutir dentro desta fôrma de fazer fanáticos. Isto é como o jogador que tem três copos em suas mãos e quer que adivinhemos em qual deles escondeu o dado. Não preciso participar desta banca. Não tenho que me submeter a estas opções. Eu me recuso a isto. 

Eu, por exemplo, pessoalmente não creio num anticristo somente governando o mundo. Não há base para isto nas Escrituras, a não ser o texto de II Tessalonicenses e pouquíssimos do Apocalipse. Não creio nestas predições de quando será isto ou aquilo. Não foi Jesus quem disse? 

"Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder." Atos‬ ‭1:7‬. 

Penso que a chave está no Evangelho do Reino (Mateus 24), que o fim do mundo não é o fim-fim, mas o ápice da revelação do Reino anunciada pelo profeta Daniel (a pedra que destruiu os reinos deste mundo que virou a montanha). 

Penso que o Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo, revela Jesus Cristo como todas as Escrituras, e tudo aponta para Ele e quem não fica procurando e ensinando outras coisas e não vê isto perdeu tudo, a visão, a história, a revelação. Jesus. Jesus. O assunto é Jesus e nada mais. 

O Apocalipse foi escrito há dois mil anos atrás também sobre as coisas que haveriam de suceder. Muito já se sucedeu. Muito mesmo, como Apocalipse 12 que é a descrição épica do que Jesus fez na Cruz. “Agora é chegada a salvação e o Reino.” 

E os crentes ainda estão esperando para um milênio, enquanto Jesus já reina desde a fundação do mundo em todo o universo e para todo o sempre. Agora mesmo quem reina sobre a Terra é Jesus. Não creio neste arrebatamento em que desaparece muita gente nem em vinda secreta de Jesus. 

Creio na Vinda de Jesus, na manifestação dos filhos de Deus e na nossa reunião com Ele em corpos transformados como o Dele. 

A manifestação dos filhos de Deus juntamente com Jesus que a própria natureza aguarda. Não espero anticristo, nem besta alguma. Espero Cristo. Somente Cristo.  

Creio que agora mesmo os reinos deste mundo estão se tornando o Reino de Deus e de Seu Cristo.” 

— Josimar Salum #ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário