quinta-feira, 7 de março de 2019

Qual é o equilíbrio entre a intimidade e o conhecimento? Josimar Salum


Qual é o equilíbrio entre a intimidade e o conhecimento? 
Josimar Salum

Alguém muito especial me perguntou hoje à noite: "Qual o equilíbrio entre a intimidade e o conhecimento?"

Perguntei: Em que contexto, no casamento? Na relação com Jesus? Com amigos? Ele respondeu: Na questão teológica, melhor, na relação com Jesus.

No grego "conhecimento - gnosko"  do verbo em "conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará" signfica exatamente conhecer intimamente. 

Quando a Bíblia diz que fulano conheceu a sua mulher, tem a ver com intimidade. 

Hoje o conhecimento é uma imfluência grega, não vem da influência do pensamento hebreu. Somente vem do pensamento grego. Conhecimento vem apenas de uma atividade intelectual e esta atividade está embrenhada na igreja. Por isto que se estuda, estuda, fala, fala, mas ninguém age ou faz nada. Temos que fazer discípulos, evangelizar, mas domingo após domingo ninguém faz discipulos porque sabe se lá se a maioria destes crentes que ouvem estas mensagens são apenas membros da igreja, mas não são discípulos. 

Fala-se muito, conhece-se demais, mas sem intimidade. 

Eu conheci a intimidade com Jesus desde que era bem novo, nos primeiros anos da minha adolescência. Nas idas no final da tarde para meio da ponte muitas vezes para falar com Jesus. Fazer perguntas, indagaçoes. 

Por anos não tive nenhuma resposta que pudesse identificar. Mas estava lá! Muitas e muitas vezes.

Hoje eu sei que Jesus estava lá. Silencioso. Mas estava lá. Ele estava naquele tronco de goiabeira caido à beira do Rio Pomba onde me sentava e "fingia" conversar com Ele. 

E depois destes anos, mesmo antes, minha sede de conhecimento intelectual me levou a estudar demais, ler demais, buscar demais. mas não era conhecimento de Jesus nem intimidade com Ele. 

De fato, eu não tinha muito conhecimento antes, mas tinha muita intimidade e destes encontros até hoje brota de mim palavras tão abençoadas e revelações tão benditas que Ele havia comunicado a mim nos dias que vivi com Ele no meio da ponte e sentado no tronco da goiabeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário