quinta-feira, 14 de maio de 2015

Primeiro Amor


Por Filipe Gouvea 

(Apocalipse 2: 1-5)

1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: 

2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;

3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.

4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.

5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.

 

Muitos cristãos ao lerem essa passagem se perguntam- “O que seria o primeiro amor?” 


A resposta certa, mesmo que difusa e informal, é que seu relacionamento com Jesus deixou de ter “graça”. 


Aquilo que um dia era feito com prazer e deleito hoje não passa de mera obrigação religiosa. 


Aquele que um dia virava noites vasculhando a Palavra querendo conhecer mais o Deus que entrou em sua vida passou a achar cansativo e desanimador a leitura diária das sagradas escrituras. 


É simples. E triste. É o fogo que um dia brilhou, mas infelizmente não brilha mais.


O salmista se expressa muito bem ao pedir aDeus que restaure a “alegria de sua salvação”, aquilo que lhe-dava um sentimento de pertencimento e dava vida à graça que lhe-foi concedido. 


Só podemos recuperar essa alegria ao dar conta que não foi Deus que mudou, (pois Jesus permanece o mesmo ontem, hojee para sempre) mas fomos s que deixamos de nos preocupar com como Ele esta se sentindo, esquecemo-nos de dar boa noite aele e não desabafamos com Elmais a respeito das nuanças que aconteceram ao longo do nosso dia; como uma chuva imprevista ou um café derramado. 


Passamos tanto tempo nesse mundo corrupto e frio que a iniquidade ao nosso redor nos torna insensível.


Perdemos a capacidade de chorar, e por consequência não conseguimos mais nos alegrar. 


O motivo? Aquilo que um dia nos deu sentido e um proposito maior hoje aparenta estar distante e inalcançável.

  

A cura infalível para essa condição espiritual também esta presente na passagem acima quando Jesus, em sua infinita sabedoria, nos diz que tudo que podemos fazer para mudar a nossa condição é lembrar onde caímos, nos arrepender e voltar á praticar as primeiras obras. Isso significa voltar as leituras bíblicas não por cota diária e sim por prazer.


Significa que a nossa oração não pode mais ser superficial ao ponto de só pedir que Ele nos abençoe e que nos guarde enquanto dormimos. 


Significa que falamos de Jesus pra todos que passarem por nos e que continuaremos amando eles quando jogarem pedras na gente. 


Saberá que recuperou esse amor quando em toda criança, toda rosa, e ironicamente todo espinho, estejamos apaixonados com Ele novamente ao ponto de ver seu rosto em todas estas coisas...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário