quinta-feira, 5 de setembro de 2019

O Tribunal de Cristo e o Galardão - Josimar Salum


O Tribunal de Cristo e o Galardão
Josimar Salum

"Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo." Romanos 14: 10.

“Pelo que estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque andamos por fé e não por vista.). Mas temos confiança e desejamos, antes, deixar este corpo, para habitar com o Senhor. Pelo que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.” 2Coríntios‬ ‭5:6-10‬ 

Se não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo (Romanos 8:1), como poderia haver algum julgamento que os filhos de Deus estariam sujeito? 

“Pois tu tens sustentado o meu direito e a minha causa; tu te assentaste no tribunal, julgando justamente.” Salmos‬ ‭9:4‬ 

“Mas o Senhor está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar.” Salmos‬ ‭9:7‬ 

Quem é julgado por este tribunal que já foi estabelecido? “Ele mesmo julgará o mundo com justiça; julgará os povos com retidão.” Salmos‬ ‭9:8‬ 

Basicamente os textos bíblicos em que aparece a palavra “tribunal” são estes; em outros textos referem-se a tribunais humanos. 

A palavra traduzida por tribunal em algumas versões em inglês é “cadeira ou assento do julgamento de Deus.” 

Não há nenhuma referência de que este tribunal funcionará no futuro, o que sabemos é que já há um tribunal de Deus estabelecido.  

A ideia que tem sido associada a este tribunal é que sendo julgados receberemos os galardões de Deus. Muito estranho que se entenda assim porque somos feitos filhos de Deus pela fé. E receberíamos galardões por causa das nossas obras que nem nossas são, porque somente devemos andar nas obras que Deus preparou antes da fundação do mundo para que andássemos nelas. (Veja Efésios 2). Ou seja, o que começamos pela fé, pelo Espírito passamos a fazer pelas obras para receber galardões. É um ensino muito estranho mesmo, porque muito antes Abraão já tinha entendido que Seu galardão era o próprio Deus. 

“Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.” Gênesis‬ ‭15:1‬ 

‬“Eis que o Senhor Deus virá como o forte, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão vem com ele, e o seu salário, diante da sua face. Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os braços, recolherá os cordeirinhos e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente.” Isaías‬ ‭40:10-11‬ 

O Senhor certamente já nos recolheu em Seus braços, Ele nos leva em Seu colo, nos amamenta e nos guia mansamente. 

“Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.” Salmos‬ ‭23:2-3‬

Esta visão futurista que norteia quase todas as interpretações de muitos pregadores precisa ser revisado, mesmo porque este texto de Isaias 40 foi escrito há cerca de 2700 anos atrás. Não teria guiado o Seu povo o Senhor durante todas estas centenas de anos de história e estaria para cumprir esta promessa ainda no futuro?

“Eis que o Senhor fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que a tua salvação vem; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua obra, diante dele.” Isaías‬ ‭62:11‬

A salvação já veio, o galardão já foi dado, pois basicamente este capitulo refere ao povo de Israel ainda que “todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém, para glória de Deus, por nós.” 2Coríntios‬ ‭1:20‬

“Exultai e alegrai- vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” Mateus‬ ‭5:12‬ 

O galardão está nos céus, mas não há indicação de que não possa ser nos dado agora. 

“Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” Mateus‬ ‭6:1-4‬ 

O texto diz que Teu Pai que vê em decreto te recompensará publicamente. Quando Ele recompensará publicamente? Certamente depois do ato de dar as esmolas.

Galardão significa recompensa! 

“E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.” Colossenses‬ ‭3:23-24‬ ‭

Qual é o galardão da herança?

“E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;” Mateus‬ ‭25:31-34‬

Quem é a nossa herança senão o próprio Jesus?

“E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.” Apocalipse‬ ‭22:12‬ 

Que obra é esta?

“Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu e disse-lhes: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou.” João‬ ‭6:28-29‬

“Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.” 1 Coríntios ‪3:11-15‬

Não há nada que possamos fazer para Deus que não seja pela Fé. 

“Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças.” Colossenses‬ ‭2:6-7‬ 

O Tribunal de Cristo é estabelecido em nossa jornada neste mundo! Já estamos diante do Tribunal de Cristo enquanto vivemos e estamos edificando. O fogo prova qual é a obra de cada um. O fogo determina o que permanece e o que não permanece. 

E o Dia a declarará! Que dia é este? O Dia do Senhor se refere ao Dia da Sua vinda. Na Sua Vinda Ele julgará os povos. (Veja Mateus 25). E este Dia declarará o que permaneceu ou não. 

É preciso entender que a salvação que herdaremos é Jesus. Jesus é a nossa Salvação. É preciso entender que a vida eterna que herdaremos é Jesus. Jesus é a nossa Vida Eterna. A Paz que herdaremos é Jesus. Tudo que receberemos é Jesus. Tudo que já recebemos já está em nós e conosco. É Jesus! 

“Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” João‬ ‭14:23‬

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!” Romanos‬ ‭11:33-36‬

Quem tem o Espirito de Deus, ouça o que o Espírito diz às Igrejas. 

5/9/2019
#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário