quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Morre aos 101 anos Enéas Tognini, um dos pioneiros do Movimento de Renovação Espiritual.

Faleceu na manhã desta quarta-feira (9 de setembro de 2015), o Reverendo Enéas Tognini, fundador da Igreja Batista do Povo e do Seminário Teológico Batista Nacional, aos 101 anos de idade, em São Paulo (SP).

De acordo com o Pr. Jonas Neves, atual líder da Igreja Batista do Povo, Tognini foi um dos maiores responsáveis pelo movimento de renovação espiritual da Igreja Evangélica Brasileira e pela criação da Convenção Batista Nacional.
Filho de imigrantes italianos e nascido em 20 de abril de 1914, no município de Avaré, SP, Tognini formou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro.
Sua influência estendeu-se sobre líderes não apenas da Igreja Batista, mas de diversas outras denominações evangélicas. Na década de 1960, Tognini foi um dos grandes líderes do avivamento espiritual, que destacava verdades muitas vezes perdidas entre os protestantes tradicionais, como o batismo no Espírito Santo e dons sobrenaturais do Espírito Santo. (Fonte Julio Severo)
HOMENAGEM AOS 100 ANOS DO PR. ENÉAS TOGNINI 

A história de vida do nosso querido pastor Enéas Tognini se confunde com a história da propagação do Evangelho no Brasil. Não há como negar, nosso "menino" de 100 anos ultrapassou as fronteiras do tradicionalismo em busca do infinitamente mais que Deus promete àqueles que O buscam de todo coração, de todo entendimento e de toda a alma. 

No dia 07 de fevereiro de 2014, a Igreja Batista do Povo abriu as comemorações do centenário do pastor Enéas com uma linda homenagem organizada pela CBN, repleta de honrarias pastorais de todo o Brasil e de várias denominações.

O pastor Edmilson Vila Nova, presidente da Convenção Batista Nacional, afirmou: "Pastor Enéas Tognini marcou o evangelho no Brasil levando a mensagem de renovação espiritual". A CBN homenageou o pastor Enéas com uma placa comemorativa. 

Até o governador Geraldo Alckmin enviou uma carta parabenizando os 100 anos de vida de nosso pastor e reconhecendo o grande trabalho de evangelização que ele desencadeou no Brasil. 
Todos os pastores e líderes presentes na noite do dia 07 de fevereiro tinham uma experiência pessoal para contar a respeito do pastor Enéas. 

"Quando eu nasci o pastor Enéas já era ministro do Evangelho há 14 anos", relembrou o pastor Jonas Neves e complementou: "Minha gratidão por sempre ter honrado a mim, a minha família e ao meu ministério".

Em uma entrevista a IBTV, o pastor Enéas disse que a chave para a liderança é também ser submisso, e quanto a isso ele não teve problema algum em ser pastoreado pelo pastor Jonas, que é pastor titular da Igreja Batista do Povo há 14 anos. 

Outro homem de Deus que também tem histórias para contar sobre o pastor Enéas é o pastor Marcio Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte-MG: "Pastor Enéas celebrou o casamento dos meus pais e no início de Lagoinha, ele sempre ia fazer Séries de Conferências lá". 

O diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Rudi Zimmer, revelou que num momento difícil de sua vida, o pastor Enéas o ajudou: "Foi o pastor Enéas quem me ajudou a recomeçar após eu perder minha primeira mulher para o câncer". E disse que durante muito tempo, nosso querido pastor, que é presidente de honra da SBB, ia ao escritório dele todo mês apenas para terem um momento de oração juntos. 

Outro pastor que fez questão de frisar a representatividade do pastor Enéas no Brasil foi Claudio Eli, ex-presidente da CBN e pastor titular da Igreja Batista do Povo em São José dos Campos: "Um gigante na evangelização e um guerreiro na oração" e destacou que o pastor Enéas nunca buscou luxo nem dinheiro e não mercantilizou a fé. 

A simplicidade de vida do pastor Enéas inspirou a muitos, e isso foi o que a pastora Luciana, representante da União Feminina Batista Nacional fez questão de testemunhas: "Eu aprendi a simplicidade de servir com o pastor Enéas Tognini".

Chegar aos 100 anos com a vitalidade do nosso "menino", como carinhosamente o pastor Jonas o chama, não é para qualquer um, mas como o pastor Enéas é generoso, ele revela o segredo: "Pedi a Deus para me dar uma mente lúcida até o fim dos meus dias". E, assim, Deus está honrando seu servo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário