sábado, 26 de novembro de 2016

Dr. Shedd morreu ou não morreu? Não, nem um nem outro, agora ele está apenas dormindo! Dr. Josimar Salum


Dr. Shedd morreu ou não morreu? Não, nem um nem outro, agora ele está apenas dormindo! Dr. Josimar Salum


Uma membro da família do Dr. Shedd acabou de informar que ele faleceu! 


Havia enviado uma mensagem para sua filha Cláudia na última quarta-feira. Ela simplesmente respondeu que ele não estava se sentindo bem!


Ontem, nesta sexta feira, Claudia me enviou esta mensagem! 


"Esperamos que Ele vá para Pai nos próximos dias. Se você ouvir que ele tinha falecido, foi um erro de publicação. Nesta hora, dia 25/11/2016, 16:40 H. ele permanece vivo!"


1:11 desta manhã de 26/11/2016, estava respondendo Claudia e ela me escreveu: "Meu pai, acabou de falecer!" 


Morreu, não morreu, não! DORMIU EM CRISTO! E O REI JÁ ESTÁ VINDO PARA ACORDÁ-LO, num abrir e fechar de olhos, como veio naquele dia para Lázaro num avant première do ÚLTIMO DIA! 


Russell Shedd foi e tem sido para mim mentor, inspiração, conselheiro, ajuda em questões que outros jamais poderiam me ouvir, menos ainda responder. Sempre, calmo, sereno, manso, respondia! E me animava! Não me julgava, ouvia! E fazia mais perguntas. Dizia: Continue estudando as Escrituras e pensando! E ainda continuo estudando, pensando. E orando!


Constantemente, sem cessar, me exortava a orar!  Posso ouvir agora em minha memória, sua voz, seu sotaque!


Eu conhecia sua literatura desde os 17 anos de idade. Conheci a ele pessoalmente em 1986 quando completava meu curso de Teologia pelo Seminário Bíblico Mineiro. Em um curso sobre Escatologia que nossa igreja Batista Príncipe da Paz hospedou em 1987. Nosso pastor Raul Lima Neto e nosso Reitor Paulo Emanuel Doro Pereira o trouxeram! E poder "trovejar" sobre ele  minhas perguntas e "milhões" de indagações, questões e conclusões "absurdas e tão contraditórias a tudo quando se cria na época foi um "blast" para minha mente sedente! Encontrei um professor que respeitava a gente, nunca desdenhava, com sobriedade e ternura me respondia! Sempre! E ouvi dele muitas vezes: "Isto eu não sei!"


Quando o levamos em nossa igreja em Holden, Massachusetts, na Nova Inglaterra, 25 anos depois, eu, afoitamente qual pastor-criança que quer mostrar seus membros seu professor de de muitos anos, de quem se "orgulha" demais, disse inocentemente, ao apresentá-lo: "Não conheço - e não conhecia mesmo - nenhum homem de Deus que tenha influenciado direta ou indiretamente a igreja no Brasil mais que Dr. Russell SHEDD."


Ele caminhou lentamente, tomou  o microfone, e disse cheio de amor: 


"Prezados irmãos e irmãs" - e disse algumas palavras de agradecimento pela alegria e privilégio de ter sido convidado para estar ali, e seguiu - "Se vou receber algum galardão na eternidade, eu acho que só de ouvir estas palavras tão generosas do pastor Josimar Salum, perdi todos eles." E rimos demais! Ele, serenamente, como se nada ruim ou bom tivesse sido falado, nos conduziu em oração e começou a nos ensinar as Escrituras.


Numa outra ocasião, nós o trouxemos para um congresso realizado pelo BMNET - Rede de Ministros Brasileiros nos Estados Unidos - poucos anos antes de 2010 , em Framingham. Quando o buscamos com sua amada Irmã Patrícia na casa de sua irmã, para que ficasse mais perto do local, ao fazer o check-in do casal no hotel ele se aproximou de mim e disse: 


"Meu irmão, não precisava disto tudo! Isto é muito para nós! Não precisava! Muito obrigado!"


E ao fazer o check-out após a conferência e quanto o entregamos um cheque de U$ 1000.00 ele admirado me disse: 


"Pastor Josimar, isto é muito, mas muito dinheiro. Não fique triste comigo, não posso aceitar. É que já tenho meu salário, todas as minhas necessidades e de Patrícia são pagas pela nossa organização de missões. E os irmãos vão precisar deste dinheiro para fazer a obra de Deus aqui nos Estados Unidos.l


Eu insisti! Ele então disse: 


"Está bem! Estamos indo para o Japão e queremos levar Bíblias para nossos irmãos! Vou usar este dinheiro para isto!"


Da última vez que estivemos com ele pessoalmente foi há três anos atrás no período da última eleição presidencial do Brasil em outro congresso do BMNET com o apoio do irmão Eliel Pinheiro da SEPAL e Pr. Marcone Correia, diretor da BOSTON THEOLOGICAL SCHOOL sobre escatologia. E foi a primeira vez que eu o ouvi publicamente falando sobre política. Ele disse que estava muito preocupado com o rumo que o Brasil estava caminhando e que se a Presidente Dilma fosse eleita e se seu partido continuasse presidindo o Brasil e levando-o para se tornar uma Venezuela, "o Brasil vai sofrer muito.", disse. Não falou sobre política, apenas profetizou! E proclamou ESPERANÇA! "Mas se orarmos para pedir a Deus direção para votar e se nos convertermos  Deus irá curar o Brasil que eu tanto amo. O Brasil vai se tornar um celeiro de missionários para todas as nações da Terra! Eu ouvi! Todos os presentes, ouviram! 


Dr. Shedd, vou sempre te chamar de amigo! Não ouve nem uma só vez sequer que ele não tenha me respondido uma pergunta, não tenha deixado de ler alfum texto que eu pedia para ele analisar antes de publicar, um e-mail, um telefonema, um pedido. 


Dr. Shedd, darei sempre glória somente a Deus por tua vida, exemplo, fidelidade, serviço, ensino!  


Eu estou ainda de olho neste Russell que imitou a Cristo! Imitou? Não, eles são tão parecidos! Russell é tão parecido com Jesus que se eu imitar a ele estarei imitando, sendo semelhante à Cristo. 


Irmãos, nosso irmão Shedd combateu o bom combate. Nosso pastor Shedd guardou a fé. Nosso doutor, era famoso, sim, mas nunca se tornou e nunca deixou-se ser feito ídolo está cruzando a linha de chegada com Adão, Abraão, Paulo e João. 


Dr. Shedd, nesta velha criação, apenas findou a carreira! Fiel, como começou! E já entrou na Nova Criação, e com cada um dos que seguirmos juntos, somente pela Graça, fielmente o mesmo Cristo! Graça nao é detalhe! É tudo!


Ah!! Como anelo fazer o mesmo, ajuda-me Espírito, a combater o bom combate, guardar a fé, terminar a carreira com a mesma alegria, gozo e humildade como Teu amigo! Conforte irmã Patrícia, Senhor, e todos os seus filhos e filhas, todas as suas gerações!


Pela fé ofereceu Shedd a Deus um sacrifício superior ao de Caim. 


E não foi cordeiro, foi sua própria vida! Apontando para Jesus, único Salvador, Senhor e Cristo, este que todos nós, como Caim matamos.


Pela fé Shedd foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé Shedd ainda fala. E vai continuar falando. E quanto a mim, quero continuar não somente ouvindo, mas lendo e vendo e obedecendo, como ele, somente a Cristo!


SOLOS CHRISTUS! EM CISNEIROS, MINAS GERAIS, NO BRASIL, NOS ESTADOS UNIDOS E EM TODO MUNDO! 


"Ascolta ora! Veloce! Si! Padres, pastores, teologi!  Papà! Apostolo! Sacerdote ebraico! Cattolici, riformisti, tutto cristian i tutto Brutus! E quelli che sono solo figli di Dio e discepoli di Cristo! Un solus! Solus Chistus! רק ישוע המשיח!" Josimar Salum


Nestes dias em CISNEIROS, MG, Brasil!





4 comentários:

  1. Lindo, a Deus seja a Glória Eternemente, Amém.

    ResponderExcluir
  2. Palavras sábias e justas, com tamanha abundância, a respeito do meu querido professor de mestrado na Faculdade Batista de São Paulo , só poderiam ser escritas pelo Pr Josimar Salum. Lembro-me do Dr Shedd lanchando conosco aqui em casa, sua simplicidade e profundidade.
    Descanse em paz, servo amado de |Jesus. Entre no gozo do seu Senhor.
    Pr Josimar. Deixei uma mensagem para você inbox.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Homem de Deus!
    O que mais posso dizer!
    Glorificar ao ETERNO pela vida desse homem!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto que inspira à reflexão. Tive o prazer de conhecer pessoalmente o Dr.Russell Shedd este ano de 2016 em Londrina e realmente comprovar sua simplicidade ao lidar com muitas das questões relatadas no texto. Minha bíblia de estudo têm sido a Bíblia SHEDD que tem as notas de estudo editadas por Shedd.

    ResponderExcluir