sexta-feira, 15 de outubro de 2021

ESTUDO BÍBLICO: APENAS CINCO CONSELHOS PARA OS QUE CUIDAM DA IGREJA DE DEUS. Josimar Salum


APENAS CINCO CONSELHOS PARA OS QUE CUIDAM DA IGREJA DE DEUS. Josimar Salum


1 Timóteo‬ ‭3:1-5‬ ‭NVI

““ 1 - Esta afirmação é digna de confiança: Se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função. 


2 - Siga somente Jesus. Ele caminhará com você e você com os outros discípulos.


3 - não deve ser apegado ao vinho nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. 


4 - Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. 


5 - Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? ‭‭‬‬


A palavra bispo - grego “episcopos” aqui não é título, não é posição, não é cargo nem denota função exclusiva de um só homem. É uma função !


Quem são os bispos ? 


Atos‬ ‭20:17, 25, 28‬ ‭NVI‬‬

“17 - De Mileto, Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso. 


25 - “Agora sei que nenhum de vocês, entre os quais passei pregando o Reino, verá novamente a minha face. 


28 - Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.”

‭‭


1 Pedro‬ ‭5:4‬ 

“E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.”


Sumo pastor = grego “archipoimen” - Aparece na palavra arcebispo. Seria o “arcepastor”.


Dentre muitos que poderia listar aqui escolhi apenas cinco conselhos para os que devem cuidar da Igreja de Deus.


1 - TENHA CERTEZA QUE VOCÊ JÁ NASCEU DE NOVO.


Parece um absurdo ter que nomear o novo nascimento sendo algo tão óbvio. Mas isto é extremamente necessário. Muitos que pastoreiam a Igreja não são nascidos de novo. O homem de Deus para cuidar, para pastorear do rebanho de Deus tem que primeiro ser de Deus. 


1 João‬ ‭3:9-10‬ ‭NVI‬‬

“9 - Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus. 


10 - Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, tampouco quem não ama seu irmão.”


Judas‬ ‭1:4, 10-13‬ ‭NVI‬‬

““4 - Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. 


10 - Estes são ímpios, transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor. Todavia, esses tais difamam tudo o que não entendem; e as coisas que entendem por instinto, como animais irracionais, nessas mesmas coisas se corrompem. 


11 - Ai deles! Pois seguiram o caminho de Caim; buscando o lucro, caíram no erro de Balaão e foram destruídos na rebelião de Corá. 


12 - Esses homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si mesmos. São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz. 


13 - São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas.”


2 - SIGA SOMENTE A JESUS, ISTO É, QUE ELE ANDE COM VOCÊ E VOCÊ COM OUTROS DISCÍPULOS 


Seguir somente a Jesus não é segui-lo sozinho. 

Muitos pastores estão isolados e não tem comunhão nem relacionamento com outros pastores de Deus. Você não é um poste de rua nem a tua comunidade uma ilha. 


Salmos‬ ‭101:6-7‬ ‭ARC‬‬

“6 - Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. 


7 - O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.”

‭‭

Mateus‬ ‭4:18-20‬ ‭NVI‬‬

“18 - Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. 


19 - E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. 


20 - No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.”


Lucas‬ ‭9:23-24‬ ‭NVI‬‬

“23 - Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser seguir-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. 


24 - Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará.”


Lucas‬ ‭14:26-27, 33‬ ‭NVI‬‬

““26 - Se alguém vem a mim e ama seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. 


27 - E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo. 


33 - Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.”

‭‭

Marcos‬ ‭10:29-30‬ ‭NVI‬‬

“29 - Respondeu Jesus: “Digo a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, 


30 - deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.”

‭‭

3 - APRENDA DE JESUS E NÃO A RESPEITO DE JESUS


Embora seja importante estudar muito, muitos pregadores se tornam apenas papagaios que repetem o que outros disseram e pregadores dos livros que leram, até mesmo pregam os resultados das pesquisas que fizeram no Google. 


E temos que admitir que na nossa caminhada aprendemos coisas que nunca conferimos com Jesus, mas as aceitamos como algo sagrado e inquestionável. 


Arrepender é transformação da mente e mudar os pensamentos. Ainda hoje precisamos nos arrepender, porém de crenças, de doutrinas, de sofismas e de pensamentos que nunca foram ensinados por Jesus. 


A guerra espiritual maior e que mais afeta nossa vida, família e igreja é a que acontece dentro de nós.


2 Coríntios‬ ‭10:3-6‬ ‭NVI‬‬

“3 - Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. 


4 - As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. 


5 - Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. 


6 - E estaremos prontos para punir todo ato de desobediência, uma vez estando completa a obediência de vocês.”


Isaías‬ ‭55:7-11‬ ‭NVI‬‬

“7 - Que o ímpio abandone o seu caminho; e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão. 


8 - “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. 


9 - “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos; e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos. 


10 - Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, 


11 - assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.”

‭‭

Ser ensinado por Jesus levará muitos e muitos anos numa jornada sem fim e ter relacionamento com o Espírito Santo demandará todo o tempo de tua vida. 


É preciso aprender a comunhão constante com o Senhor o tempo todo que vai além de teus momentos devocionais e de teus horários de cultos.


João‬ ‭14:26‬ ‭NVI‬‬

“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse.”


Fará lembrar o que Jesus disse. Em primeira mão, então, é preciso ouvir o que Jesus disse.



Mateus‬ ‭28:19-20‬ ‭NVI‬‬

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.”


Obedecer a tudo o que Jesus ordenou, e não as nossas santas tradições e práticas. 


Jeremias‬ ‭23:18, 21-22, 25-29‬ ‭NVI‬‬

“18 - Mas qual deles esteve no conselho do Senhor para ver ou ouvir a sua palavra? Quem deu atenção e obedeceu à minha palavra? 


21 - Não enviei esses profetas, mas eles foram correndo levar sua mensagem; não falei com eles, mas eles profetizaram. 


22 - Mas, se eles tivessem comparecido ao meu conselho, anunciariam as minhas palavras ao meu povo e teriam feito com que se convertessem do seu mau procedimento e das suas obras más. 


“25 - Ouvi o que dizem os profetas, que profetizam mentiras em meu nome, dizendo: ‘Tive um sonho! Tive um sonho!’ 


26 - Até quando os profetas continuarão a profetizar mentiras e as ilusões de suas próprias mentes? 


27 - Eles imaginam que os sonhos que contam uns aos outros farão o povo esquecer o meu nome, assim como os seus antepassados esqueceram o meu nome por causa de Baal. 


28 - O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha a ver com o trigo?”, pergunta o Senhor. 


29 - “Não é a minha palavra como o fogo”, pergunta o Senhor, “e como um martelo que despedaça a rocha?”


‭‭

4 - PREGUE E ENSINE SOMENTE O QUE VOCÊ VIVE. SE NÃO VIVER NÃO PREGUE NEM ENSINE.


Alguém poderá dizer: “Então não irei pregar nem ensinar muito.” Mas é isto mesmo: Somente pregue e ensine o que você vive e obedece.” É preferível pregar 10 minutos do que você vive do que uma hora de hipocrisias.


Se não tem uma mensagem da parte de Deus, leia a Bíblia para o povo, qualquer texto, mas não abra tua boca para pregar o que você não vive. Não introduza na igreja um espírito de hipocrisia. 


O falso profeta não é aquele que simplesmente prega ou profetiza mentiras. Para Jesus o falso profeta é quem não vive o que prega. 



Mateus‬ ‭7:15-20‬ ‭NVI‬‬

““15 - Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. 


16 - Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? 


17 - Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. 


18 - A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. 


19 - Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. 


20 - Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!”

E numa era em que as igrejas se tornaram laboratórios de experiências, onde o Evangelho foi trocado pelo coaching e as pregações se tornaram motivacionais, urge-se uma geração de profetas de Deus que tenham o fogo do Espírito queimando seus ossos para proclamarem somente a Palavra de Deus


2 Timóteo‬ ‭4:1-5‬ ‭NVI

“1 - Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: 


2 - Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. 


3 - Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. 


4 - Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. 


5 - Você, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.” ‬‬


5 - AME SOBRETUDO A JESUS, A TUA FAMÍLIA E A IGREJA E TEU CORAÇÃO NÃO SERÁ INFIEL NEM A JESUS, NEM A IGREJA E NEM A FAMÍLIA. 


De fato, o conselho deveria ser: AME SOMENTE A JESUS - Isso será visível através do amor à esposa, aos filhos, aos parentes, aos amigos, aos irmãos, aos vizinhos, às nações e aos inimigos!


Para Jesus quem veio senão para matar, roubar e destruir não é o diabo. É o líder mercenário que não ama o rebanho. 


João‬ ‭10:1-2, 6-8, 10-13‬ ‭NVI‬‬

““1- Eu asseguro a vocês que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 


2 - Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 


6 - Jesus usou essa comparação, mas eles não compreenderam o que lhes estava falando. 


7 - Então Jesus afirmou de novo: “Digo a verdade: Eu sou a porta das ovelhas. 


8 - Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. 


10 - O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente. 


11 - “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 


12 - O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa. 


13 - Ele foge porque é assalariado e não se importa com (não ama) as ovelhas.”

‭‭

‭‭1 Pedro‬ ‭5:1-4‬ ‭NVI‬‬

“1 - Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo como alguém que participará da glória a ser revelada: 


2 - pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. 


3 - Não ajam como dominadores dos que foram confiados a vocês, mas como exemplos para o rebanho. 


4 - Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.”


1 Pedro‬ ‭3:7‬ ‭NVI

“Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.”

‬‬

CONCLUSÃO 


João‬ ‭21:15-17‬ ‭NVI‬‬

“15 - Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”. 


16 - Novamente Jesus disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Pastoreie as minhas ovelhas”. 


17 - Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama?” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.”

‭‭

#ASONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário