terça-feira, 29 de janeiro de 2019

OS RISCOS EXISTEM NA REPRESA DA BRAÚNA! A SOLUÇÃO: UM PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA - PAE!

Ex-Prefeito Walter Titonelli em Dezembro de 2015 - Num encontro na represa. Reunião sem nenhum resultado prático para a população de Cisneiros, Itapirussu e região

Senhor Prefeito Vinicius Finamore, excelente iniciativa em acionar a direção da empresa BrookField em Juiz de Fora sobre a questão da Represa do Braúna. Porem, aqui segue o que é necessário ser feito: O PAE - Plano de Ação de Emergência já deveria ter sido elaborado e colocado em ação há anos. 


 Segundo informações de autoridades, a represa não poderia ter entrado em funcionamento sem a elaboração e a contínua execução do plano. Cabe ao prefeito de Palma , e talvez o prefeito de Pádua e de outros municípios localizados abaixo da represa juntamente com as autoridades da Defesa Civil prepararem o plano. 

A população, especialmente dos distritos de Cisneiros e Itapirussu devem se interessar por este assunto com muita atenção. 

Não há riscos de rompimento da barragem por excesso de chuvas, porém qualquer empreendimento destes traz consigo algum risco. Por isto estamos falando da necessidade de um plano como este. Não se falou em nenhum momento sobre um eventual "estouro" da represa. 

Mas em caso de emergência, como as populações serão protegidas? 

Que tipo de comunicação imediata deve ser deflagrado em caso de algum acidente? 

Que plano de evacuação imediata já foi colocado em prática. Um plano como este e sua execução deve ficar em alguns milhões de reais. Quem vai pagar? 

Que ajuda a empresa vai dar na elaboração e execução deste plano? 

Não é simplesmente atribuir a responsabilidade aos municípios. 

Quem tem autoridade para liderar este assunto? 

Esperávamos que o Prefeito Walter Titonelli pudesse ter providenciado este plano até Junho de 2016 como publicamos na época. São mais de dois anos e nada foi feito. 

É PRECISO QUE SEJA IMPLEMENTADO O PAE - PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA e a BrookField sabe muito bem do que se trata. Só isto!

Sem isto, tudo fica no discurso sem ação. 

Josimar Salum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário