terça-feira, 8 de março de 2016

Carta aos irmãos no Brasil - Março 2016

I

Nova Inglaterra, 8/3/2016

Carta aos meus amigos e irmãos no Brasil;

Amado, amada:

Submeto este texto com sinceridade e em humildade!

Estou recebendo uma enxurrada de palavras de juízo e profecias de tragédia e desgraça sobre o Brasil. Nestes dias observo também muitas convocações de jejum de todo o lado. 

Penso que há uma enorme confusão de entendimento:

1 - sobre a Igreja - a Noiva de Cristo que é santa, pura, imaculada e perfeita por causa da Justiça pelo Seu Sangue e a igreja institucional que é composta de membros e não necessariamente de santos.

2 - entre a Igreja e o Reino. 

A Igreja não se intromete em assuntos da nação e da sociedade. Como rebanho somos e vivemos exclusivamente para o Pastor e Noivo e sendo irmãos edificamos uns aos outros em Igreja, dois ou três reunidos no Seu Nome! Parece um exagero dizer, mas a Igreja só é Igreja neste mundo se está "em reunião, em assembléia".

Embora a Igreja seja a assembléia dos discípulos, como discípulos somos luz do mundo e o sal da terra. E como discípulos estamos indo sempre e em todos os seguimentos da sociedade fazemos discípulos para Jesus. É como discípulos que em todas as áreas de influência da sociedade exercemos a "influência" do Reino através de nosso testemunho e ações de Justiça. A Igreja não é sal da terra, o discípulo de Jesus é. E os discípulos não "trabalham" para a Igreja, mas para o Reino. A Igreja é a assembléia do Reino, mas não é o Reino e não é deste mundo. A grande mudança que podemos promover na nação é através de nossa própria vida onde quer que estejamos. É preciso orar, mas é preciso muito mais de converter.

É preciso entender esta relação e distinção clara que Jesus e os apóstolos fizeram entre a Igreja e o Reino.

Que a Igreja precisa se arrepender é muito claro em Apocalipse 2 & 3 onde Jesus chama a Igreja ao arrependimento. Mas dentro da "igreja" no Brasil é o ímpio, o falso irmão, o falso profeta, o falso pastor, o falso apóstolo, o falso evangelista que precisa arrepender-se seriamente, mesmo porque eles não são a Igreja. 

Quem é nascido de novo não vive na prática do pecado (I João 3). É preciso esclarecer que o irmão humilde que anda em santidade não tem nada a ver com a corrupção dos grandes e a transgressão da igreja institucional. 

Este "negócio" da Noiva pura, santa, imaculada arrepender de seus pecados não tem embasamento nas Escrituras, porque se vive em pureza, por que  arrepender-se? Entenda bem o que quero dizer. Se não agimos em pureza precisamos confessar nossos pecados, andar em novidade de vida. Quem arrepende é o indivíduo, que se converte ao Senhor, porque a Noiva é santa, quem a santificou é o Noivo, Jesus, com o sangue que derramou; a obra da redenção está consumada. Para ser a Noiva tem que ser puro!

O Brasil está perdido porque nós evangélicos, católicos, pentecostais e protestantes estamos perdidos. Mas há um remanescente fiel. 

Sim, em dias de aflição e juízo sofrem o justo e o ímpio igualmente, numa calamidade natural casas de salvos e não salvos são destruídas igualmente. (Ezequiel 21) Mas o Senhor conhece aqueles que são fiéis. Não adianta pastores e profetas se incluírem na transgressão da igreja se são fiéis ao Senhor. Os fiéis intercedem pelo os que não são fiéis.

O maior juízo e todo juízo começa na casa de Deus é consequência de entristecer ao Espírito, resistir ao Espírito e apagar o Espírito de Deus. E quem tem feito isto somos nós os evangélicos, católicos, protestantes e similares.

"Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao Evangelho de Deus?" (I Pe. 4:7)

Sem nenhuma intenção de ser profeta e entregar uma profecia, voltemos para a Palavra, muito simples e clara. Quer um país abençoado, habitável e próspero verdadeiramente? 

"Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados. 

Todavia, me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos; como um povo que pratica a justiça e não deixa o direito do seu Deus, perguntam-me pelos direitos da justiça, têm prazer em se chegar a Deus, dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos a nossa alma, e tu o não sabes? 

Eis que, no dia em que jejuais, achais o vosso próprio contentamento e requereis todo o vosso trabalho. 

Eis que, para contendas e debates, jejuais e para dardes punhadas impiamente; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto. Seria este o jejum que eu escolheria: que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco grosseiro e cinza? 

Chamarias tu a isso jejum e dia aprazível ao Senhor?

Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo, e que deixes livres os quebrantados, e que despedaces todo o jugo? 

Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto e recolhas em casa os pobres desterrados? E, vendo o nu, o cubras e não te escondas daquele que é da tua carne? LEIA MATEUS 25

Então, romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. 

Então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui; acontecerá isso se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade; e, se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. 

E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam. 

E os que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados; e levantarás os fundamentos de geração em geração, e chamar-te-ão reparador das roturas PARA QUE O PAÍS SE TORNE HABITÁVEL. Isaías 58:1-12

O povo do Senhor neste texto é Israel, uma nação de reis e sacerdotes. Esta é a mensagem para os reis e sacerdotes, discípulos. E quanto à Igreja deixe a Igreja ser a Igreja, pois a Igreja, a Noiva não é a instituição!

Josimar Salum
Josimar.salum@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário