quarta-feira, 6 de julho de 2016

Uma perspectiva missionária para reflexão.

Uma perspectiva missionária para reflexão.


Sim! Os discípulos de Jesus pregam o Evangelho, fazem discípulos. Não plantamos florestas. "Plantamos árvores que formam florestas." Não plantamos igrejas! Fazemos discípulos. 

A ideia principal é que nem Jesus e nem Paulo usaram o termo Igreja para dizer que "anunciaram as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a maravilhosa Luz." Não é a igreja que é enviada, são discípulos. Não é a igreja que evangeliza, são os discípulos. Não é a igreja que faz discípulos. Não são os pastores que fazem discípulos. São discípulos que fazem discípulos de Jesus.

E o entrave principal da obra missionária é o evangelho que se prega. 

Viajei por muitos países e tive e tenho  contato com muitos missionários . As mesmas mazelas que encontramos no Brasil e nos Estados Unidos, por exemplo, como divisão entre igrejas, competição entre pastores, as mesmas questões teológicas, dogmas, usos e costumes, legalismo,?enfim, todo este "evangelho reducionista" esta espalhado por todas estas nações.

Jesus disse que o Evangelho do Reino seria pregado em todas as nações. Outro evangelho tem sido pregado! 

Por isto mais de 90% dos crentes não fazem discípulos. Por isto, não há fervor missionário. Por isto a obra está inacabada. O problema não são as pessoas, é o ensino e a mensagem que estão equivocadas.

A estrutura é clerical e o clero está interessado em sua maior parte no status quo da igreja. Daí os modelos e sistemas tomarem conta para manter a estrutura. Modelos, G-12, igreja com propósitos, células, movimentos, organizações, etc. 

A igreja é o enfoque e não o Reino. O que se busca a todo o custo não é nem o crescimento da Igreja, mas das igrejas e estas competem entre si. Não se faz discípulos de Jesus, mas membros de igrejas. Enquanto a mensagem não vir a ser o Evangelho que Jesus, os apóstolos e Paulo pregaram continuaremos nesta mesmice centenária de omissão, negligência e apatia missionárias.

Tenho dito! Socorro, Senhor!

JSalum

Nenhum comentário:

Postar um comentário