ABRINDO MEU CORAÇÃO: UM TESTEMUNHO SOBRE COMO FAÇO DISCÍPULOS PARA JESUS. JOSIMAR SALUM
Algumas pessoas tem ficado admiradas com o relacionamento de pai e filho que tenho tido com este jovem de 17 anos, Fillipe Moreira. É de total conhecimento de sua mãe que mantemos esta amizade. Cristina, minha esposa e eu, temos procurado servir este moço com muito carinho. Admiramos muito sua humildade, desejo exagerado de aprender, disposição para amar, é um rapaz sem mágoas, maldades, mesmo tendo passado por muitas lutas na vida. Sua mãe fez e tem feito um trabalho de educação maravilhoso com este moço.
Lido com adolescentes desde que eu mesmo era adolescente, fui líder deles quando tinha 17 anos, a idade do Fillipe. E desde os 11 já ensinava na classe de escola dominical para outras crianças e aos 14 anos já era professor da classe de adultos. E a vida toda vivo mentoriando, ajudando, servindo adolescentes e jovens e suprindo para eles ... Sempre fiz isto intencionalmente ... pegar um jovem, por exemplo, como Jônatas meu primo e levar para andar comigo. Para que experimentasse a vida com Deus além do pequeno ambiente e abençoados acontecimentos de Cisneiros.
“Quando era jovem ou recém casado, onde Josimar ia, sempre ia uma trinca de adolescentes atrás.”
Perdi a conta de quantas macarronadas com carne moída Cristina fez em casa para alimentar estes meninos que andavam comigo, porque era mais barato. Não tínhamos recursos.
Coisas assim. Gastar horas e horas ouvindo, aconselhando, compartilhando, ensinando o Evangelho, respondendo perguntas sem fim, corrigindo estes moços e subindo com eles nos montes para orar e pregando nas praças e ônibus de Belo Horizonte. Fui um dos líderes e pregadores do movimento de jovens Ágape em 1982 quando tinha 18 anos de idade que revelou homens de Deus como Coty ou através de viagens alguns anos mais tarde Judson de Oliveira, hoje colunas da Igreja no Brasil e tantos outros. Judson naquela época ministrava canções e eu pregava.
Deivison que vocês conhecem, há quase 30 anos atrás foi um destes jovens, como Fillipe. Adotamos Deivison e em minha vida compartilhei com ele tudo, vida com Jesus, recursos financeiros, viagens missionárias, ações políticas em Brasília, negócios, tudo. Como com meu próprio irmão Josley que é hoje um homem de Deus íntegro e frutífero.
E o que dizer de meu sobrinho Filipe, meu Deus, conscientemente o adotei quando tinha 12 anos. E disse a mim mesmo, vou educar Filipe nos caminhos do Senhor em todas as áreas da vida e não somente nas coisas da Igreja. Ele tem um pai e uma mãe exemplares, mas sabia que poderia ser-lhe um pai e cobrir áreas que seu pai jamais iria cobrir. Tínhamos nossas caminhadas no Caninho do Cordeiro, horas e horas de conversas sem fim, nas suas indagações filosóficas, dúvidas absurdas, mas reais. Comprei logo cedo para ele a série das Crônicas de Nárnia, Senhor dos Anéis, e incentivava sobre a literatura grega. Um dia, aos 16 anos de idade, me ligou e disse: “Tio, estou lendo O Príncipe de Maquiavel.” Quase cai de costas, com uma gargalhada. Um menino de 16 anos que lê Maquiavel, só faltava esta! Pois é, leu Homero e tantos outros clássicos. Casado hoje com uma moça linda e inteligente, Mariana, 23 anos, advogado e professor, é intelectual e muito temente a Jesus. Trabalha com adolescente e jovens como o pai ... o tio!
No The Call Boston e Brasil em 2001 e 2002, os primeiros, treinamos milhares deles ... tenho hoje filhos homens maduros daquela época. Em Burundi, Aruba e em outros países ocorreu o mesmo. Ainda acontece até hoje.
Nosso filho Tiago foi gerado e cresceu neste ambiente, recebeu uma carga pesada de todo este ministério e hoje desponta como um homem de Deus não religioso, um businessman e um expert sedento por educação sobre liderança e negócios, além de ser um esposo e pai excelente, melhor que eu.
Eu queria, ah! como eu queria ter tido um Josimar na minha vida quando eu tinha 17 anos de idade. Este Josimar assim como você conhece ... Pode rir!
Meu encontro com este Fillipe Ferreira Moreira foi de Deus. Não planejei isto. Apenas ouvi uma direção de Deus numa pizzaria e Fillipe começou a me escrever depois daquele encontro, fazendo perguntas, eu respondia, e orava por ele dia e noite para que conhecesse a Jesus verdadeiramente, ele passou a confiar em mim e eu nele, e como Paulo posso dizer, eu o gerei em Cristo.
Novamente, eu queria ter tido a benção de ter encontrado um Josimar quando eu tinha 17 anos. Tive alguns mentores. Pai mesmo somente meu Pai Josias e o professor Wilson Regis, mesmo assim, o segundo sendo um gênio que pela formação acadêmica e religiosa penso que não compreendia estas questões de paternidade.
John Kelly, lider da Coalizão Internacional de Líderes Apostólicos é outro, mas tipo um pai visitante. Só aparece de vez em quando, mas deu um norte tremendo para minha vida em 2004, 16 anos atrás. E cada intervenção dele tem um efeito produndo e duradouro. Mentores eu perdi a conta, os que mais se destacam de perto, Waldyr Salum, Joaquim Salum, Raul Lima Neto, e Durval Ribeiro Nunes.
Como sou muito simples, sem cerimônias de posição, algumas pessoas confundem e acabam perdendo a oportunidade de aprenderem comigo ou serem mentoriadas. Como sou muito simples e logo me coloco no mesmo nível das pessoas porque afinal de conta não tenho nível superior, elas passam pela gente sem perceber o quando poderiam ser abençoadas ou influenciadas. Pessoas fazem isto com o professor Wilson Regis, olham para ele tão simples, vestido de roupas singelas e não chegam nem a ficar sabendo que ele foi Professor da USP e do Mackenzie, que leciona grego com o texto no original ... Estas pessoas geram preconceitos e são vítimas de suas próprias audições de fofoqueiros de plantão e de pessoas que não entendem nada de nada.
Assim é que se quer eu sirvo, se não quer vou procurando quem quer. Estamos caminhando e esta pessoa vai sendo abençoada. Se não quer mais também siga em paz. Algumas, porém, como filhos e filhas legítimos irão durar a vida toda.
Sim, não dou importância para títulos ou posições, enquanto as pessoas gostam mesmo é de gente famosa, de ministérios aparentemente grandes pelo menos que aparecem na mídia. Nada do que faço especialmente na África que tem uma grandiosidade e importância enormes diante do Senhor, com um alcance de milhares de pessoas e que está transformando uma nação inteira,
nem Paul Taylor nem eu difundimos isto, somos apenas os dois companheiros missionários que trabalham num país que ninguém conhece. Silenciosamente. E ele como inspetor de casas e eu como contador vamos pagando as nossas contas e destes ministérios sem sermos pesados a ninguém. Melhor assim!
Especialmente os mais chegados, parentes, os tais “colegas de ministerio” não tem ideia do que Deus me deu para compartilhar. E que com certeza está totalmente na contramão do que ensinam e do que praticam. Aguarde alguns anos e até décadas para ver o que este Evangelho do Reino que ensino está operando no mundo.
Alguns me acusam de que só eu tenho razão, que não ouço ninguém, que não aceito o que as pessoas falam, etc. Para mim é um monte de besteiras que não nem dou atenção mais. O que complica mais ainda porque me julgam que eu seja arrogante e soberbo. Que pena!
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.” 1Coríntios 2:14-15
Amo aprender e escuto crianças. Qualquer menino sempre vai ter algo a me ensinar. A IGREJA porém não é ambiente para opniões, nem para democracia, nem para pontos de vistas, não é para cada um que tem sua verdade, cada um tem que um pedaço da revelação, como se Cristo, a Verdade pudesse ser fragmentada.
Se você não tem uma Palavra de Deus na Igreja é melhor mesmo que fique calado e aprenda em silêncio. Mas se você tem comunhão profunda com Deus sempre terá uma Palavra de Deus.
A maioria das pessoas hoje especialmente em grupos são do “copie, e cole” ou do “encaminhe” o que receberam. Desafio você a ter comunhão com Deus e terá uma revelação de Deus. E assim copiará e colará menos e encaminhará menos.
Enfim, amo os meus irmãos e minhas irmãs de verdade, e aqui transcrevo uma mensagem que escrevi há uns 8 anos atrás:
Não há nada melhor que viver sem mágoa, ressentimento ou amargura, tendo um coração sarado e assim pregar a Verdade em Amor. Sei, porém, que a Verdade sempre ofenderá alguém, por mais cuidadoso que sejamos na escolha das palavras, na maneira de expressá-las e mesmo que as digamos ainda que com uma voz serena e mansa. E a pregação açucarada sem a Verdade sempre fará as pesssoas se sentirem muito bem, encherem-se de esperança e ficarem aliviadas. Contudo sem resultados, como alguém que é medicado para ser livre somente da dor e não para ser curado da infecção; para ficar livre do desconforto do apêndice supurado sem passar pela cirurgia ou como aquele que admira seu castelo colorido; feito, porém de papel.
Ainda que porventura as palavras sejam lidas como se eu as tivesse escrito enfurecido, refletem apenas o zelo pela Causa do Senhor; coração irado, quando na verdade são apenas lampejos do fogo consumidor que queima meu interior pela Noiva do Amado; e se parecem de um espírito condenativo, de fato, são gritos de um guarda da noite que não conseguiu tocar mais sua trombeta para acordar o povo dos perigos da noite. Garanto com temor e tremor diante de nosso Deus, meu desejo profundo é que sejamos todos transformados.
#ASONE
Nenhum comentário:
Postar um comentário